Buscar

modelo_relatorio_final (8)

Prévia do material em texto

10
UNIVERSIDADE FMU
ESCOLA DE negócios e HOSPITALIDADE
CURSO DE MARKETING
Projeto Aplicado II – Planejamento Estratégico 
CIDADE SÃO PAULO
2020
Projeto Aplicado II – Planejamento Estratégico
Trabalho apresentado no Curso de Marketing instituição de ensino superior Faculdade Metropolitanas Unidas de São Paulo, como requisito para a realização da disciplina de prática profissional: Projeto Aplicado.
	 
CIDADE SÃO PAULO
2020 
RESUMO
Atualmente as empresas vêm adquirindo a aplicação de um planejamento estratégico para facilitar a gestão de sua empesa. Esse planejamento é utilizado, para identificar estratégias para auxiliar pontos que precisam de melhorias, analisar os pontos fortes e fracos da empresa, a fim de atingir os objetivos e da importância do planejamento estratégico para analisar os erros e propondo melhorias. Esse projeto tem como objetivo de continuar no mercado internacional, permanecer no mercado que atua, investindo no crescimento das vendas e identificar as metodologias e modelos existentes para este fim. Proteger um tipo de prejuízo futuro para que a organização possa ficar bem no ramo que atua.
Palavras-chave: Planejamento estratégico, comércio internacional, estratégias de melhorias, crescimento de vendas.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS (ESTRATÉGICO TÁTICO E OPERACIONAL).................................................................................................................... 10
LISTA DE TABELAS 
Tabela 1 – ANÁLISE SWOT................................................................................................ 11.
LISTA DE QUADROS 
Quadro 1 – PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES UTILIZANDO BSC.................... 12
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	8
1.1	Objetivos do trabalho	9
1.2 Objetivos específicos	9
2.	DADOS DA EMPRESA	9
3.	ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS (ESTRATÉGICO TÁTICO E OPERACIONAL)........................................ 	10
4.	DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO	11
5.	ANÁLISE SWOT	11
6.	OBJETIVOS ESTRATÉGICOS	12
7.	PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES UTILIZANDO BSC	12
8.	POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS	13
9.	IMPLEMENTAÇÃO DE OBJETIVOS ESTRATÉGICOS: INDICADORES, INICIATIVAS E TAREFAS.	13
10.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	16
REFERÊNCIAS	17
1. INTRODUÇÃO
O planejamento estratégico é definido como um planejamento gerencial, a fim de ajudar os gestores desenvolver estratégia eficiente que possa ajudar atingir os objetivos da empresa em curto, médio e longo prazo. É um ótimo recurso para evitar que a empresa corra algum risco. Segundo Mintzberg (1994, p. 99) define planejamento como, “um processo formalizado para produzir e articular resultados, na forma de um sistema integrado de decisões”. Mintzberg ainda cita que: Um processo formalizado, que leva em conta os pontos fortes e fracos da organização, como as ameaças e oportunidades do ambiente, com o objetivo de produzir e articular resultados, estabelecendo-se objetivos, estratégias e ações, na forma de um sistema integrado de decisões. (MINTZBERG, 1994, p. 99). Seguindo a linha de raciocínio de Mintzberg, atualmente no ramo organizacional, é necessária uma estratégia para evitar problemas futuros, porque muitas vezes pode acontecer da empresa não satisfazer, e não atender as necessidades dos seus clientes dentro do mercado por não ter um plano de estratégico. Nesse trabalho apresentado, será aplicado um planejamento estratégico na empresa Natura, onde terá uma análise através da ferramenta Analise Swot, onde serão identificados, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, também vamos utilizar a ferramenta Balanced Scorecard, aonde vamos identificar o que a empresa precisa para obter sucesso, através de uma avaliação dos indicadores financeiros e contábeis. Desta maneira conseguiremos mapear e definir estratégias para propor melhorias para manter a empresa dentro do mercado competitivo e atingir os objetivos.
1.1 Objetivos do trabalho
O objetivo desse trabalho é realizar um planejamento estratégico e mostrar para a empresa Natura, à importância do Planejamento Estratégico como uma ferramenta que possibilita as empresas entrarem neste mercado competitivo, preparadas para enfrentar uma concorrência acirrada. Infelizmente grande parte das empresas hoje, não imagina a importância de realizar um planejamento estratégico. É importante ressaltar que para a organização continue dentro do mercado de forma competitiva e tendo vantagens de ficar a frente de seus concorrentes, é bom começar a adotar o hábito de realizar um planejamento estratégico.
1.2 Objetivos específicos 
· Avaliar os processos adotados pela Natura Cosméticos S.A. para ingressar no mercado internacional apontando os seus pontos fortes e fracos.
· Quais as dificuldades existem na Natura Cosméticos S.A.
· Proposta de melhorias.
2. DADOS DA EMPRESA
Nome da empresa: Natura Cosméticos S.A.
Localização: Rodovia Anhanguera, km 30,5, Cajamar (SP) / Av. Alexandre Colares, 958-960, Parque Anhanguera, São Paulo (SP) / Rodovia Engenheiro Augusto Meira Filho, 3.391.
Tamanho: A Natura é uma empresa de porte médio, é líder de mercado, tendo atingido em 2010 a participação de 14,4% no mercado brasileiro, o terceiro maior no mundo. (Euro monitor, 2011; Relatório de Referência Natura, 2011).
Produto: Comércio Atacadista de Comércio E Produtos de Perfumaria.
3. ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS (ESTRATÉGICO TÁTICO E OPERACIONAL)
Na estratégia empresarial existem três tipos de níveis hierárquicos de planejamento conforme a figura. 
3.1 Níveis estratégicos
O nível estratégico é o nível pela qual são tomadas as decisões sobre o futuro de acordo com os interesses da empresa, é elaborado pelo presidente, diretor executivo e investidores.
3.2 Níveis táticos 
Os gerentes, supervisores e encarregados, têm como objetivo distribuir os planos e definido pelo nível alto da empresa, no caso, (presidente, diretor executivo e investidores) Será responsável por garantir uma boa liderança, responsabilidade, eficiência e eficácia do plano. Eles vão observar se o plano criado pelo nível alto da empresa vai funcionar de acordo. 
3.3	Nível operacional
O nível operacional está na base da pirâmide, esses são responsáveis por colocar o plano em ação, seguindo as orientações dos lideres, gerentes e supervisores. Esses são responsáveis por cumprir normas e regras dentro do prazo estipulado, seguir o planejamento corretamente afim de que nada dê errado, conforme são orientados.
4. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
Análise Swot ou Análise FOFA é utilizada para realizar um diagnóstico estratégico minuciosa do cenário da organização, sendo usada como base para gestão eficaz e um planejamento estratégico impecável. Um sistema simples para posicionar ou analisar a posição estratégica da organização no ambiente em questão.
5. ANÁLISE SWOT
Foi feito um diagnóstico estratégico por meio da ferramenta Análise SWOT ou Análise FOFA. Apresentando pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças da empresa Natura.
	
	Forças Positivas
	Forças Negativas
	Interno
	Potencialidades
- Atendimento
- Uso de insumos ambientais
- Gestão ambiental
- Foco na inovação de produtos com altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento;
	Fragilidades
-Muito investimento em marketing
-Total dependência dos representantes de vendas diretas
- Dependência do mercado brasileiro, pois 97,5% da sua receita bruta vêm deste mercado.
	Externo
	Oportunidades
- Marca reconhecida no exterior
- A variedade demográfica e socioeconômica brasileira, permite a Natura desenvolver produtos diferenciados para atender a necessidades especificas de vários nichos.
- Inovação
- Não faz teste em animais
	Ameaças
- Alto nível de exposição
- Ações da Concorrência Nacional e Internacional;
- Economia
- A entrada dos competidores nos canais de venda direta afetaria os resultados da Natura.
6. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
A estratégia é ver a organização crescendotanto no mercado brasileiro como no mercado internacional, não só permanecendo, mas também gerando um aumento satisfatório por meio das vendas. Para que isso aconteça à empresa terá que buscar formas de crescer a capacitação, reter a rede de consumidoras, e diminuir no investimento em marketing. A Natura continua renovando seus produtos, e uma boa produção, graças à eficiência operacional e se preparar arduamente para enfrentar os concorrentes no mercado. Esses são pontos importantes para que se elabore uma estratégia a fim de criar uma imagem de competitividade e crescimento. De acordo com a pesquisa feita no site da empresa Natura, (https://www.natura.com.br/a-natura). A Natura tem como missão, criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem. A empresa deseja que o Bem-Estar seja a relação harmoniosa, agradável, do individuo consigo mesmo, com o seu corpo.
 
7. PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES UTILIZANDO BSC
Será feito um planejamento estratégico, utilizando a ferramenta Balanced Scorecard (BSC). Sendo assim esclarecer uma visão clara e de fácil entendimento estratégico. 
 
8. POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS
De acordo com a pesquisa feita no site da Natura (HTTPS://www.natura.com.br/a-natura) e na disciplina de Planejamento Estratégico, a Natura atuante no mercado brasileiro e internacional, com o propósito de gerar impacto positivo e valor em toda a sua cadeia de negócio, adotando os seguintes compromissos, alguns deles é se o ambiente está proporcionando situações favoráveis que podem transformar-se em oportunidades, quando efetivamente é usufruída a situação favorável pela empresa. Normalmente, o executivo procura, nesta situação, lançar novos produtos, aumentar o volume de vendas, etc. Além disso, a empresa procura cumprir a legislação e outros requisitos aplicáveis à organização para seus produtos, processos e serviços inovadores estão de acordo com os princípios voluntariamente subscritos pela empresa. A empresa deve ter acesso rápido e direto a todas as informações necessárias num mercado de rápida evolução tecnológica. A Natura é vista como uma marcar forte, pois foi à primeira empresa a oferecer produtos de carbono neutro, para diminuir as emissões de gases geradores do efeito estufa. Foi a primeira a criar uma Tabela Ambiental na embalagem de seus produtos que apresenta informações técnicas sobre suas formulações e embalagens de origem vegetal renovável. A Natura prioriza a sustentabilidade e a ampliação do convívio de seus clientes. A situação da empresa é de pontos fortes e de oportunidades. Diante dessa situação, o executivo deve procurar desenvolver a suas empresas através de direções que se podem procurar novos mercados e clientes ou então, novas tecnologias diferentes daquelas que a empresa domina. Estabelecer melhoria contínua nos processos do Sistema de Gestão Integrado ajuda visar na construção de um modelo mental capaz de manter a essência do bem estar bem.
9. IMPLEMENTAÇÃO DE OBJETIVOS ESTRATÉGICOS: INDICADORES, INICIATIVAS E TAREFAS.
Nível estratégico 
O presidente, diretor executivo e investidores, serão responsáveis por analisar e realizar um planejamento estratégico. O plano é diminuir o investimento em marketing, já que temos o investimento suficiente sem precisar ficar em excesso. Ao invés disso, podem direcionar esse investimento para agregar na economia da empresa. Todo o investimento desnecessário que está sendo aplicado no marketing da empresa será direcionado a uma ação de vendas online, uma vez que boa parte do publico preferem fazer compras pela internet. Além disso, com a entrada de mais competidores no mercado, com vendas diretas, a empresa pode sair como vantagem de ter dois canais de vendas, tanto online como venda direta, tanto no mercado brasileiro como no mercado internacional, já que nem todos os concorrentes tem esse canal de vendas online. Com esse plano o cliente pode escolher qual é a melhor opção para satisfazer as suas necessidades. Além disso, 97,5% da sua receita bruta vêm deste mercado, a ideia principal é não depender só das vendas diretas, não correr riscos da empresa se prejudicar no mercado, pois a entrada de competidores nos canais de venda online e direta afetaria os resultados da Natura. Após finalizar o planejamento estratégico, o presidente, diretor e investidores, deverão fazer uma reunião junto com o nível tático da empresa, para que possam explicar como vai funcionar a estratégia e de como deverá ser conduzida.
Nível tático 
Os gerentes, supervisores e encarregados, são responsáveis por analisar toda a estratégia, tendo permissão do nível alto da empresa para fazer alterações caso precise. Feito isso o nível tático, devera pensar em conjunto, de como poderão dividir o planejamento estratégico entre os setores de qual são responsáveis, para que os setores do nível operacional possa realizar o plano de ação com eficiência de atingir todos os objetivos traçados, para que o plano seja executado com sucesso sem falhas, uma vez que são responsáveis por todo trabalho do nível operacional.
Nível operacional 
As equipes operacionais, vão receber uma parte do plano de ação, cada setor terá a sua responsabilidade, com supervisão de seus gestores. O setor financeiro será responsável por reorganizar os relatórios investimentos e realizar um novo para direcionar todo o investimento perdido para agregar no desempenho econômico da empresa, o setor de marketing será responsável por criar os sites de vendas, com muita modernidade e praticidade para os clientes, o setor de mídias sociais, será responsável pelas divulgações e atingir o público brasileiro e o publico internacional com a nova possibilidade de compras online. 
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O necessário no processo desse planejamento, é que sejam elaborados de maneira integrada e articulada todos os planos táticos e operacionais. Esse plano foi feito através de algumas ferramentas. Umas delas é Análise Swot, com essa ferramenta, será realizado um levantamento dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças da empresa. Outra ferramenta bastante utilizada nos tempos atuais é o Balanced Scorecard, o objetivo é de auxiliar no alinhamento do planejamento com as ações operacionais da empresa. O motivo da utilização dessa ferramenta é para que a organização possa realizar um mapeamento que possibilite os mesmo a ter uma visão clara e de fácil entendimento da estratégia. Usar ferramentas que auxiliaram no planejamento de como; Deve maximizar os resultados e minimizar as deficiências utilizando princípios de maior eficiência, eficácia, e efetividade é muito importante.
A intenção desse planejamento é explorar as forças positivas de potencialidades no ambiente interno e externo que foi identificado, tais como, um ótimo atendimento, o uso de insumos ambientais, a gestão ambiental a inovação de produtos com altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento a favor da empresa e também, explorar oportunidade encontrada no ambiente externo de como a Natura é uma marca reconhecida no exterior, tem a variedade demográfica e socioeconômica brasileira, que permite a Natura desenvolver produtos diferenciados para atender a necessidades especificas de vários nichos, a inovação de produtos e não fazer teste em animais.
Esse planejamento estratégico está relacionado com objetivos de médio e longo prazo, que afetam a direção ou viabilidade de melhoria da empresa. Assim, atingindo os objetivos específicos, de desempenho, melhorias no ambiente econômico e prevenir de riscos futuros na empresa.
REFERÊNCIAS 
https://www.natura.com.br/a-natura Acesso em: 04/05/2020. 
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos,
metodologia e práticas. 16ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
Estudo de Caso: Natura Cosmético S.A. Dados. Disponível em
www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br. Acesso em: 09/05/2020.
https://fmu.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller.Acesso em: 11/05/2020

Continue navegando