Buscar

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES 2 AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES 2 Aula
A psicologia no contexto organizacional
Introdução
A psicologia organizacional, que tem espaço certo de aplicabilidade nos ambientes de trabalho, ainda se desenvolve por ganhar descrédito de uns e por estar marcada pela sua fase inicial de desenvolvimento, a de ciência que pode tratar atípicos.
Vários esforços, no entanto têm sido feitos e as subáreas da psicologia nas organizações têm funcionado no que diz respeito aos programas de desenvolvimento organizacionais, aconselhamento de carreira, ergonomia, etc. Nem sempre é o psicólogo graduado quem está a frente desta atividade no meio corporativo, mas administradores, pedagogos e gestores de RH aplicam, em larga escala, os ensinamentos da psicologia, promovendo o bem-estar e a resolução de conflitos no cenário do trabalho. Nesta aula apresentaremos o conceito de organizações e o seu papel de importância na vida de cada indivíduo. Serão discutidos aspectos relevantes na participação das pessoas nas organizações enquanto colaboradores e usuários de serviços. A formação de grupos, no contexto organizacional, e aspectos para o seu desenvolvimento saudável também será discutido.
Serão apresentadas, ainda, às áreas de atuação do psicólogo ou do profissional que aplique conceitos da psicologia no meio corporativo.
	1a Questão
	O exame e a análise dos resultados organizacionais que verificam a consideração da dinâmica grupal e das equipes na análise dos resultados e dos produtos organizacionais que dependam da ação humana no trabalho, correspondem ao nível?
		
	 
	Grupal
	
Explicação: O aluno terá que saber que o exame e a análise dos resultados organizacionais que verificam a consideração da dinâmica grupal e das equipes na análise dos resultados e dos produtos organizacionais que dependam da ação humana no trabalho corresponde ao nível grupal. 
	
	 2a Questão
	
	Você faz parte de uma equipe que tem um alto grau de confiança estabelecido. As interações entre os membros da equipe são confiáveis e as pessoas são comprometidas com o trabalho e com a equipe como um todo, se reunindo constantemente para resolver determinadas demandas. Você faz parte de uma equipe de:
		
	 
	Solução de problemas
	
Explicação: Equipes de solução de problemas consistem em grupos constituídos por integrantes cujas interações são confiáveis. Os indivíduos acreditam no comprometimento de cada um dentro do grupo e reúnem-se com o propósito de resolver questões em demanda.
	 3a Questão
	
	Imagine a seguinte situação: em uma empresa do ramo automobilístico existem 4 pessoas que atuam no mesmo setor, sem dialogar, nem trocar informações, sem objetivos compartilhados, apenas compartilhando o mesmo espaço de trabalho. Essas 4 pessoas formam um(a):
		
	 
	Grupo
	
Explicação: Um grupo difere de uma equipe na medida que um grupo não requer trocas de informações, objetivos compartilhados, pois as pessoas que formam um grupo apenas estão presentes no mesmo local, como pessoas em uma excursão, um grupo de pessoas assistindo uma partida de futebol.
	 4a Questão
	
	Um dos esquemas mais utilizados no século XXI. Considerado moderno e eficaz, faz com que a equipe possa se defender e atacar com seis jogadores. É idealmente utilizado em times que possuem jogadores que saibam defender e atacar com precisão e em conjunto. É composto por quatro defensores, que são eles: dois zagueiros e dois laterais, dois meio-campistas que ajudam na defesa e no ataque, dois pontas, um meia-centralizado e um centroavante que pode ser fixo ou móvel. Segundo a qual as equipes seriam classificadas em três tipos básicos. O texto em questão evidencia uma descrição de equipe.........e de equipe de .......... Complete a lacuna com uma única opção correta ao que se pede:
		
	 
	Tática e solução de problema
	
Explicação: Equipes táticas devem se ater na adoção de um plano bem definido no qual são valorizados a clareza de tarefas e papéis. Equipes de solução de problemas se requer que os membros da equipe desenvolvam interações confiáveis, que possuam um alto grau de interação e promovam a solução de problemas.
	 5a Questão
	
	O sucesso de uma organização é substancialmente influenciado pelo desempenho de diversos grupos que interagem entre si por toda a hierarquia da empresa. Conforme abordado, o que podemos concluir sobre os grupos:
		
	 
	Que eles são vitais para o desempenho da organização maior.
	
Explicação: Os grupos ou as equipes de trabalho são fundamentais para o sucesso das organizações.
	
	 6a Questão
	
	A vida contemporânea cada vez mais leva o indivíduo a participar de organizações, seja enquanto colaborador seja enquanto usuário de serviços. Mas o que são organizações? Pode-se dizer que:
Organizações são sistemas orientados, em essência, para o alcance de objetivos comuns, como em família, em fábricas, em escritórios de serviços, em escolas, em hospitais, em organizações militares, em igrejas, em sindicatos, em clubes, e outras.
São sistemas que existem para que possamos satisfazer necessidades que não satisfazemos sozinhos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
	 
	I e II, apenas.
	
Explicação: Conforme a web aula apresenta, as pessoas estão inseridas nos mais variados meios organizacionais, a começar pela inserção na família, depois na escola, num templo religioso e nas empresas, mais tarde, no papel de colaboradores. E de fato se resolve nesses espaços, necessidades de difícil resolução no plano individual, exigindo a associação com outras pessoas para atingir àquelas metas que são da organização e àquelas que são individuais. Na definição de Zanelli, as organizações são em essência orientadas para o alcance de objetivos comuns, e na definição de Chiavenato as organizações são sistemas que existem para que se possam satisfazer as necessidades que o indivíduo não satisfaz sozinho. Ou seja, apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	 7a Questão
	
	Ao estudarmos sobre a Psicologia aplicada ao contexto organizacional, observamos o quanto são importantes as relações entre as equipes de trabalho. Segundo Muchinsky (2004), há três tipos de equipes. Portanto, identifique a alternativa correta:
		
	 
	Equipes de solução de problemas; Equipes de criação e Equipes táticas.
	
Explicação: A alternativa correta é: Equipes de solução de problemas; Equipes de criação e Equipes táticas.
EQUIPES DE SOLUÇÕES DE PROBLEMAS ¿ grupos constituídos por integrantes cujas interações são confiáveis. Os indivíduos acreditam no comprometimento de cada um dentro do grupo e reúnem-se com o propósito de resolver questões em demanda. 
 EQUIPES TÁTICAS ¿ grupos formados para a execução de planos específicos. Faz-se imperativo que os objetivos programados sejam claros para os participantes e que a definição de papéis de cada integrante do grupo seja aceita e entendida.
EQUIPES DE CRIAÇÃO - grupos designados para explorar possibilidades e alternativas de novas ideias e/ou projetos dentro dos espaços organizacionais.                                                        
	 8a Questão
	
	Os psicólogos que atuam na área do desenvolvimento organizacional proporcionam a eficiência da organização. Essa área envolve modificações no sistema psicossocial, no sistema técnico e nos procedimentos de trabalho a partir da:
		
	 
	análise diagnóstica dos problemas organizacionais e no planejamento de mudanças
	
Explicação: Essa área envolve modificações a partir da análise diagnóstica dos problemas organizacionais e no planejamento de mudanças.

Continue navegando