Buscar

Atividade contextualizada oficina de textos em português

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A OBRA DE CHICO BUARQUE E SEU ALCANCE TEMPORAL NA ANÁLISE DO ARTIGO “A LINEARIDADE TEMPORAL PARTIDA EM LEITE DERRAMADO – A ANACRONIA E A MENTE EMBARALHADA DO NARRADOR”
 
Nome Completo: Francisco das Chagas Oliveira Pessoa 
Matrícula: 01315830
Curso: Letras 
No resumo da referida obra há a seguinte descrição chamativa do contexto geral: a ocorrência de analepses (retoma o que foi dito) e de prolepses (projeta o futuro), o que causa a não linearidade do tempo no texto. Roberta Cavalcanti, de 35 anos, autora do artigo, cita que o narrador se aproveita desta dicotomia: relação temporal entre presente, passado e futuro (sabe-se que o narrador é inventado pelo autor, haja visto que o narrador relata o texto. Um romance é uma narrativa de ficção, que narra com mais profundidade uma determinada história). O artigo, em outras palavras, aborda o romance de Chico Buarque, Leite Derramado, em que um ancião, na eminência do seu falecimento, narra a sua vida e sua história familiar. 
No primeiro subtítulo do artigo, “O leite”, é mostrado o narrador, Eulálio, que tinha ciúmes de Matilde, esposa dele, e é mostrado a forma como ele contava a suas filhas sobre a morte da mãe (dentre algumas possibilidades citadas no texto, a mais provável era a morte por tuberculose em um sanatório, segundo Moisés, 2009). Depois dessa descrição que já demonstra um contexto instigante de leitura, no segundo subtítulo, “o derramar do tempo”, a autora nos traz um pensamento de Santo Agostinho sobre o tempo, as classificações/divisões do romance (as definições desses tipos acompanhadas da definição do que é uma analepse e do que é uma prolepse, e, especificando-os, usa-se uma citação de Reuter, de 1996.) Outro ponto interessante é que ela cita outra frase, de Nunes,1988: o tempo é apresentado por meio dos acontecimentos. No último subtítulo da obra, “o leite e o tempo derramado”, basicamente há a explicação do porquê do título do artigo, no qual se destaca a explanação da mente confusa de Eulálio, além da exemplificação da não linearidade temporal (o que ele narrava, ao ter 30 anos, era como se narrasse algo, tendo 20 anos de idade – aqui há a marca do tempo psicológico). Outra marca importante neste último subtítulo, é a especificação do momento em que ocorre a analepse na obra de Buarque, ademais que a anacronia (não obediente a uma sucessão de fatos ou fenômenos de forma lógica) está presente na obra dele no quesito de que os acontecimentos citados estão presentes na mentalidade do narrador, cuja intencionalidade é fazer com que o leitor ideal entenda a relação prolepse-analepse interligando-se com as memórias confusas de Eulálio, o narrador. Inclusive, há uma analogia em que se compara a obra de Chico com uma obra cinematográfica – um filme. Na introdução do artigo, Roberta aborda um breve contexto histórico do século XX, explicitando-se dos motivos pelos quais há a marca da não linearidade no texto de Buarque. Enquanto isso, nas considerações finais, ela explica que o tempo é o ponto crucial que especifica a intenção do narrador. Ela também afirma que é a ruptura do tempo que destaca a obra num patamar de grande romance, tece elogios no modo como Chico Buarque soube trabalhar os conceitos anacrônicos sem se perder na sua obra. 
 O artigo demonstra concisão e objetividade das ideias, tomando-se de analogias, citações, paráfrases, comparações temporais, técnicas argumentativas que deixam uma resenha crítica sem marcas de subjetividade; a abordagem nos 3 subtítulos principais foi breve, referenciando-se às partes que mais chamaram a atenção dela, dando-nos uma clareza de progressão textual. Soube explorar os elementos de uma resenha, citados no artigo, incluindo, as referências bibliográficas. O conceito de linearidade e suas especificações é bastante presente em todo o artigo, afinal, uma resenha crítica (TODAMATÉRIA,2020) é gênero textual informativo, descritivo e opinativo sobre uma determinada obra. 
A resenha da obra de Chico Buarque é bastante fiel ao que ele aborda na obra Leite Derramado, ademais que a exploração sobre a referida obra busca citações de outros autores com o intuito de dar mais embasamento ao artigo 
Referências
SerEducacional, [2020]. Disponivel em: <https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_31313_1/outline>. Acesso em: 28 outubro 2020. disciplina FUNDAMENTOS DA TEORIA LITERÁRIA, e-book, unidade 3.
CAVALCANTI, R. Recanto das Letras. A linearidade temporal partida em Leite Derramado - a anacronia e a mente embaralhada do narrador, 06 setembro 2011. Disponivel em: <https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-literatura/3204109>. Acesso em: 29 outubro 2020. código do texto: T3204109..
DIANA, D. Como fazer uma Resenha Crítica. TODAMATERIA, 2011-2020. Disponivel em: <https://www.todamateria.com.br/resenha-critica/>. Acesso em: 30 outubro 2020. Artigo revisado em 29/10/20.
DICIO. Dicionário online de português. Significado de Anacronia, 2009-2020. Disponivel em: <dicio.com.br/anacronia/>. Acesso em: 30 outubro 2020. Dicio, Dicionário Online de Português, definições e significados de mais de 400 mil palavras. Todas as palavras de A a Z.
No Nno No No NohhhhhParte inferior do formulário

Outros materiais