Buscar

prova fundamentos da agropecuaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Um bom gestor e administrador de empresa, seja ela rural ou não, deve desenvolver certas competências e habilidades, Katz (1974) classifica as habilidades gerenciais em três tipos básicos denominados: técnicas, humanas e conceituais. Estas habilidades podem variar conforme o nível hierárquico do administrador na organização. Sendo que quanto maior o nível hierárquico, maior será a cobrança para que o administrador domine estas três habilidades. Descreva essas habilidades essenciais a um bom administrador.
FONTE: KATZ, R. L. Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, n. 52, set/out, 1974, p. 90-102.
	Resposta Esperada:
A habilidade técnica compreende o entendimento e o bom desenvolvimento de certa atividade dentro da empresa, desse modo, essa habilidade está ligada à realização de tarefas e está intimamente posicionada junto à profissão do indivíduo seja ela qual for.
A habilidade humana é definida como a capacidade de trabalhar com outras pessoas e construir cooperativamente um esforço do grupo que lidera. É entender como as pessoas se comportam e ajudá-las, no dia a dia, a conseguirem o máximo de si.
Habilidade conceitual é conhecida como a capacidade de enxergar a organização como um todo e ter visão sistêmica dentro de suas funções.
	2.
	Com a necessidade constante por maior produção devido, principalmente, à demanda gerada pelo aumento populacional, o produtor rural cada vez mais se vê na obrigação de usar ferramentas tecnológicas não só na produção em si, mas também na gestão de seu empreendimento. Desta maneira, o produtor, por menor que seja, precisa ter em mãos informações consistentes sobre o seu cenário econômico, verificando assim a possibilidade de fazer ou não certos investimentos necessários para a continuidade da sua produção de forma economicamente sustentável. A partir deste contexto, disserte sobre a importância da contabilidade no meio rural.
	Resposta Esperada:
A contabilidade no meio rural em comparação aos negócios urbanos encontra-se muito além do ideal, este efeito pode ser explicado pela resistência de alguns produtores, que não se sentem confortáveis com as mudanças e as enxergam como ameaças ao seu negócio, ou então como forma de "tirar dinheiro". No entanto, como qualquer outra atividade econômica, a empresa rural precisa de planejamento e gestão para tornar eficiente seu processo, sendo que conhecimentos administrativos são indispensáveis para isso. A contabilidade rural pode ajudar o produtor na tomada de decisões, podendo evidentemente ser usada como ferramenta de gestão do processo produtivo à melhoria dos resultados econômicos. Dentro da contabilidade encontra-se o controle e o planejamento. O controle é basicamente a organização, em que se analisa o planejado, a execução e os resultados alcançados; já o planejamento são ações e modos para alcance dos resultados.

Outros materiais