Buscar

P.E_VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO_POSTAGEM_2_PEVAE

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO (PE: VAE) 
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ARNOLDO SANTOS DOS SANTOS RA: (1926901)
FRANCISCO TIAGO LINHARES DOS SANTOS RA: (1911633)
 
São Sebastião da Boa Vista
2020
sumário
AULA 1	3
IDENTIFICAÇÃO	3
CONTEÚDOS	3
OBJETIVOS	3
RECURSOS	3
ETAPAS DA AULA 	3
Introdução ao Tema	3
Desenvolvimento da aula	3
Atividades para os estudantes	4
AVALIAÇÃO	4
FONTES/REFERÊNCIAS	6
AULA 2	7
CONTEÚDO	7
OBJETIVOS	7
RECURSOS	7
ETAPAS DA AULA	7
Introdução ao tema	7
4Desenvolvimento da aula	7
Atividades para os estudantes	8
AVALIAÇÃO	9
AULA 3	11
CONTEÚDO	11
OBJETIVOS	11
RECURSOS	11
ETAPAS DA AULA	11
Introdução ao tema	11
Desenvolvimento da aula	11
Atividades para os alunos	12
AVALIAÇÃO	12
AULA 1 
Identificação 
Nível de Ensino/Turma: Ensino Fundamental ll-6° ano Disciplina: História 
Tema da aula: Por que estudar História? Quantidade de aulas: 03 aulas
Conteúdos
Por que estudar História? Conhecendo nossa realidade. 
Objetivos 
· Conhecer algumas das principais motivações para o estudo da História;
· Reconhecer que parte de nossa cultura foram herdados de pessoas que nos antecederam.
Recursos 
Livros didáticos, quadro branco, pincel de quadro branco, papel A4, caneta, lápis e caderno.
Etapas da aula 
Introdução ao Tema
Começar enfatizando, as razões de estudar História. Mostrar que, independentemente de onde nascemos ou de nossa condição social, precisamos e é essencial saber o nosso passado e entender nossas origens. Compreender que parte do que somos atualmente adquirimos dos que nos antecederam. Portanto, estudar o passado amplia profundamente o conhecimento de nossa cultura contemporânea. 
Duração: 10 minutos
Desenvolvimento da aula
Ao ressaltar a introdução do tema, pedir aos alunos que utilizem seu próprio livro, para fazerem leitura coletiva do conteúdo em estudo. Depois, realizar leitura por parágrafo, feita por aluno que se disponibilizar a ler. De acordo com a leitura, o professor irá fazer as explicações do texto. E dessa forma, o professor deverá criar um ambiente de troca de diálogo e experiência para que facilite a compreensão do conhecimento em estudo e, o educando possa entender os processos históricos de nossas origens. E a partir desse esclarecimento o discente possa ser capaz de conhecer os motivos para o estudo da história, reconhecer que parte de nossa cultura foram adquiridos de pessoas que viveram no passado, que as informações históricas também amplia nossos horizontes, levando-nos a ter conhecimento de nossas culturas e de outros povos que nos antecederam. 
Duração: 30 minutos
Ao final da explicação, distribuir as atividades (cópias). 
Duração: 5 minutos
Atividades para os estudantes
1. Responda:
1. Em sua opinião, qual é a importância de conhecer o passado?
1. Como chama-se ao conjunto de experiências que aprendemos com a comunidade em que vivemos?
1. Há várias razões que justificam o estudo da história. Marque a única alternativa que não possui uma dessas razões:
1. Conhecimento de outros grupos humanos e outras culturas;
1. Compreensão do tempo presente;
1. Previsão de acontecimentos do futuro;
1. Entendimento de que não há culturas melhores ou piores;
1. Conhecimento de nossas origens.
1. Pesquise
1. Quais as colaborações dos indígenas e portugueses em nossa cultura?
1. Em sua opinião, essas contribuições foram importantes? Explique?
Avaliação 
A avaliação será feita pela observação do professor, no decorrer da aula e das atividades de fixação através das perguntas e pesquisas realizadas pelos educandos, levando em consideração o empenho e participação de cada aluno.
 
4
fONTES/referências
Seriacopi, Gislane Campos Azevedo. Inspire história: 6° ano: ensino fundamental: anos iniciais/Gislane Campos Azevedo. Seriacopi, Renaldo Seriacopi-1. ed-São Paulo: FTD, 2018.
aULA 2
1. CONTEÚDO
A marcação do tempo, tempo cronológico e tempo histórico.
oBJETIVOS
· Compreender diferentes formas de marcar o tempo;
· Perceber que os calendários são construções culturais;
· Diferenciar o tempo cronológico e tempo histórico.
RECURSOS
Caneta, lápis, papel A4, marcador de quadro branco, quadro branco, livro e cartaz.
ETAPAS DA AULA
Introdução ao tema
Ao começar a aula, ressaltar para os alunos como foi se desenvolvendo o sistema de marcação do tempo no decorrer da história da humanidade. Mostrar a importância desse conhecimento para garantir e ajudar a sobrevivência das comunidades e em seguida, fazer uma leitura em voz alta junto com os alunos. Depois, pedir para cada aluno fazer uma leitura silenciosa, para se familiarizar com o conteúdo. 
Duração: 15 minutos.
Desenvolvimento da aula
Ao terminar a introdução do tema e a leitura feita por cada aluno, o professor então, irá fazer a explicação do conteúdo em estudo. Iniciar colocando questões que aproxime o conteúdo com a realidade dos discentes, como as atividades que fazem no seu cotidiano, desde o acordar até o momento de dormir. Contextualizar a realidade temporal com as que estão relacionadas com a realidade dos antepassados. Mostrar a importância e o valor da marcação do tempo para a vida das pessoas.
Aproveitar o conhecimento prévio de cada aluno, para isso fazer as seguintes questões: a que horas acordam? O que fazem durante a manhã? O que fazem quando voltam da escola? O que costumam fazer após o jantar? A que horas costumam dormir?
Sobre o tema cronológico, dizer que, a observação e o conhecimento de eventos naturais contribuíram para a avalição da passagem do tempo e o aprofundamento desses acontecimentos ajudou para o surgimento de vários calendários ao longo da história da humanidade, facilitando a formação da ideia do tempo cronológico. Esclarecer para os educandos que a marcação do tempo e uma convenção e que cada indivíduo pode marcar a passagem do tempo como lhe convier.
Uma pessoa pode, por exemplo, determinar que a duração de um dia e o tempo decorrido entre um jantar e outro. Portanto, podemos dizer que a recorrência dos acontecimentos naturais é o que determina a divisão proporcional do tempo cronológico.
Para a compreensão do tempo cronológico e tempo histórico, o professor apresenta em um cartaz duas colunas, uma para o tempo cronológico e outra para o tempo histórico. E pede para a turma falar as diferenças entre o tempo histórico e cronológico de acordo com a citação dos alunos, o professor também anotará as características de cada medida temporal. Por meio dessa dinâmica, mostrar a diferença entre um tempo e outro.
Dizer aos alunos que a duração dos acontecimentos históricos tem ritmo próprio e pode ser de curta, média e longa duração. Exemplo: de curta duração, gestação humana leva menos de um ano; de média duração pode levar até um século, como a ditadura civil-militar brasileira e eventos de longa duração que podem durar vários séculos como a escravidão antiga ou moderna.
Duração: 25 minutos.
Atividades para os estudantes
1. Qual o tipo de calendário utilizado no brasil?
2. Os calendários usados por diferentes povos são todos iguais? Explique sua resposta e cite exemplos.
3. Há muitas maneiras de organizar o tempo. Uma das mais utilizadas hoje em dia é a do calendário gregoriano. Sobre ele, marque a alternativa correta. 
1. Tem como marco inicial o ano que Jesus Cristo nasceu;
1. É o único calendário correto, pois os demais apresentam erros nas marcações das datas;
1. Foi feito tomando como base o movimento da lua;
1. Não permite localizar no tempo os fatos ocorridos antes do nascimento de Cristo;
1. E utilizado apenas para agendar atividades religiosas.
4. Conceitue:
1. Tempo histórico;
1. Tempo cronológico.
Duração: 5 minutos para a distribuição das atividades.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante a aula, levando em consideração a participação e o empenho de cada aluno, através da exposição dos conteúdos e das atividades de fixação de cada um.
 
FONTES / REFERÊNCIAS
Seriacopi, Gislane Campos Azevedo. Inspire história: 6° ano: ensinofundamental: anos iniciais/Gislane Campos Azevedo Seriacopi, Renaldo Seriacopi-1. ed-São Paulo: FTD, 2018.
AULA 3 
1. CONTEÚDO
As fontes do historiador.
OBJETIVOS
· Entender o trabalho do historiador e a importância das fontes históricas.
RECURSOS
Quadro, pincel de quadro branco, papel A4, caneta, lápis, etc.
ETAPAS DA AULA
Introdução ao tema 
Ao iniciar a aula será apresentado aos alunos o assunto a ser tratado, as fontes do historiador. Dialogar com os alunos através de perguntas como: o que são fontes históricas? Para que serve as fontes históricas?						 
Criar um ambiente de diálogo entre professor e alunos, onde os educandos possam se expressar e assim compartilhar e ampliar seus conhecimentos prévios.
Duração: 10 minutos
Desenvolvimento da aula
Ao coletar as informações dos alunos sobre o que são fonte históricas? Para que serve as fontes históricas? O professor acrescenta sua explicação; mostra como é o trabalho do historiador, como ele encontra informações a respeito do que muitas vezes aconteceu a vários séculos. 
Explanando que o historiador para estudar os acontecimentos ocorridos, precisa fazer análise do passado com base em fontes, vestígios, indícios ou evidências históricas, que são marcas de experiências dos seres humanos ao longo dos tempos. Pedir nesse momento para os alunos citarem as fontes e o professor acrescenta as que faltarem. Dizer que apesar das cartas, artigos de jornal, certidões de nascimento, fotografia, pinturas, gravuras, mobiliários, roupas, além de uma série de outros objetos, como moedas, ferramentas etc. ainda temos também as tecnologias que hoje o historiador pode utilizar, depoimento orais gravados, filmes, exames da área medica, e outros recursos. Informar aos alunos que as fontes relacionadas acima são chamadas de evidências materiais. Temos também as evidências imateriais que são as maneiras de fazer um bordado ou tipo de alimento, o jeito especial de contar uma história, de fazer um objeto, entre outros. 
Para auxiliar a exposição do conteúdo, utilizar exemplos e objetos do cotidiano do aluno.
Duração: 25 minutos
Atividades para os alunos
1. Cite as fontes históricas:
1. Evidências materiais;
1. Evidências imateriais.
2. Das fontes citadas na questão 1, enumere os objetos que podem ser usados como fontes históricas para encontrar um pouco da história de sua família.
3. Qual é o objeto de estudo do historiador?
4. Pesquise e construa uma linha do tempo com os acontecimentos significativos de sua escola.
Duração: 10 minutos
AVALIAÇÃO 
A avaliação será contínua, levando em consideração a participação e o desempenho de cada aluno durante o desenvolvimento da aula e das atividades. 
FONTES/REFERÊNCIA
Seriacopi, Gislane Campos Azevedo. Inspire história: 6° ano: ensino fundamental: anos iniciais/Gislane Campos Azevedo Seriacopi, Renaldo Seriacopi-1. ed-São Paulo: FTD, 2018.