Buscar

Aula Inaugural

Prévia do material em texto

IES: FAVI/FACES Vitória
Aluno: Rosimery Bina Cardoso Gonzaga Matrícula: UP18121755
Curso: Pedagogia Semestre: 6º
RESUMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Live: Aula Inaugural
Data do Evento: 03/08/2020
A pandemia trouxe um grande impacto para todos, pois não escolheu, raça, cor, sexo, classe social, enfim, e o mundo ficou completamente parado, tudo fechado, economia parada. Mais a pandemia do Covid 19 vem atuar como um acelerador de um processo, aquilo que já estávamos evoluindo, como por exemplo o trabalho remoto, home office. Como tudo precisamos observar os dois lados, pois trouxe benefícios.
Toda vez que o planeta passa por uma guerra, uma pandemia ou uma grande transformação tecnológica, surgem transformações em toda sociedade e na forma de viver, e não seremos mais o que éramos anteriormente. Um grande exemplo foram as guerras, que desencadearam o movimento das mulheres. O que deu as mulheres o direito ao voto, a política, ao trabalho, elas precisaram desenvolver habilidades e capacidades diferente daquelas previstas. A mulher com isso ganha um poder relevante, e isso foi um grande avanço.
Vivemos em um mundo Volátil, incerto, complexo e ambíguo, não podemos ter o mesmo comportamento de antes, pois não somos mais os mesmos de antes. E a educação também sofreu grandes transformações com essa Pandemia do Covid 19. Passamos a exercitar uma educação integral, não no sentido de ser um período integral. Mais uma educação integral no sentido de enxergar o aluno em todas as suas dimensões, como social, emocional, ética. Ela permeia esse aluno em todas as suas dimensões.
A adequação ao ensino atual é uma realidade, e precisamos ter profissionais qualificados e preparados. É necessário desenvolver no sujeito as 5 macros competências, para que ele se desenvolva na sua totalidade.
Matriz de competência sócios emocionais. As 5 macros competências:
· Resiliência emocional, capacidade de me conhecer; (intrapessoal, eu comigo mesmo);
· Engajamento com os outros (interpessoal);
· Amabilidade, pra eu conhecer alguém é necessário empatia e respeito;
· Auto gestão, foco, responsabilidade, organização, determinação e persistência. Sem ela não conseguimos terminar o nosso curso por exemplo;
· Abertura ao novo, é você se abrir para coisas que devem acontecer.
A escola é um excelente lugar para desenvolver todas essas competências e habilidades. 
A ciência mostra que podemos utilizar dela como elemento para conseguir ajudar os alunos a aprender. Uma criança que desenvolve as competências sócio emocionais ela adiciona 3 meses e meio de aprendizado, e nesse cenário de pandemia, se voltarmos com uma realidade diferente conseguiremos recuperar o tempo perdido. 
Você nasce com as competências potencialmente desenvolvidas em você, mais precisa ser desenvolvida essas habilidades. As competências podem ser aprendidas e desenvolvidas, e aprendidas de forma intencional. O professor precisa primeiro desenvolver nele essas competências, porque ele só pode ensinar o que ele possui. 
Como as crianças de baixa renda, com menor condições e possibilidades terão desenvolvidas essas habilidades? Precisamos oportunizar a essas crianças para que se desenvolvam sócio, política e economicamente. 
A educação é primária, acima de todas as outras coisas, e tratar como base a ciência e não o achismo. Para uma excelente educação não são necessários muitos recursos, mais é necessário um trabalho de políticas públicas. A ciência precisa fazer parte da educação, pois a educação salva vidas, muda histórias. Precisamos mudar a educação no nosso país, pra que a educação mude o nosso país e o mundo... Agora é hora de mudar a educação tradicional e ensinar o aluno a aprender e a se conhecer. O desenvolvimento de competências sócio emocionais alavancam o desenvolvimento cognitivo. Você potencializa toda dimensão cognitiva desse aluno.

Continue navegando