Buscar

Critérios de avaliação de estoque

Prévia do material em texto

Danielly de Gois Santos – ETEC Abdias do Nascimento – 2° Administração ETIM
2
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE
1) Qual a diferença entre o inventário periódico e o inventário permanente?
O inventário periódico é utilizado comumente entre empresas de pequeno e médio porte, e através dele, menos funcionários e processos são necessários para sua administração. Nesse tipo de estoque, tem-se a contagem física das mercadorias, o que faz com que esse tipo de gestão de recursos seja um pouco arcaico por demandar exatidão na apuração unitária de produtos. Esse método é feito de maneira periódica, ou seja, mensal, bimestral, semestral ou anualmente, e assim, esse sistema só atualiza a contagem de seus produtos em um determinado período. 
Já o inventário permanente tem o sistema mais detalhista do que o citado anteriormente, pois, ele gerencia o estoque de modo unitário, preciso e instantâneo. Nesse tipo de inventário, o controle de saída ou entrada de produtos é apurado nas quantidades de uma mercadoria, e no valor da mesma. Acontece de modo virtual, assim, sendo mais ágil e menos propenso a erros, e deste modo, é possível identificar a contagem do estoque, as despesas e os lucros de modo imediato.
2) O que são as Normas Brasileiras de Contabilidade?
As Normas Brasileiras de Contabilidade, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), são um conjunto de procedimentos e normas exigidos para o exercício da profissão na área de Contabilidade. Nelas, evidencia-se princípios, fatores técnicos e condutas necessárias para atividade da função contábil de acordo com o CFC.
3) Do que se tratam as NBC TG:
a) 1.000 Fala a respeito da contabilidade para pequenas e médias empresas, e trata de conceitos e princípios generalizados das demonstrações contábeis, de caixa e política contábil para esse tipo de empresa.
b) 10.6 Estabelece critérios e procedimentos detalhados para a avaliação e registros de contabilidade de capital, incluindo informações requisitos mínimos a serem incluídos nas notas explicativas das organizações que receberem qualquer tipo de doação.
c) 16 Esta norma estabelece o tratamento contábil de estoques e ajuda com isso determinar o valor de custo dos inventários.
4) Quais são as legislações específicas dos:
· Imposto de Renda (IP) O imposto de renda foi decretado pela primeira vez na LEI Nº 4.506, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1964, época na qual havia começado a ditadura militar no Brasil. Ao passar dos anos, a legislação se atualiza, e essa lei tributária foi modernizada hodiernamente através do DECRETO Nº 9.580, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2018.
“Art. 1º Fica aprovado o Regulamento do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza, anexo a este Decreto.”
· Imposto sobre produtos industrializados (IPI) A legislação mais atualizada a respeito da tributação de produtos industrializados se dá no DECRETO Nº 7.212, DE 15 DE JUNHO DE 2010. 
“O campo de incidência do imposto abrange todos os produtos com alíquota, ainda que zero, relacionados na Tabela de Incidência do IPI (TIPI).”.
· Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) A legislação que regulamenta o Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços é a LEI COMPLEMENTAR Nº 87, DE 13 DE SETEMBRO DE 1996.
“Art. 1º. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior.”
5) Em que consiste a expressão “margem de lucro” ?
A margem de lucro pode ser interpretada como a taxa de juros adicionada por uma organização em cima dos custos totais de produção ou aquisição. Ou seja, é o montante do valor bruto de um produto somado a um percentual, que irá compor o valor de venda.
6) Pesquise um modelo de “registro de inventário” de cada critério de avaliação de estoque. 
· Custo específico Esse critério atribui a cada mercadoria o custo desse material vai ser o valor pago na sua aquisição
· PEPS Significa “Primeiro que entra, primeiro que sai”. A baixa no estoque é realizada a partir das primeiras compras, ou seja, a primeira unidade de uma mercadoria que entra no inventário, é a primeira a ser vendida ou utilizada para a produção. 
· UEPS Significa Último que entra, primeiro que sai”. Nesse critério de avaliação de estoque, a última coisa que entra no inventário é o primeira a ser vendida ou utilizada num processo produtivo.
· Custo médio e ponderado móvel A cada entrada de bens para os estoques, é necessário apurar o valor unitário médio deste produto.
· Custo médio e ponderado fixo Quanto mais alta a produção, menor o custo médio de um item para a produção ou venda.
· Preço de venda subtraído a margem de lucro Alcance do custo produtivo ou de venda subtraído pela margem de lucro. 
7) Qual a diferença entre tributos considerados não recuperáveis e irrecuperáveis? 
Os tributos recuperáveis, também conhecidos como não acumulativos, são impostos que podem ser reembolsados pelas empresas quando ocorre alguma falha no pagamento do tributo – como erro de transação, erro de cobrança ou outros motivos –. Os impostos os quais são passíveis de reembolso são o ICMS, PIS, COFINS, IPI, FGTS, IRPJ etc.
Já os tributos irrecuperáveis, conhecidos como acumulativos, são impostos os quais as empresas não conseguem reembolso, e deste modo, integra o custo de aquisição, portanto é aproveitado o crédito do PIS e COFINS do IPI destacado na nota fiscal de compra.

Continue navegando

Outros materiais