Buscar

Neurociencia Cognitiva

Prévia do material em texto

PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
PROFESSOR/TUTOR: ROBERTO SENA BRAGA FILHO
DISCIPLINA: NEUROCIÊNCIA COGNITIVA (ESD0001/3621668) 9008
CURSO: PEDAGOGIA
ALUNO: GEIZIANE DE QUEIROS ONOFRE
MATRÍCULA: 202004127357
DATA: 01/11/2020
VITÓRIA - ES
Introdução
Teste do marshmallow ficou conhecido por ser realizados com crianças a partir dos anos 1960 na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
Um experimento realizado inicialmente por um psicólogo chamado Walter
Mischel. Esses experimentos tinham o objetivo de medir o autocontrole
em crianças, a capacidade de controlar as emoções e os desejos no momento presente. Uma pessoa instruiria a criança e colocaria na sua frente um marshmallow, e em seguida dava uma orientação: vou sair uns minutos e
quando eu voltar irei te dar mais um marshmallow, se você não comer esse que você já tem. Algo bem simples, que teria uma recompensa final. Com o
objetivo de ver quanto tempo a criança controlaria o impulso de comer
o doce. Algumas crianças tiveram estratégias melhores e foram capazes de
controlar seus impulsos diante de uma recompensa de curto e longo prazo.
Podemos então perceber, que as funções executivas, são aquelas que nos
permitem planejar, tomar decisões, relacionar em nossa mente os nossos
objetivos e ações a serem tomadas diante de algo que nos desafie.
Há áreas no cérebro que são desenvolvidas ainda na infância, em crianças a
partir de quatro anos, mas não completa sua formação somente na adolescência. No momento que essas áreas estão formadas, o aluno adquire
maior capacidade de solucionar problemas, analisar e controlar comportamentos, além de melhorar a memorização de curta duração,
raciocínio abstrato, gerenciar respostas emocionais, entre outros.
As funções executivas, que também são funções cognitivas e importantes no
processo de aprendizagem, colaboram com o estudante quando precisam
encontrar soluções, conduzir e elaborar estratégias comportamentais nas mais diversas circunstâncias.
Analisando com cuidado o vídeo e os temas que estudei nas aulas de Neurociência Cognitiva, tirei a conclusão que:
·	Além de ser um ótimo exemplo de vídeo para descrever a tentação, a luta, a escolha correta e a recompensa;
·	Estas habilidades tão importantes para o desenvolvimento do indivíduo são ensináveis para crianças e adultos, aumentam nossa capacidade de regular as emoções, nossas tentações e o foco da nossa atenção, particularmente importante para a educação, permitindo que mesmo em situações de stress ou pobreza as crianças tenham melhores chances para obterem vidas integralmente mais saudáveis e felizes;
·	O autocontrole pode ser ensinado nas escolas, com professores ao redor do mundo entendendo que o conhecimento sobre as diferentes funções neurais pode proporcionar para as crianças as melhores oportunidades para o desenvolvimento das suas habilidades cognitivas. O estudo das relações entre o comportamento humano e a atividade cerebral, procurando entender o que acontece no cérebro humano desde o momento de sua formação até as etapas de envelhecimento é o objeto das neurociências e seus achados produzem novos dados para o desenvolvimento de técnicas e metodologias mais eficientes no processo de educação.
Funções Executivas
São nossas habilidades cognitivas que nos permitem controlar e regular nossos pensamentos, emoções e ações diante de Conflitos ou distrações.
Três principais habilidades: inibição, memória de trabalho e flexibilidade
cognitiva.
As funções cognitivas nada é que a nossa capacidade de planejar algo e executar tão ação. Solucionar problemas, tomar decisões, raciocínio lógico, estratégias entre outros.
Por esse motivo as funções cognitivas do indivíduo é algo tão importante, e que precisa ser trabalhado desde a infância. Pois se desenvolve inicialmente na infância e se estende até a vida adulta.
Funções Executivas
São responsáveis pelo controle dos comportamentos, cognições e emoções, regulam estes processos com a interação entre diferentes atividades como inibição, memória do trabalho e flexibilidade cognitiva, promovendo o desenvolvimento de processos mais complexos como o planejamento, tomada de decisões e resolução de problemas .
A inibição é controlar comportamentos inapropriados, também auto controle e controle do foco de atenção ou atenção seletiva, \u201csuplantando o controle por eventos externos, reações emocionais automáticas, tendências prévias ou habituais\u201d .
A memória de trabalho, ou episódica, procedural, é a habilidade de manipular mentalmente a memória de curto prazo, relacionando ideias e integrando informações com outros dados armazenados na memória de longo prazo permitindo realizar projeções para o futuro com base nas experiências passadas, com planejamento, estratégia e organização.
A flexibilidade cognitiva é a habilidade.
Bibliografia
https://paineldeeducacao.com.br/2017/11/08/funcoes-executivas-e-seu-impacto-no-processo-de-aprendizagem/
http://www.enciclopedia-crianca.com/funcoes-executivas/sintese
https://www.psicoedu.com.br/2018/09/funcoes-executivas-psicologia.html
https://www.youtube.com/watch?v=eES4QM2qIGw

Continue navegando