Buscar

Prévia do material em texto

GESTÃO DA INOVAÇÃO
Aluna: Marisângela de Mello
Questionário
Questões a serem desenvolvidas a partir da leitura do estudo de caso:
· Qual necessidade dos usuários o aplicativo Buus se propõe a resolver? 
R. As necessidades dos usuários que o aplicativo Buus se propõe a resolver seriam a falta de informações a respeito das posições dos ônibus nas grandes cidades, bem como os horários que estes veículos passariam em cada parada, pois são variáveis de acordo com o fluxo de trânsito. Com o aumento da quantidade e qualidade de informações os usuários poderiam acessar o aplicativo no seu celular e verificar se o ônibus estaria cheio ou com lugares disponíveis, aumentando o seu conforto e oferecendo a possibilidade de escolher qual veículo utilizar, tendo em vista que saberia exatamente qual seria o horário do próximo ônibus a passar em determinado local. 
· Quais os recursos necessários (tecnológicos e informacionais) necessários para atender a proposta da Buus? 
R. Recursos tecnológicos necessários seria o desenvolvimento de algoritmos para predição de tráfego e análise de trânsito, utilização de GPS, além da infraestrutura tecnológica para manter o funcionamento da ferramenta, os servidores e hospedagem, sistemas de monitoramento e uso de celulares e tablets pelos usuários.
Recursos Informacionais englobariam os dados governamentais abertos ao domínio público, as informações compartilhadas pelos próprios usuários, as base de dados da empresa de controle de tráfego do município, o repositório Rio Datamine, a coleta de dados de uso para produzir relatórios e informações úteis para a operação e o negócio das empresas de transporte, a análise de dados e a divulgação da ferramenta nas redes sociais.
· Como a empresa se organizou/se estruturou para obtê-los? 
R. Os recursos foram obtidos com a divulgação do aplicativo em um concurso realizado no Rio de Janeiro, com posterior divulgação em um jornal de grande divulgação na cidade, e a exposição na mídia do App que oportunizou a formação de parcerias e o surgimento de uma sociedade que se dedicou a melhorar e expandir a parte técnica do Buus. A seguir, foi realizado o diálogo com a Prefeitura Municipal que não trouxe resultados, seguida da tentativa de conquistar o apoio das empresas de transporte e finalmente o alcance de uma parceria com as empresas de monitoramento. Para finalizar, o aplicativo foi escolhido por uma aceleradora de negócios que forneceu assessoria, consultoria e outros benefícios que estruturaram e permitiram que o negócio recebesse investimentos.
· Quais formas inovadoras de uso da informação e de criação de valor para os atores a Buus poderia explorar? 
R. Utilização de outros canais, como por exemplo, o WhatsApp, os programas de televisão e rádio, para divulgar o aplicativo aos usuários de outras regiões do Brasil, principalmente nas capitais dos Estados. Criar em conjunto com as empresas de transporte campanhas para a divulgação incentivando a utilização de transportes públicos sob o ponto de vista sustentável.
· Quais os desafios futuros para a Buus? 
R. Um dos maiores desafios para o Buus atualmente é a expansão para o restante do país, já que atualmente atende apenas São Paulo e Rio de Janeiro, conforme informações constantes no texto analisado. Além disso, enfrentar a concorrência de outros aplicativos que já alcançaram popularidade, como por exemplo, o Moovit, que está presente em 80 países, com 150 milhões de usuários, ofertando informações de itinerários e horários de ônibus, metrô, trem, balsa, entre outros.

Mais conteúdos dessa disciplina