Buscar

1901-2-TST-2-ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE

Prévia do material em texto

Usuário
	 
	Curso
	1901-ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE 
	Teste
	Teste 2 
	Iniciado
	05/03/19 19:45 
	Enviado
	05/03/19 19:57 
	Data de vencimento
	03/06/19 23:59 
	Status
	Completada 
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos   
	Tempo decorrido
	12 minutos 
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários 
· Pergunta 1 
2 em 2 pontos
	
	
	
	Segundo a Funai (2015):
[...]aproximadamente 8% das 426 terras indígenas tradicionalmente ocupadas já regularizadas, inclusive algumas com presença de índios isolados e de recente contato, não se encontram na posse plena das comunidades indígenas, o que também impõe desafios a diversos órgãos do Governo Federal para a efetivação dos direitos territoriais indígenas, para que se proteja devidamente esse singular patrimônio do Brasil e da humanidade.
Fonte: FUNAI. Terras indígenas: o que é? Disponível em: < http://www.funai.gov.br/index.php/nossas-acoes/demarcacao-de-terras-indigenas?start=2#>. Acesso em 15 Ago. 2015.
Com base no texto e no gráfico, considere as assertivas a seguir:
I. A minoria das terras indígenas no Brasil é declaradas e delimitada;
II. As terras regularizadas e delimitadas são as terras onde está estabelecido o pertencimento aos indígenas e suas áreas;
III. Só pode ser considerada terra indígena a terra que está em estudo.
Sobre a situação das terras indígenas no Brasil é correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
Apenas a alternativa II.
	Respostas: 
	a. 
Apenas as alternativas I e II.
	
	b. 
Apenas as alternativas I e III.
	
	c. 
Apenas a alternativa II.
	
	d. 
Apenas a alternativa III.
	Feedback da resposta: 
	A alternativa correta é a “c”. A maioria das terras indígenas está regularizada. A demarcação e homologação das terras indígenas causará outros problemas, pois em muitas dessas terras existem ocupações.
	
	
	
· Pergunta 2 
2 em 2 pontos
	
	
	
	O Brasil é um país imenso, com diversidades muito grandes e múltiplas. Mesmo assim, é possível pensar em uma nação brasileira, pois ela é formada por pessoas vindas de muitas partes do mundo. Muitos desses estrangeiros sofrem um sério processo de discriminação, sendo os que mais sofrem os afrodescendentes. Sobre a discriminação dos afrodescendentes da população brasileira, é correto afirmar que:
I. O Brasil tem uma população de maioria branca, têm valores culturais impostos por afrodescendentes;
II. Os valores culturais dominantes na sociedade são os impostos pelos brancos, em detrimento a valores de outros grupos étnicos;
III. A diversidade brasileira, não corresponde à realidade. Somos um país com maioria indígena.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
A afirmativa II está correta.
	Respostas: 
	a. 
A afirmativa II está correta.
	
	b. 
As afirmativas I e II estão corretas.
	
	c. 
As afirmativas I e III estão corretas.
	
	d. 
Todas afirmativas estão corretas.
	Feedback da resposta: 
	A alternativa correta é a “a”. Os valores do branqueamento, imposto como padrão de beleza, fazem com que os afrodescendentes muitas vezes se recusem a assumir sua condição para assimilar os valores impostos como padrão de beleza, que é o cabelo loiro e liso.
	
	
	
· Pergunta 3 
2 em 2 pontos
	
	
	
	A ética nos chama a atenção para como estabelecemos nossas relações, sejam elas como uma forma virtual, violenta, bullying, ou com objetivos de possibilitar que as pessoas possam desenvolver um melhor convívio social.
Nada parece tão inocente como mostrar a realidade para as pessoas. Simplesmente jogamos na opinião pública aquilo que aconteceu deveras ou está acontecendo nalgum lugar. Não criamos a realidade. Simplesmente a divulgamos. Assim professam eticamente repórteres que ‘paparazzimente’ vivem à espreita de fatos chocantes para lança-los na publicidade. (LIBANIO, João Batista. A ética do cotidiano. São Paulo: Paulinas, 2015, p. 175).
A partir dessa análise se pode afirmar:
I. “não procede a afirmação de que todos direitos de informar por si mesmo é ético. A lógica mais simples sabe que toda afirmação universal se torna falsa desde que haja um só exemplo que a desdiga”(LIBANIO, João Batista. A ética do cotidiano. São Paulo: Paulinas, 2015, p. 176).
PORQUE
II. “As pessoas têm direito de estarem informadas. Não de tudo. Em princípio, esse direito se estende aos campos em que as pessoas se encontram diretamente envolvidas.” (LIBANIO, João Batista. A ética do cotidiano. São Paulo: Paulinas, 2015, p. 177).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
A asserção I e II buscam justificar uma fundamentação para o pensamento ético e o direito de informar, expressos no enunciado.
	Respostas: 
	a. 
As asserções I e II são proporções falsas, e a II não é justificativa da primeira, nem do enunciado.
	
	b. 
A asserção I é a única verdadeira, pois a II nada complementa do pensamento do enunciado.
	
	c. 
A asserção I e II buscam justificar uma fundamentação para o pensamento ético e o direito de informar, expressos no enunciado.
	
	d. 
A asserção II é a única verdadeira, pois justifica que estar informado é um direito das pessoas e logo é uma ideia altamente ética.
	Feedback da resposta: 
	A alternativa correta é a “c”. A ética não aceita o bullying, pelo contrário, ajuda as pessoas a não agirem desse modo, nem mesmo reprime a violência. O que a ética faz é levar as pessoas a um entendimento de que se pode viver bem e em processo de constante busca de melhorias.
	
	
	
· Pergunta 4 
2 em 2 pontos
	
	
	
	Ao admitirmos a violência como uma ação que o ser humano pratica e sempre praticou, podemos dizer que ela é uma forma de ser socialmente e que se deve e pode remediar, mas é impossível de ser extinta.
Quando se trata de direitos humanos a violência abrange todos os atos de violação dos direitos: civis (liberdade, privacidade, proteção igualitária); sociais (saúde, educação, segurança, habitação); econômicos (emprego e salário); culturais (manifestação da diversidade cultural) e políticos (participação política, voto, associações). COSTA, Ileno Izídio da apud Conselho Federal de Psicologia. Violência e políticas públicas são debatidas em seminário do CRP Goiás. Disponível em: < http://site.cfp.org.br/violencia-e-politicas-publicas-sao-debatidas-em-seminario-do-crp-goias/>. Acesso em 11/01/2016.
Considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A violência é uma ação do ser humano, pois se faz presente em todas as circunstâncias da vida em sociedade, mas isso não significa sua aceitação;
II. A violência não poderá ser jamais aceita pela sociedade, embora ajude no convívio social, pois é a certeza eu uns são melhores do que os outros;
III. A violência é uma atitude ética praticada pelo ser humano, pois é normal, sempre existiu e sempre existira.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
É correta apenas a afirmação I.
	Respostas: 
	a. 
É correta apenas a afirmação I.
	
	b. 
É correta apenas a afirmação II.
	
	c. 
É correta apenas a afirmação III.
	
	d. 
É correta apenas as afirmações I e III.
	Feedback da resposta: 
	A alternativa correta é a “a”. A sociedade nunca aceitou a violência como algo “normal”, é preciso sempre buscar formas de se fazer com que ela seja diminuída, reprimida e, eticamente, não há como justificar qualquer forma de violência.
	
	
	
· Pergunta 5 
2 em 2 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o texto a seguir:
Nenhum povo que passasse por isso como sua rotina de vida, através de séculos, sairia dela sem ficar marcado visivelmente. Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais eterna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente insensível e brutal que também somos [...] A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz do torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. Ela é que incandesce, ainda hoje, em tantaautoridade brasileira predisposta a torturar, seviciar e machucar os pobres que lhes caem às mãos. Ela, porém, provocando crescente indignação nos dará forças, amanhã, par conter os possessos e criar aqui uma sociedade solidária. (RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, IN: Dimenstein, 2008. p. 56).
Com relação à forma como o povo brasileiro se constituiu, segundo Darcy Ribeiro, avalie as afirmações seguintes:
I. Não carregamos marcas da forma como nossa história foi se estruturando socialmente;
II. A forma como o Brasil se tornou uma nação fez com que se trouxessem marcas históricas e que continuam a vigorar até hoje;
III. Muitas pessoas que vieram para o Brasil aqui sofreram pelas mãos dos colonizadores, as mais bárbaras situações, que deixaram marcas na população.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
Apenas as alternativas II e III.
	Respostas: 
	a. 
Apenas a alternativa I.
	
	b. 
Apenas a alternativa II.
	
	c. 
Apenas as alternativas II e III.
	
	d. 
Apenas as alternativas I, II e III.
	Feedback da resposta: 
	A alternativa correta é a “c”. O próprio texto afirma que carregamos marcas históricas na forma como nos desenvolvemos e que é impossível que isso não ocorra, pelo modo como a realidade foi descrita por Darcy Ribeiro.