Buscar

avaliando 4civil 5

Prévia do material em texto

Isabela possui um irmão chamado Pedro que é casado com Renata. Isabela, em razão de desavenças com Renata, insiste em afirmar que não possui grau de parentesco com ela, mas resolveu estudar o assunto com sua vizinha Ana, advogada. Ana respondeu para Isabela que, de acordo com o Código Civil brasileiro, Renata é sua parente
		
	
	d) civil em linha colateral de terceiro grau.
	 
	b) por afinidade em linha colateral de terceiro grau.
	
	e) natural em linha colateral de primeiro grau.
	
	a) por afinidade em linha colateral de primeiro grau.
	 
	c) por afinidade em linha colateral de segundo grau.
	Respondido em 19/11/2020 10:44:51
	
Compare com a sua resposta: a) casamento válido, foi convalidado pela coabitação art. 1559 CC b) somente dissolução 1571 § 1º CC c) direito da personalidade art. 16 CC d) como teve suplemento judicial, somente separação legal 1641 CC
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Maurício e Roberta estão separados há dois anos e possuem um filho, Bruno, com três anos de idade. Maurício possui o direito de conviver com Bruno, sob forma de visita regulamentada, em finais de semana e quartas-feiras quinzenais. Contudo, ele sentiu-se incomodado com as dificuldades em obter informações de interesse do filho, especialmente as escolares, além de pretender passar mais tempo em sua companhia. Assim, Maurício ajuizou uma ação de guarda compartilhada, sobre a qual é correto afirmar que:
		
	 
	quando não houver acordo quanto à guarda do filho, encontrando-se ambos os genitores aptos a exercer o poder familiar, será aplicada a guarda compartilhada, salvo se um deles declarar ao magistrado que não deseja a guarda do menor;
	
	para estabelecer as atribuições do pai e da mãe, o juiz poderá basear-se em orientação técnico-profissional ou de equipe interdisciplinar, cabendo à parte interessada ajuizar outra ação, de regulamentação de visita, para que seja definida a convivência familiar;
	 
	se o juiz verificar que o filho não deve permanecer sob a guarda do pai ou da mãe, deferirá a guarda a pessoa com maior relação de afinidade e afetividade e condições financeiras para o seu sustento;
	
	não há obrigação legal para a prestação de informações por parte do estabelecimento público ou privado a qualquer um dos genitores.
	
	a guarda compartilhada pressupõe necessariamente a alternância do tempo de convívio com o filho, devendo ser consideradas as condições fáticas e os interesses dos filhos;
	Respondido em 19/11/2020 10:44:53
	
Compare com a sua resposta: A CF/88 inaugurou uma nova visão da família. Não mais vista como família patriarcal, hierarquizada e exclusivamente matrimonial, modelo próprio do CC/16, a concepção de família se pluralizou, de tal modo que passou a ser reconhecida e protegida pelo Estado em seus mais diferentes modelos. A CF/88, inclusive, passou a admitir expressamente a família informal, oriunda da união estável, como também a família monoparental, sendo a constituída por um dos pais e seus descendentes. Além desses modelos, a doutrina também cita outras formas de entidade familiar que igualmente gozam de proteção estatal: a família homoafetiva (decorrente da união de pessoas do mesmo sexo); família matrimonial (decorrente do casamento); família eudemonista (caracterizada pelo vínculo de afeto); e família composta/recomposta (constituída depois do desfazimento de relações afetivas pretéritas).
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Fabiana e Mauro são casados pelo regime da separação convencional de bens e possuem dois filhos: Amanda e Pedro, de 19 e 16 anos, respectivamente. Mauro é filho de José, que se encontra com 65 anos. Mauro sofreu um acidente automobilístico e, em razão da violência do acidente, está em estado de coma, impossibilitado de exercer os atos da vida civil, razão pela qual sua interdição tornou-se necessária. Diante dos fatos narrados, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Não haverá curador
	 
	Como Mauro possui ascendente vivo e capaz, este será nomeado seu curador, na forma da lei.
	 
	Fabiana será nomeada curadora de Mauro, na forma da lei
	
	Fabiana, em razão do regime de bens que rege o casamento, não poderá ser nomeada curadora de Mauro.
	
	A filha de Mauro, por ser maior e capaz, será nomeada sua curadora, na forma da lei.
	Respondido em 19/11/2020 10:44:58
	
Compare com a sua resposta: Alguns tribunais brasileiros estão aceitando a coexistência da maternidade socioafetiva com a maternidade biológica em situações como a narrada. De fato a lei não prevê a possibilidade de vínculo pluri ou multi parental, no entanto, o reconhecimento dos nova arranjos familiares e a valorização dos vínculos afetivos permite sustentar a coexistência da maternidade biológica e da maternidade sócio afetiva, reconhecendo-se também a filiação decorrente desta.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	(Questão 21 120º Exame OAB-SP) Assinale a opção correta.
		
	
	A hipoteca legal concedida a incapaz sobre imóvel de tutor, já devidamente inscrita, não poderá ser cancelada, mesmo que o patrimônio do menor seja de valor considerável e o tutor tenha reconhecida idoneidade.
	
	Não se pode, no direito brasileiro, declarar morte presumida, sem antes decretar ausência, indicando curador.
	 
	A curatela do enfermo ou portador de deficiência física opera-se por interdição, nomeando-se curador cuja autoridade se limitará apenas à pessoa do curatelado, não se estendendo à regência de seu patrimônio.
	 
	Há responsabilidade solidária pelos danos causados pelo tutor a tutelado, não só daquele que tinha o dever de fiscalizar a atividade do tutor como daquele que tiver concorrido para a causação dos referidos prejuízos.
	
	Trata-se de crime formal ou de consumação antecipada.
	Respondido em 19/11/2020 10:44:59
	
Compare com a sua resposta: Roubo próprio. art. 157, caput do CP
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Analise as afirmativas, depois assinale a alternativa correta:
		
	
	b- O parentesco entre marido e mulher é de 1° grau e por afinidade;
	
	c- O parentesco em tio e sobrinho é consangüíneo, na linha colateral e de 4° grau;
	 
	e- O parentesco entre o genro e a sogra é de 1° grau, por afinidade e em linha reta, não se extinguindo mesmo que se dissolva o vínculo que o originou.
	
	d- O parentesco entre irmãos é consangüíneo, na colateral de 1° grau;
	
	a- O parentesco entre pai e filho e avô e neto são sempre em linha reta e consangüíneo;
	Respondido em 19/11/2020 10:42:24
	
Compare com a sua resposta: a) Não é possível a convolação de ação de divórcio em procedimento administrativo de divórcio. Isso porque o processo judicial somente pode ser finalizado pela via do Poder Judiciário, ainda que se extinga por meio de sentença meramente homologatória da desistência da ação. Se Adalberto e Marieta pretendem realizar o divórcio por escritura pública, devem desistir da ação judicial a fim de extinguir o processo judicial (Art. 267, VIII, do CPC) e ingressar com a medida extrajudicial de dissolução do vínculo conjugal, com base no Art. 1.124-A do CPC, OU mesmo ingressar com a medida administrativa e comunicar ao Juízo perante o qual tramita a ação judicial de divórcio, requerendo a extinção do processo por falta de interesse processual por motivo superveniente. b) Sim, é possível a realização do divórcio sem prévia partilha dos bens, podendo manter os bens comuns do casal em condomínio. É o que autoriza o Art. 1.581 do CC.

Continue navegando