Buscar

desafio colaborativo-Topicos Integradores lll

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA
TOPICOS INTEGRADORES III
 MARCIA JUSTINO DA SILVA
BIANCA INGRID FIGUEREDO DE OLIVEIRA
ALUNO
Desafio Colaborativo:
2. Leia o seguinte texto:
O Brasil, em pleno século XXI, continua se preocupando com o índice de analfabetismo. Vimos em nossos estudos que esta preocupação vem desde os jesuítas, sofrendo mudanças (de objetivos, metodologias e tendências pedagógicas) de acordo com as demandas sociais, políticas e econômicas, ao longo dos anos.
A Nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC, prevê a diminuição deste período de alfabetização para os dois anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando que as crianças das escolas públicas tenham as mesmas oportunidades de serem alfabetizadas em tempo menor que as crianças que estudam em escolas privadas.
O Brasil é um país com número alto de analfabetismo, não podemos negar que os Jesuítas foram os primeiros pedagogos na época, mais a educação era para catequizar os índios com intuito de diminuir o analfabetismo, porem houve mudanças de objetivo metodológico, metodologia e tendências pedagógicas, então surgiu a elaboração da base nacional comum curricular preocupado em acabar com analfabetismo. Nas discussões fica dúvida qual é o ano de escolaridade certo para se alfabetizar, antes o prazo era de três anos que sabia ler e escrever e agora com a BNCC antecipou para 2 anos, acredito que essa redução prejudica no ensino aprendizagem da criança pois mesmo os alunos tendo acesso à tecnologia, cada criança tem seu tempo de aprender.
“A BNCC reconhece a especificidade da alfabetização e propõe a mescla de duas linhas de ensino: a primeira indica para a centralidade do texto e para o trabalho com as práticas sociais de leitura e escrita, a segunda soma a isso o planejamento de atividades que permitam aos alunos refletirem sobre o sistema de escrita alfabética (estudar, por exemplo, as relações entre sons e letras e investigar com quantas e quais letras se escreve uma palavra, e onde elas devem estar posicionadas ou como se organizam as sílabas)”.
Referencia:
Novaescola, O que a Bncc propõe para a alfabetização? Alfabetização explícita.
Disponível em: < https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/40/o-que-a-bncc-propoe-para-a-alfabetizacao > Acesso em 13 de novembro de 2020.

Continue navegando