Buscar

O que burocracia ?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é Burocracia:
Burocracia é um termo oriundo do latim e do francês que significa escritório. Burocracia significava todas as repartições públicas, na Franca do século XVIII e o poder e ação dos funcionários nos escritórios e qualquer outro ambiente de trabalho.
Burocracia é um conceito relativo ao predomínio desproporcionado do aparelho administrativo no conjunto da vida pública ou dos negócios privados. Consiste num governo exercido por funcionários, apodado de "tirania do funcionário", carente de imaginação. Considera o público como uma massa amorfa, susceptível de ser transformada em números e expedientes. A sua razão de existência baseia-se num esquematismo "correto", meticuloso e fora da realidade. Caracteriza-se especialmente pela sua impossibilidade de se afastar das normas e instruções "seguras" e ortodoxas, já conhecidas e experimentadas.
Burocracia também é empregada de maneira pejorativa, quando se diz sobre os trâmites de um processo, por exemplo, para se abrir uma empresa, para levar um processo para a justiça, para emitir documentos originais etc. Muitos pensadores afirmam que essa forma de ver a burocracia é característica dos leigos, e indicam que a burocracia moderna é o modo mais eficiente de administração, tanto no domínio privado (numa empresa capitalista, por exemplo) quanto na administração pública.
Burocracia - Max Weber
Burocracia também faz parte dos estudos do economista alemão Max Weber, que criou a Teoria da Burocracia, para explicar a forma que as empresas se organizam. Weber definiu burocracia como uma organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas.
Weber disse que na burocracia está também concentrado a impessoalidade, a administração, as diferenças de nível social e econômico entre as pessoas e um nível de hierarquia. Max Weber baseou sua teoria em sete princípios: formalização das regras, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedades e previsibilidade de cada funcionário.
De acordo com Weber, as principais particularidades de um sistema burocrático são:
· Funcionários que ocupam cargos burocráticos são considerados servidores públicos;
· Funcionários são contratados de acordo com a sua competência técnica e qualificações específicas;
· Funcionários cumprem tarefas que são de acordo com regras e regulamentos escritos;
· A remuneração é baseada em salários estipulados em dinheiro;
· Funcionários devem cumprir regras hierárquicas e códigos disciplinares que fundamentam as relações de autoridade.
Burocracia Estatal e na Administração Pública
Em uma das suas obras, Ludwig von Mises (economista e sociólogo austríaco) deu a entender que na burocracia estatal, não há apreço pela realidade. De um ponto de vista burocrático, um Estado grande e poderoso representa uma vantagem inquestionável. Contudo, segurança e confiabilidade na ação do Estado não necessariamente significam burocracia, que muitas vezes é sinônimo de falta de uniformidade nos procedimentos, lentidão no atendimento e exigências não previstas nos textos regulatórios.
Uma característica distintiva da administração pública burocrática é que há uma clara diferenciação entre o público e o privado, havendo separação entre o político e o administrador público.
Burocracia no Brasil
O sistema político em vigor no Brasil está intimamente ligado com o conceito de burocracia apresentado por Weber, tendo em conta que tem em vista uma sistema ideal para a regulamentação do Estado, como é previsto no sistema “legal-racional”. No Brasil, a burocracia muitas vezes faz com que muitos processos não sejam concluídos corretamente.
A burocratização, no contexto do estado brasileiro, está relacionada com importantes transformações na estrutura e a forma como a sociedade está organizada. A burocratização no Brasil originou a criação de novas funções e órgão de administração, e dessa forma o mecanismo público sofreu uma transformação muito rápida, tornando-se em um organismo de elevada complexidade. Contudo, o que talvez tenha sido conquistado em eficiência administrativa, tenha sido perdido em termos de eficácia política.
https://www.significados.com/burocracia.index/
ATIVIDADE:
1. Escreva o seu entendimento sobre a TEORIA BUROCRÁTICA.
R: Burocracia é um termo utilizado para definir ações de escritório, repartições de setores e divisões de tarefas baseadas em regras, um sistema. De acordo com (MAX WELBER- 2020), todos aquele que ocupam um cargo de servidor público, ocupa um cargo burocrático, ou seja, ele é um servidor público, que faz parte de um sistema burocrático. 
2. Assista o vídeo A HISTÓRIA DAS COISAS (disponível na rede mundial) e faça uma relação com o assunto Administração de organizações, e os assuntos sobre administração abordados em sala de aula.
R: O vídeo se trata de um sistema Linear, este sistema causa grandes prejuízos para sociedade e ao mundo (nosso planeta). A busca da produção em massa, causa danos, que não vemos, danos irreversíveis para os operários e o nosso planeta. Tudo começa com a degradação de uma área para obter a matéria prima, levando para área industrial para que seja realizada a produção, com a produção em baixa escala ou escala normal, já causa danos ao meio ambiente, imagine em escala em massa, pois é, o estrago é grande. Não só os recursos são desperdiçados nesse sistema, mas pessoas e até comunidades. E onde vão para esses produtos que são fabricados? Vão para distribuição uma área de vendes onde os funcionários trabalham com a exposição de toxinas liberadas na produção (danos ao meio ambiente) sem nenhuma insalubridade, salários baixos e sem planos de saúde, até mesmo crianças são utilizadas nesse sistema tudo para diminuir os custos. 
Comparando o vídeo A HISTÓRIA DAS COISAS com os assuntos tratado nas aulas, vimos como se comporta o sistema linear, e quais consequências traz como todo. Grandes jornadas de trabalho continuo e repetitivo, a exploração do trabalho infantil, a má remuneração em relação a os trabalhadores, as más condições do ambiente de trabalho e a degradação de áreas onde comunidades habitavam.

Continue navegando