Buscar

Trabalho Acadêmico Benefícios (valendo 8 pontos para a AV2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNICARIOCA - UNICARIOCA
	DISCIPLINA: GESTÃO DE BENEFÍCIOS 
	TRABALHO ACADÊMICO VALENDO 0ITO PONTOS PARA A AV2
	NOME: Dayanne Rocha Barros
	MATRÍCULA:2020102246
	UNIDADE: RIO COMPRIDO
	TURMA: 163
	NOTA: 
	PROFESSOR: RICARDO LUZ
CADA QUESTÃO CERTA VALE UM PONTO.
DESAFIO 1: Indique o(s) benefício(os) que é(são) concedido(s) pelas empresas, aos trabalhadores contratados vindos de outros Estados.
Auxílio moradia, custeio das despesas de mudança, 30 dias de hotel (para o funcionário e dependentes), passagem de vinda para o estado, um salário a mais no primeiro salário do profissional.
DESAFIO 2: A empresa que concede transporte coletivo fica desobrigada de conceder o vale-transporte para os seus empregados? Justifique a sua resposta.
Sim, desde que cubra integralmente o trajeto dos empregados. 
DESAFIO 3: Com relação ao benefício auxílio-combustível, explique o que as empresas praticam com relação as duas modalidades desse benefício e quando elas passam a ser mais viável, financeiramente, para as empresas.
O vale combustível é um valor “fechado” que a empresa fornece ao colaborador antes dele ter um possível custo e o reembolso acontece quando a empresa devolve o dinheiro gasto por um funcionário com transporte após ele ter pagado a despesa. O vale combustível passa a ser mais viável financeiramente para a empresa porque evita que gastos extras sejam pagos para funcionários que pedem reembolso. Já o reembolso atende as necessidades da empresa, principalmente, quando trabalha com colaboradores que prestam serviços externos representando a companhia. 
DESAFIO 4: Qual é ou quais são as alternativas para uma empresa fornecer alimentação na própria empresa, sem assumir os custos de instalação de uma cozinha industrial?
Contratação de uma empresa especializada (que utiliza sua estrutura para preparar e distribuir as refeições) e “refeição transportada” (a refeição é preparada em uma cozinha industrial e é transportada para os colaboradores da empresa).
DESAFIO 5: Com relação ao auxílio-creche: a) Qual é a modalidade mais adotada pelas empresas e quais são as exigências para elas cumprirem essa modalidade?
Reembolso. Depende de prévia estipulação em convenção coletiva ou acordo coletivo; Deve ser concedido a toda empregada mãe, independentemente do número de mulheres do estabelecimento; A empresa deve dar ciência às empregadas da existência do sistema, afixando avisos em locais visíveis e de fácil acesso; Reembolso: até o 3º dia útil após entrega do comprovante; Cobrir, integralmente, as despesas com o pagamento da creche, pelo menos até os seis meses de idade da criança; A empresa deve comunicar à Delegacia Regional do Trabalho; O valor reembolsado não integra a remuneração para quaisquer efeitos.
 B) Qual a principal razão para as creches instaladas nas empresas não funcionarem adequadamente?
Procedência de mão-de-obra.
DESAFIO 6: Algumas organizações proporcionam um tratamento diferenciado para alguns funcionários demitidos. Quem, geralmente, recebe esse benefício? Quais os benefícios que eles recebem?
Esse benefício geralmente está associado a função do profissional demitido ou ao tempo de contribuição. Ele recebe uma indenização especial pelo tempo de serviço (relacionado a valor) e uma concessão temporária de alguns benefícios (assistência médica, seguro de vida e assistência alimentar). 
DESAFIO 7: Indique as principais vantagens e os principais cuidados que o RH deve observar em relação à adoção do Horário Flexível e da compensação de dias que antecedem ou sucedem os feriados.
Menos faltas e atrasos, maior produtividade, redução de horas extras, colaboradores mais satisfeitos, retenção de talentos e melhoria do clima organizacional. É necessário que o RH estipule os horários que devem ser cumpridos pelos funcionários da empresa e controle se os funcionários estão respeitando a carga horária que deve ser trabalhada. A compensação de dias “enforcados” (segundas-feiras ou sextas-feiras que antecedem ou sucedem os feriados comemorados nas terças ou quintas-feiras) não deve ser inferior a 15 ou 20 minutos diários e não deve exceder a uma hora, a fim de não tornar a jornada diária que já é longa, ainda mais excessiva.
O RH deve controlar o cumprimento efetivo das horas a serem compensadas pelos empregados.
DESAFIO 8: Explique duas alternativas pelas quais uma empresa de capital nacional, com operação só no Brasil, pode viabilizar o benefício Carreira Internacional, como uma estratégia de retenção e desenvolvimento de funcionários que façam parte do seu Banco de Talentos.
A carreira internacional pode ser viabilizada com a empresa assumindo integralmente as despesas do envio e estádia do funcionário ao exterior ou através da negociação com algum fornecedor seu que seja multinacional.

Continue navegando