Buscar

Atividade contextualizada Fundamentos da navegação aérea

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVERSUS VERITAS
CURSO: CIÊNCIA AERONÁUTICAS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA TEORIA DE VOO
PROFESSOR: PEDRO IVO
ALUNO: VINÍCIUS DE ALMEIDA ROCHA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
 A profissão de piloto tem sido alvo de cobiça por muitos jovens que querem ter uma carreira profissional com boa remuneração e possibilidade de conhecer o mundo viajando, mas para isso requer muita dedicação, esforço e principalmente investimento para obter os conhecimentos e certificados necessários para exercer essa profissão. Um bom planejamento financeiro e uma boa “pechinchada” serão de extrema valia para conseguir realizar as horas de voo de maneira mais rápida e com o preço mais acessível ao bolso do estudante.
 As horas de voo podem ser realizadas em três tipos de aeronaves, são elas: CAP 4-Paulistinha, Aero Boero 115 e Cessena 152. Cada aeronave tem seus pós e contras e o aluno tem que optar o que melhor se encaixará para ele. O Paulistinha é um avião de fuselagem simples com 10,7 metros de envergadura, 6,7 metros de comprimento, 2 metros de altura, pesa 434 kg, motor 90 HP e tem capacidade de 2 tripulantes, a seu favor está menor custo da hora de voo ( o aeroclube do paraná cobra 326 reais a hora para não sócio) e comandos dóceis, e contra está o fato de ser um projeto ultrapassado, existem poucos aviões disponíveis, tem restrição a voo local e faz apenas voos VFR.
 Já o Aero Boero 115 é uma aeronave de fuselagem tipo treliça de aço soldado e revestido de tela com 10,72 de envergadura, 7,27 de comprimento , pesa 530 kg , motor 115 HP e tem capacidade de 2 tripulantes, a seu favor está o menor custo da hora de voo (o aeroclube de Resende no Rio de Janeiro tem alguns pacotes especiais, mas um voo a vulso sai em média a um preço de 420 reais) e sua maior potência. Considerando o lado “ruim” podemos citar os mesmos contras do Paulistinha.
 O Cessena 152 é a aeronave que se tornou consagrada por seu voo suave, docilidade nos comandos e manutenção simples. Com fuselagem e asas em metal, é uma aeronave com robustez, possui versão VRF e IFR e melhor acessibilidade para marcação da realização de horas e voo. Porém o seu valor em comparação aos demais é considerado um pouco mais elevado (variando um valor de 470 a 550 reais uma hora de voo) e tem um espaço interno bastante limitado, o que costuma ser desconfortável para pessoas altas.
 Com isso, o aluno deve avaliar o que melhor se encaixa no seu objetivo e no seu orçamento, para conseguir concluir as 40 horas de voo para piloto privado e posteriormente as 110 horas para piloto comercial, para então ingressar no mercado de trabalho da aviação civil e alçar voos cada vez maiores.
Referências Bibliográficas:
http://www.aeroclubeparana.com.br/Hora-de-Voo.aspx
http://avia-pt.com/blog/aero-boero-ab-115-tehnicheskie-harakteristiki-foto
http://www.brasflight.com.br/paulistinha-brasflight-escola-de-aviacao/
http://www.aerocluberesende.com.br/precos/
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/avioes-para-aprender-pilotar_1391.html
http://aeroclubedobrasil.com.br/precos/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais