Buscar

patologia caso clinico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução
No dia 07 de outubro de 2020 fui a fazenda boa vista do produtor Manoel Tarcísio onde foi passado um caso de um bovino macho adulto que apresentava um grande ferimento no casco posterior traseiro que causava bastante desconforto e dificuldades na locomoção. Devido ao fato o animal estava bastante debilitado. Que rapidamente já foi constatado um caso de podo dermatite em estado avançado. 
Desenvolvimento
A pododermatite é uma das principais doenças que acometem bovinos leiteiros. Ela consiste em uma lesão infecciosa nos cascos dos animais e em sua maioria ocorre devido à exposição do animal a superfícies irregulares, com pedras, pastos secos, ambientes úmidos e com más condições de higiene. Além do desconforto causado no animal, que sente dores e apresenta febre, a doença acarreta em prejuízos elevados aos produtores. Dentre os sintomas, observa-se diminuição da produção de leite, perda de peso, comprometimento da fertilidade e aumento na taxa de descarte. Por essa razão, o produtor deve ficar atento às diferentes áreas de manejo da fazenda, para prevenir e detectar o problema o mais cedo possível. 
Primeiramente e feita a limpeza e desinfecção de todo o local do procedimento. Logo após é feito a anestesia por bloqueio regional é o uso de anestésico local para inativar a ação de nervos sensitivos (que conduzem a dor) e assim impedir que o paciente sinta dor em áreas do corpo. O tipo de anestésico utilizado foi a lidocaína.
Terminado a limpeza e a anestesia o começou-se o procedimento de retirada de tecido necrosado foi notado a presença de Miíase no local. Após o procedimento foi colocado no local uma mistura de unguento e oxitetraciclina e feita a cobertura do local com faixa associado a aplicação de antibiótico intramuscular durante três dias e renovação das faixas.
Foto: Thiago Erik Assunção arquivo pessoal
Foi avaliado pelo produtor uma melhora significativa na qualidade animal incluído melhora na locomoção e ganho de peso. Demais instruções foram passadas inclusive o casqueamento preventivo pois foi observado animais que possa ter futuro problemas similar caso não seja o feito.
Fonte: https://www.milkpoint.com.br

Continue navegando