Buscar

a reforma do ensino medio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática de Ensino de Biologia no Ensino Médio
	Alun@: Beatriz Araújo Pereira dos Reis.
	RGM: 19866143.
	Polo: Irecê-BA.
	Tutora: Andrea Charquesi 
A reforma do Ensino Médio proposta em 2016 e 2017 contribui para a formação de um cidadão crítico e atuante na Sociedade?
A atual reforma do Ensino Médio expressa na lei n°13.415 de 16/02/2017 promoveu alterações radicais na proposta Lei de Diretrizes e Bases (LDB) relativamente a essa etapa da Educação Básica. Essa reforma teve como propósito a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Embora o Ensino Médio seja, no país, responsabilidade de cada estado da federação, a definição mais ampla de sua estrutura e da organização curricular decorre de políticas estabelecidas no âmbito nacional, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases, dos Planos Nacionais de Educação, das Diretrizes Curriculares Nacionais, documentos são elaborados, segundo o senso comum, por ocupantes de cargos em agências governamentais. 
O novo Ensino Médio, como é chamado pelo Governo Federal, recebeu grande destaque na mídia brasileira há um tempo. Pois, resume na flexibilização do currículo, que permite ao aluno direcionar seus estudos à área de maior interesse, e aproximação com o mercado de trabalho. Por tanto, o espaço escolar deve trabalhar à formação intelectual do aluno e também à sua formação pessoal, para que ocorra a formação de um ser humano ético, crítico e participativo na sociedade em que vive.
A introdução dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) (BRASIL,2000) menciona que nesse nível de ensino é buscada a formação geral, bem como “[...] o desenvolvimento de capacidade de pesquisa, busca informações, analisa-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização”. Tratam-se de princípios do currículo do Ensino Médio, os quais expressados na LDB (Lei n° 9.394/96), que consiste na referência legal da educação nacional (BRASIL, 2000). 
Os PCNEM apresentam três áreas: I) Linguagens, códigos e suas tecnologias; II) Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias; III) Ciências Humanas e suas tecnologias. Essas três áreas devem estar presentes na base nacional comum de todos os currículos das escolas de Ensino Médio. Além do mais, os PCNEM apresentam as competências e habilidades a serem desenvolvidas durante o processo de ensino-aprendizagem em cada área, relacionadas à representação e comunicação, a investigação e compreensão, à contextualização sociocultural.
Portanto, os PCN se tornam referências para o Ensino Básico, mas também possibilitam a utilização de um currículo diversificado, em que cada professor ou instituição de ensino poderão adaptar de acordo com a localidade, com a diversidade regional, a cultura, a história, entre outros aspectos. Durante todo o documento, é realçada a importância de que sejam feitas contextualização e interdisciplinaridades, a fim de que o aluno possa ter o contato do tema versus cotidiano e que consiga relacionar determinado assunto de uma disciplina com o de outras matérias.
Diante disso, observa-se a importância de que o professor siga as recomendações dos PCNEM, com a finalidade de proporcionar uma aprendizagem significativa e possibilite o desenvolvimento pleno do cidadão para atuar de forma crítica e reflexiva na sociedade. Afinal, os PCNEM são apoios para o professor guiar a prática em sala de aula, auxiliando no planejamento, na seleção do conteúdo e até mesmo na avaliação. 
O primeiro passo na busca de melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem resume no “novo olhar” do professor para os alunos. Um bom professor, tem consciência de sua importância na formação de pessoas dignas, comprometidas, críticas e assim ajudarão a formar uma sociedade melhor, mais humana, mais cidadã e toda a estrutura educacional deve sempre retomar, reavaliar e propor novas formas de se educar, assim como a reforma do Ensino Médio, pois, através de análises e discussões que se chega aos novos métodos de educação e formação dos alunos e que esses sejam cidadãos conscientes, críticos e de boa índole, por tanto, seres humanos evoluídos intelectualmente. Por fim, uma frase de Claire Fagin, enfermeira e educadora norte-americana “O conhecimento lhe dará a oportunidade de fazer a diferença”.
Referências:
https://querobolsa.com.br/revista/12-citacoes-sobre-educacao-que-podem-te-ajudar-na-redacao
https://www.researchgate.net/publication/259194339_A_importancia_de_um_’novo’olhar_do_professor_para_os_alunos_-_um_passo_na_busca_de_melhores_resultados_no_processo_ensino-aprendizagem
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex&pid=S0103-4014201800200025
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Reforma_do_ensino_m%C3%A9dio_no_Brasil_em_2016

Outros materiais