Buscar

Prova A01 - Estrategias de Negociacao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova A01 - Estratégias de Negociacao
A inteligência emocional é um conceito relacionado com a chamada "inteligência social". Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade. Uma das grandes vantagens desses indivíduos é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões. Entre as características da inteligência emocional, está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos.
Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados ao longo da disciplina, responda: quais são as dimensões da inteligência emocional e como aplicá-la numa situação real?
---------------------------------------------------------------------
O primeiro passo para adquirirmos uma boa inteligência emocional é conhecer nossas próprias emoções. Com isso ao analisarmos conseguimos gerenciar tudo a nossa volta. Com elas podemos ter uma resposta rápida em um ambiente de trabalho, desenvolver pontos de autoestima, autoconfiança, comunica;ao e performance. As emoções são como estímulos que podem nos ajudar em determinou ambiente, porem, também pode ser mau processadas como a raiva, tristeza, medo entre outras. As emoções são fundamentais para nossa sobrevivência e a inteligência emocional nos ajuda a desenvolver e controlar nossas emoções. Conhecendo nossas emoções podemos controla-las e assim gerenciar de forma positiva afim de desenvolver nossa inteligência emocional. Para que isso ocorra podemos: aprender a lidar com a pressão, desenvolver o sentimento de empatia, não ter medo de se expressão, dominar suas emoções, analisar seu próprio comportamento, saber trabalhar as emoções negativas, praticar a resiliência entre outros.
	
Autoconhecimento – Essa dimensão mede o grau em que as pessoas se conhecem e parecem estar em contato com suas emoções. “Esse aspecto é fundamental, afinal, só é possível controlar suas emoções, se você as conhece com propriedade. Quanto maior o grau de autoconhecimento, mais o profissional consegue responder adequadamente às diversas situações do cotidiano – as tranquilas e as tensas.”, pondera Santos.
Regulação: Essa dimensão mede a capacidade das pessoas de parecerem manter estados emocionais positivos. “Esse também é um aspecto fundamental, se considerarmos que as explosões emocionais influenciam negativamente o ambiente de trabalho”, lembra Santos.
Percepção: O grau em que as pessoas parecem perceber as emoções dos outros.
Expressão: “Essa medida se refere à capacidade do indivíduo expressar estados emocionais que não necessariamente refletem ao seu estado interior real, mas que são os mais adequados de acordo com a situação social”, analisa o executivo.
Influência: O grau em que as pessoas parecem afetar intencionalmente os estados, pensamentos e comportamentos de outras pessoas.
Empatia: Essa dimensão mede o grau em que as pessoas parecem sentir o que as outras estão sentindo. Colocar-se no lugar do outro é fundamental para estabelecer relacionamentos e quebrar barreiras . “Na área de vendas, por exemplo, quanto mais empatia, mais o vendedor consegue ser assertivo no oferecimento das melhores soluções para o cliente”, afirma Roberto Santos.

Continue navegando