Buscar

Atividade 1 Estrategias de Negociação

Prévia do material em texto

A inteligência emocional é um conceito relacionado com a chamada "inteligência social". Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade. Uma das grandes vantagens desses indivíduos é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões. Entre as características da inteligência emocional, está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos.
Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados ao longo da disciplina, responda: quais são as dimensões da inteligência emocional e como aplicá-la numa situação real?
A dimensão da inteligência emocional pode e deve ser utilizada o tempo todo em nosso cotidiano tanto na área social em ambiente familiar ou no seu trabalho e na convivência social os benefícios de usar sua inteligência emocional podemos usar como exemplo em qualquer atividade profissional mais especificamente em resoluções de conflitos em uma negociação.
Um bom negociador ou gestor deve treinar suas as habilidades em inteligência emocional.
As estratégias de negociação esta relacionada a três variáveis básicas: Tempo; Poder e a Informação.
Segundo o que estudamos no capítulo para alguns autores existem algumas dimensões que criam condições mais ou menos favoráveis para que uma negociação tenha sucesso. A experiência e a paciência e a relevância dos negociadores envolvidos é importante na condução para resolução de conflitos.
As relações intrínsecas e interpessoais as ações e reações das partes envolvidas podem ser amenizadas usando a inteligência emocional. Segundo os autores “Lewicki; Saunders e Barry (2014)” podem afirmar que existem cinco perfis de gestão de conflitos:
Competição, concessão, inação, solução de problemas e acordo.
Segundo os autores, alguns possíveis comportamentos em algumas situações cabem ao negociador elevar as doses de automonitoramento para que a negociação seja bem sucedida ou resolvida da melhor forma possível.
O automonitoramento e uma das cinco dimensões da chamada inteligência emocional, segundo “Goleman (1995)” é a capacidade do ser humano reconhecer e entender suas próprias emoções e as dos outros sabendo como controla-las de acordo com o momento vivenciado.
A autoconsciência é a capacidade de uma pessoa conseguir identificar o que está sentindo. Como por exemplo, a irritabilidade ao longo do dia devido a falta de alimentação.
Automotivação que consiste na habilidade do individuo de conseguir manter motivadores internos a despeito de dificuldades como, por exemplo, acordar cedo mesmo estando frio e ir correr ou até mesmo cursar um curso superior já com a idade avançada, para sua própria automotivação.
Empatia quando o indivíduo consegue identificar os mesmos gostos e sentimentos d outras pessoas e com elas se identificar. Essa habilidade e muito importante para que um negociador consiga identificar de forma correta quais são as motivações e necessidades reais da outra parte além das que já são claramente expostas.
Habilidades Sociais é a habilidade de uma pessoa conseguir se relacionar e entender diferentes tipos pessoas e grupos, por exemplo, um individua que consegue se comunicar de forma efetiva com crianças e também em uma reunião com clientes. 
Podemos perceber que é importantíssimo que um bom e experiente negociador possua um grande conhecimento de inteligência emocional para ter sucesso em sua atividade. Saber qual forma de lidar com os diferentes tipos de situações e nas resoluções de conflitoso
Segundo “Lewicki; Saunders e Barry” (2014) e preciso entender os perfis de comportamento em uma negociação. Para eles para cada estilo negocial , existe uma recomendação de ação e que para identificar qual estilo deve ser utilizado e demandada uma percepção muito apurada da situação vivenciada. E que para cada situação o desenvolvimento das diferentes dimensões da IE mais notadamente o automonitoramento e empatia são fundamentais.
Podemos compreender que a inteligência emocional está intimamente ligada a percepção mais apurada que alguns indivíduos possuem em maior grau em relação a outros indivíduos e que é possível o aprimoramento através de estudos, foco e objetividade na prática e com a experiência adquirida durante sua vida.
Podemos citar alguns exemplos da importância da inteligência emocional : os professores; os pais para educar e transmitir a seus filhos princípios de valores e também de carinho. Posso citar um caso particular eu gosto de jogar xadrez por passa tempo e vejo que quando estou irritado, cansado ou inseguro ou ao contrário se estou animado, feliz e seguro os resultados estão intimamente relacionados com o estado em que me encontro naquele momento durante uma partida. A inteligência emocional e importantíssima em certas situações como em tomadas de decisões importantes.

Continue navegando