Buscar

APS GESTÃO EM ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS GESTÃO EM ENFERMAGEM
Professora: Gisele Costa
Aluna: Valeria Nunes dos Santos
Matrícula: 2020107380
Caso 1: Você é enfermeiro(a) de uma unidade básica de saúde e percebe que as gestantes não estão participando das consultas de pré-natal. Você deve atingir a meta de seis consultas por gestação no mínimo e precisa reverter o quadro atual. 
a) Categorize o caso no processo de trabalho predominante; 
Resposta: Processo de trabalho predominante é o “Administrar” para promover um cuidado eficiente, com planejamento, tomada de decisão, supervisão com a finalidade de Assistência em Enfermagem... “Assistir”
b) Enumere motivos de ausências s consultas de pré-natal (pesquisar em literatura cientifica) 
Resposta: Através de pesquisas científicas as principais causas do absenteísmo são: Fatores socioeconômicos; Dificuldades para chegar ao Posto de Saúde; Ausência de Acompanhantes; Falta de escolaridade, Gestantes Solteiras e Multíparas.
c) Elabore uma estratégia para atrair e manter as gestantes no pré-natal 
Resposta: Integração de Programas Gestacionais; Bisca de Gestantes sem Atendimento Pré Natal, Orientação sobre Planejamento Familiar e Importância do Pré Natal.
Caso 2. Você é enfermeiro(a) de uma unidade de internação de 25 leitos, a referida unidade foi inaugurada hoje e já há 20 leitos ocupados. Você precisa fazer a sistematização da assistência de enfermagem para todos eles. 
a) Categorize o caso no processo de trabalho predominante 
Resposta: Processo de Trabalho predominante é “Administrar”.
b) Elabore uma estratégia para atender a todos com qualidade, considerando que seu plantão é de seis horas e há enfermeiros nos turnos Manhã, Tarde, Noite Par e Noite Impar. 
Resposta: Se tem 20 pacientes para Assistência de Enfermagem – 8 pacientes ficariam sob responsabilidade dos Enfermeiro do período da manhã, 6 pacientes com o período da tarde e os outro 6 pacientes serão divididos entre os demais enfermeiros dos períodos da noite par e noite ímpar.
Caso 3. Você recebe a informação de que o indicador de queda da instituição aumentou significativamente. Como você faz parte do setor de qualidade e pesquisa, deverá criar um protocolo. 
a) Categorize o caso no processo de trabalho predominante
 Resposta: Processo de Trabalho “Pesquisar” usando métodos qualitativos e quantitativos;
b) Dê um título para sua pesquisa 
Resposta: Prevenção de Risco de Quedas em Pacientes Hospitalizados
c) Elabore a hipótese 
Resposta: Utilizar ferramentas para a Identificação de indivíduos mais suscetíveis a queda, como forma de prevenção de acidentes
d) Elabore a justificativa
Resposta: A OMS identificou à Prevenção de Quedas como um problema importante de Saúde. A redução destes acidentes reduz os custos associados a ferimentos graves e complicações, além de aumentarem a qualidade de vida dos pacientes.
 e) Elabore o(s) objetivo
Resposta: Redução da Taxa de quedas em ambientes hospitalares; Identificar fatores que propiciam a queda; Avalia o risco de queda durante a admissão do paciente, através da escala de Morse; Criar estratégias para prevenção de quedas;

Outros materiais