Buscar

Trabalho Ilha das Flores


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

T R A B A L H O
Lara Raíssa Teixeira da Costa. 
Matrícula: 202009463177
 1.Estabeleça uma relação entre o nome do Curta (Ilha das Flores) e seu conteúdo. Ele retrata realmente um lugar cheio de flores? Qual a intenção do autor em usar esse título?
O curta retrata o oposto do nome Ilha das Flores, mostrando a trajetória de um tomate, do seu cultivo, passando pela mesa de uma vendedora, onde um dos tomates está podre, sendo descartado por ela, indo parar no aterro que dá nome ao filme, O tomate ao ser descartado no lixão, era consumido primeiramente pelos porcos, e só depois os catadores e seus familiares podiam entrar e recolher o que havia sido rejeitado pelos porcos.
O autor deve ter utilizado esse título para chamar a atenção, onde o título remete a ideia de beleza o que não condiz com as imagens de miséria, fome e desigualdade que são mostradas. 
 2.Quais as ideias principais do filme?
O curta retrata a relação desigual entre as pessoas, por causa do nosso sistema socioeconômico. É enfatizada a realidade de homens e de mulheres pobres que apesar de serem biologicamente iguais a qualquer outro ser humano: animais mamíferos, bípedes com um o telencéfalo altamente desenvolvido e o um polegar opositor, estão submetidos às desigualdades de oportunidade e de acesso a bens, ferindo a dignidade humana.
 3.Você consegue estabelecer alguma relação das ideias de Durkheim com o Curta? Explique.
Durkheim enfatiza a importância da coesão e harmonia, onde o objetivo máximo da vida social é promover a harmonia da sociedade, e que essa harmonia é conseguida por meio do consenso social. Quando um fato coloca em risco essa harmonia, resultando num quadro de desarranjo social, há como resultado o que o autor chama de “condutas anômicas”. O curta traz esse tipo desarranjo social ao mostrar os indivíduos obtendo seu alimento do lixão para a sua sobrevivência, por conta das circunstâncias de privação.
4.O que coloca os seres humanos da Ilha das Flores depois dos porcos na prioridade da escolha de alimentos?
O narrador deixa claro que o ser humano é diferenciado dos animais por diversos aspectos físicos e intelectuais, porém também deixa evidente que as pessoas que procuram seu alimento no lixão da Ilha das Flores, se encontra numa posição mais baixa que os porcos pelo fato de “não terem dinheiro, nem dono”
5.Há como estabelecer uma relação do conteúdo abordado ilha das Flores com as ideias de Marx? Explique.
O curta está relacionado a ideia do materialismo histórico de Karl Marx. A lógica capitalista que se faz presente nas relações econômicas e sociais da humanidade, retratada na dinâmica entre produção, trabalho, consumo e o lucro, mostra que nem sempre essa relação é harmoniosa. Nesse modelo de sociedade capitalista o lucro está concentrado nas mãos do proprietário de terra e dos meios de produção, que contrata a força de trabalho daqueles que não possuem recursos. A desigualdade gerada fere a dignidade humana, pois, como é mostrado no curta, o ser humano acaba por praticar a ação de disputar alimentos considerados estragados com animais.

Continue navegando