Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil Final Objetiva


Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil (PED79)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:638388) ( peso.:3,00)
	Prova:
	17450242
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Atualmente, enfrentamos muitas dificuldades no sistema educacional. A escola por meio de sua ação docente é um espaço que precisa assumir seu papel social, modificando o seu currículo, melhorando a formação docente e a sua proposta pedagógica. Quanto à construção do currículo, analise as sentenças a seguir:
I- As atividades desenvolvidas, as relações diárias entre alunos e toda a comunidade escolar, só acontece por intermédio do currículo.
II- É no currículo escolar que está concentrado todos os esforços para se atingir os objetivos para melhorar os níveis educacionais.
III- O professor é a peça fundamental, pois é por meio dele que as ações se materializam na escola e na sala de aula.
IV- Nós, como educadores, temos o compromisso de elaborar um currículo mais dinâmico e democrático. Já o currículo oculto é responsabilidade da direção escolar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	A subnutrição é um fator que traz muitos problemas de saúde. Essa alimentação inadequada e deficiente decorre de uma dieta alimentar baseada apenas em massas e gorduras. Sobre os problemas causados pela subnutrição, analise as sentenças a seguir:
I- A carência de determinados alimentos pode ocasionar doenças, como raquitismo e osteoporose.
II- A subnutrição é uma doença de adulto. Nenhum país registrou até hoje a morte de crianças decorrente desta doença.
III- A falta de uma alimentação saudável pode interferir na aprendizagem das crianças.
IV- O Governo Federal, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), desenvolveu programas sociais que contribuíram com a diminuição da desnutrição e da mortalidade de crianças.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	Muitas foram as discussões sobre a forma de ensinar ciências ao longo da história quanto ao professor entrar em sala de aula e apenas transmitir os conteúdos. Foram muitas as propostas elaboradas ao longo dos anos para realizar mudanças na prática pedagógica, principalmente em desenvolver metodologias eficazes que permitam ao aluno adquirir conhecimento científico. Sobre as propostas de renovação para o currículo de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O ensino tradicional foi extinto da sala da aula. Atualmente, os professores só utilizam didáticas pedagógicas inovadoras.
II- A forma de ensinar ciências deve ter um caráter experimental. O aluno deve seguir uma sequência estabelecida para ter a comprovação do que já foi ensinado na sala de aula.
III- O ensino expositivo é a melhor prática pedagógica a ser utilizada pelo professor. Nele, o professor não precisa relacionar os conteúdos ensinados com o conhecimento que o aluno possui.
IV- Não há uma fórmula mágica para ensinar ciências. O professor deve mediar a aprendizagem e permitir que o aluno participe de forma ativa na construção do próprio saber.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	4.
	Há alguns alunos que apresentam grandes dificuldades em compreender os conteúdos de ciências. Muito já foi discutido sobre a importância de modificar a prática adotada pelo professor em sala de aula. Estudos indicam que os comportamentos e as atitudes podem estar relacionados com a forma como eles receberam a sua formação básica. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos problemas do ensino de ciências é a separação que se estabelece entre a teoria e a prática.
(    ) A universidade, por ser um local de conhecimento, tem o compromisso social de preparar os futuros professores para uma formação que possa transformar a sociedade.
(    ) O futuro professor precisa estar envolvido na construção de projetos. Quando não é permitido a ele refletir sobre sua prática, acaba apenas reproduzindo os saberes.
(    ) A aprendizagem por meio do ensino da pesquisa e da extensão dificulta o entendimento dos conteúdos, pois os alunos possuem dificuldades em elaborar procedimentos científicos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	O professor é considerado a peça fundamental para a construção do currículo. É necessário que sua participação esteja voltada para a elaboração de um currículo mais dinâmico para ser trabalhado nas aulas de ciências. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A escola é um local de troca de experiências. Nela, a pluralidade cultural está presente em todos os espaços, e essa interação contribui para a elaboração do currículo.
	 b)
	As aulas de ciências devem priorizar o ensino tradicional para se chegar a uma aprendizagem significativa.
	 c)
	A escola não deve se envolver nos problemas da comunidade. Ela apenas deve se preocupar com as informações repassadas aos alunos.
	 d)
	A cultura de uma região não é um fator importante, nem é necessária ser considerada na elaboração do currículo.
	6.
	A disciplina de Ciências caracterizou-se por um ensino em que os professores utilizavam o livro didático como única fonte de leitura. A obrigação dos alunos era decorar os conteúdos para responder corretamente às provas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A seleção de conteúdos do currículo de ciências já eram predefinidos para serem trabalhados pelos professores. Desta forma, os alunos chegavam a uma aprendizagem satisfatória.
	 b)
	O currículo de ciências sempre apresentou conteúdos que faziam parte da realidade dos alunos e da escola.
	 c)
	O currículo de ciências, ao longo das décadas, baseou-se numa visão tradicional e conteudista, no qual as informações deveriam ser transmitidas aos estudantes.
	 d)
	Já na década de 70, o currículo de ciências apresentava uma visão contextualizada e os alunos participavam de forma ativa na aprendizagem.
	7.
	O Brasil, desde o ano de 1838, vinha apresentando um ensino mecanicista que privilegiava a transmissão de informações. A participação dos alunos era apenas responder aos questionários e às provas. No final da década de 50, o Brasil realizou grandes mudanças no currículo escolar, graças à ação do Instituto Brasileiro de Educação, Ciências e Cultura (IBECC). Quanto ao importante papel do IBECC na educação brasileira, analise as sentenças a seguir:
I- O IBECC teve como uma das finalidades a melhoria da qualidade do ensino de ciências, adotando um ensino experimental, com o intuito de promover a formação científica nos alunos.
II- Isaías Raw assumiu como líder do instituto do IBECC. Reconhecendo a dificuldade apresentada no ensino, ele elaborou vários projetos renovadores.
III- Um dos problemas enfrentados pelo IBECC foi a falta de equipamentos para laboratórios e de treinamento de professores.
IV- Os professores de Ciências não recebiam materiais didáticos, nem livros explicativos para a realização dos experimentos no laboratório. Isso dificultou o ensino.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	O texto a seguir foi extraído do livro "A escola como espaço sociocultural: múltiplos olharessobre educação e cultura".
[...] o processo educativo escolar recoloca a cada instante a reprodução do velho e a possibilidade da construção do novo, e nenhum dos lados pode antecipar uma vitória completa e definitiva. Esta abordagem permite ampliar a análise educacional, na medida em que busca apreender os processos reais, cotidianos, que ocorrem no interior da escola, ao mesmo tempo em que resgata o papel ativo dos sujeitos, na vida social e escolar" (DAYRELLl, 1996, p. 137). Analisando essa citação, podemos entender a escola como espaço sociocultural, devendo superar a visão homogeneizante e entender o aluno como um indivíduo que possui sua história, desejos e hábitos que são únicos. Diante disso, ao elaborar atividades investigativas, o professor deverá:
I- Considerar que todos alunos possuem o mesmo nível de conhecimento e ensinar de maneira uniforme, diminuindo as desigualdades de aprendizagem.
II- Através de sua didática pedagógica, desenvolver uma metodologia leve para os alunos perceberem a importância do ensino científico na vida prática, social e política.
III- Propor atividades que respeitem a realidade sociocultural do aluno, tendo a a ação pedagógica como instrumento motivador.
IV- Promover atividades diferenciadas no ensino de ciências, partindo de uma problematização, incentivando a pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AYRELL, Juarez. A escola como espaço sociocultural: múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	9.
	Há uma necessidade em realizar mudanças na base curricular, tanto na forma de ensinar ciências quanto nas metodologias escolhidas. A metodologia didática deve integrar o aluno ao mundo contemporâneo, possibilitando que os novos conhecimentos tragam significado na sua vida. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O currículo pode ser entendido como os conteúdos e os planos pedagógicos desenvolvidos pelos professores.
(    ) Podemos dizer que o currículo é entendido como as experiências vividas pelos alunos na escola.
(    ) Os objetivos não estão inseridos no currículo escolar, pois são avaliados de forma separada.
(    ) Podemos dizer que o currículo pode ser elaborado por meio do contexto social em que a escola está inserida.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	A Revolução Industrial foi marcada por uma intensa exploração da natureza, trazendo graves problemas ambientais de forma irreversível. Após a Revolução Industrial, o mundo passou a ter uma preocupação maior com o meio ambiente e com a utilização dos recursos naturais. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ser humano sempre utilizou o meio ambiente para prover o seu sustento, por isso não há possibilidades de realizar modificações nem alterações no seu comportamento com relação ao meio natural.
(    ) O surgimento das novas tecnologias provocaram grandes impactos na natureza. Isso possibilitou ao homem agir sobre o meio ambiente e realizar grandes mudanças, trazendo efeitos colaterais e sérias consequências.
(    ) A sociedade precisa mudar sua forma de pensar sobre o local onde vive. A história ambiental ainda está baseada em intensa destruição.
(    ) Apesar da grande exploração realizada no planeta, ainda temos muitos recursos disponíveis para atender às futuras gerações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	11.
	(ENADE, 2008) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias, mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências. Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
	 a)
	Libertário, pois pregava o fim do Estado.
	 b)
	Autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
	 c)
	Elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
	 d)
	Inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
	12.
	(ENADE, 2008) Com relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade.
FONTE: BERTUCCI,M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. Disponível em: <www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais>. Acesso em: 10 set. 2011.
De acordo com essa perspectiva, a prática pedagógica nesses anos de escolaridade deve enfatizar:
	 a)
	A análise acerca de onde e de como aquele conhecimento discutido em aula está presente na vida dos sujeitos e as implicações dele para a sociedade.
	 b)
	A compreensão dos fenômenos naturais como resultado das reações dos componentes do ambiente, independentemente da ação dos homens sobre eles.
	 c)
	A exposição de ideias, reforçando o processo de transferência dos saberes produzidos em Ciências.
	 d)
	A valorização dos conhecimentos tecnológicos, em detrimento dos conhecimentos das Ciências Naturais.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina