Buscar

apol nota 100 soorros de urgencia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Socorros de Urgência
Leia o excerto de texto:
“[Luxação] Pode ocorrer em virtude de quedas, impacto durante a prática de esportes. Pode acometer qualquer articulação do corpo, mas a do ombro costuma ser uma das mais afetadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 6. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 5. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 6 sobre a definição do termo luxação, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Luxação é um tipo de fratura externa, com exposição óssea.
	
	B
	Luxação é caracterizada pela perda do contato articular, com o deslocamento do osso da sua posição anatômica.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: "Agora que você já sabe o que é fratura e entorse, vamos entender o que é luxação: é caracterizada pela perda do contato articular, com o deslocamento do osso da sua posição anatômica" (texto-base, p. 5).
	
	C
	Luxação é o termo utilizado como sinônimo de fratura interna.
	
	D
	Luxação é caracterizada pela união entre dois ossos presentes na mesma articulação.
	
	E
	Luxação é o termo utilizado para se referir à fratura do tipo oblíqua.
Questão 2/10 - Socorros de Urgência
Leia a passagem de texto: 
“Tanto nos casos de vertigem, como nos de desmaio, devem-se observar os sinais vitais. Caso seja observada qualquer alteração significativa, recomenda-se prestar o socorro conforme o caso e ligar para o serviço de urgência/emergência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 4. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 5. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 4 sobre vertigem e desmaio, identifique e associe corretamente as situações às suas características:
1. Vertigem.
2. Desmaio.
( ) Pode ser definida como uma sensação de tontura.
( ) Perda repentina da consciência que pode ocorrer pela diminuição de oxigênio no cérebro.
( ) Sinônimo de síncope.
( ) Caso aconteça, deve-se pedir para o aluno parar a atividade, permanecer em local fresco se possível em decúbito dorsal com elevação de membros inferiores até que se sinta melhor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 2 – 1 – 1.
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2.
	
	C
	1 – 2 – 2 – 1.
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 2 – 2 – 1. De acordo com o texto-base: “[1] Vertigem pode ser definida como uma sensação de tontura. Pode ocorrer durante as atividades práticas? Sim, provavelmente você já tenha presenciado um caso. Portanto, o professor deve estar sempre atento, observando o comportamento dos alunos. Caso aconteça, deve-se pedir para o aluno parar a atividade, permanecer em local fresco, se possível em decúbito dorsal com elevação de membros inferiores até que se sinta melhor. [2] Já o desmaio ou síncope é a perda repentina da consciência, que pode ocorrer pela diminuição de oxigênio no cérebro [...]. Caso aconteça, a vítima deve ficar na posição de decúbito dorsal com elevação de membros inferiores. Não ofereça líquidos para a vítima inconsciente, não dê tapas para acordar a vítima nem a deixe sozinha" (texto-base, p. 4).
	
	D
	2 – 1 – 2 – 1.
	
	E
	1 – 1 – 2 – 2.
Questão 3/10 - Socorros de Urgência
Leia a citação: 
“É importante você saber que algumas situações ou traumas podem levar a hemorragias internas, dentre elas, podemos destacar trauma ou impacto forte na região do abdômen [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 5. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 8. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 5, assinale a alternativa que descreve corretamente os sinais e sintomas de uma hemorragia interna:
Nota: 10.0
	
	A
	Pulso fraco e rápido, pele fria e pegajosa, vertigens e/ou náuseas.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “[Hemorragia interna:] [...] sintomas que a pessoa pode apresentar, tais como pulso fraco e rápido, pele fria e pegajosa, suor frio e abundante, sede, vertigens e /ou náuseas, vômito de sangue e dispneia (dificuldade para respirar)” (texto-base, p. 8).
	
	B
	Pouca sede e pulso lento.
	
	C
	Pele quente e suor quente.
	
	D
	Estado de alerta e disposição.
	
	E
	Extravasamento de sangue pela cavidade nasal.
Questão 4/10 - Socorros de Urgência
Atente para a citação:
“[O afogamento] pode acontecer nas praias, piscinas, rios, banheiras ou tanques domésticos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 4. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 1. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 4, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma forma de prevenir afogamentos:
Nota: 10.0
	
	A
	Entrar em rios desconhecidos.
	
	B
	Nadar sempre sozinho.
	
	C
	Banhar-se em praias sem salva-vidas.
	
	D
	Deixar crianças entrarem sozinhas no mar.
	
	E
	Deve-se ter cuidado com aglomerações ou comportamentos de risco em ambientes aquáticos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Como podemos prevenir os casos de afogamento? - Deve-se respeitar os avisos dos profissionais, como salva vidas nas praias; - Evitar tomar banho/entrar em rios que desconhecemos - risco de valas, correntes; - Sempre que possível, evitar nadar sozinho, sem ninguém por perto (caso ocorra um mal súbito, não haverá ninguém para ajudar/socorrer); - Muita atenção em relação às crianças e /ou pessoas que tenham dificuldade para avaliar os riscos – qualquer distração pode levar a casos graves ou fatais; - Evitar entrar no mar, em rios após a ingestão de bebidas alcoólicas; - Deve-se ter cuidado com aglomeração ou comportamentos de risco, mesmo em piscinas" (texto-base, p. 2).
Questão 5/10 - Socorros de Urgência
Leia a passagem de texto:
“Movimentos que envolvem corrida, aceleração, desaceleração e saltos apresentam maior risco de entorse (também de fratura e luxação).  Para minimizar o risco, deve-se incluir o trabalho de propriocepção no treinamento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 6. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 4. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 6 sobre entorse e luxação, relacione corretamente as lesões às suas respectivas características:
1. Entorse.
2. Luxação.
( ) Comprometimento em tensões e ligamentos em virtude de força de tração ou torção.
( ) É caracterizada pela perda do contato articular.
( ) Há deslocamento do osso da sua posição anatômica.
( ) Pode ocorrer ou não juntamente com outras lesões como fraturas e luxação. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 2 – 1 – 1.
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2.
	
	C
	1 – 2 – 2 – 1.
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 2 – 2 – 1. De acordo com o texto-base: “[1] Pode-se dizer que entorse é um comprometimento em tendões e ligamentos que ocorre em virtude de força de tração ou torção, podendo ocorrer ou não juntamente com outras lesões como fraturas e luxação.[...] [2] Agora que você já sabe o que é fratura e entorse, vamos entender o que é luxação: é caracterizada pela perda do contato articular, com o deslocamento do osso da sua posição anatômica [...]" (texto-base, p. 5-6).
	
	D
	2 – 1 – 2 – 1.
	
	E
	1 – 1 – 2 – 2.
Questão 6/10 - Socorros de Urgência
Leia o extrato de texto:
“Com as mudanças hormonais, principalmente nas mulheres após a menopausa, a reabsorção óssea passa a ser maior que a deposição óssea”.
Após esta
avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 6. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 2. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 6 sobre os dois tipos de células ósseas responsáveis pela produção e remodelação do osso, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Osteobastonetes e osteoligamentares.
	
	B
	Epífise e diáfise.
	
	C
	Cálcio e osteócitos.
	
	D
	Osteoblastos e osteoclastos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “O osso passa, ao longo da nossa vida, por processo de produção (osteoblastos) e remodelação (osteoclastos) graças a células específicas" (texto-base, p. 2).
	
	E
	Medula óssea e periósteo.
Questão 7/10 - Socorros de Urgência
Observe a figura:
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem em seu contexto original, ela está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 5. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 8. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a figura e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 5, assinale a alternativa que descreve corretamente as recomendações sobre a utilização do torniquete:
Nota: 10.0
	
	A
	É o principal método de contenção das hemorragias internas. 
	
	B
	É um método bastante seguro e de fácil execução.
	
	C
	Ao enrolar o pano, certifique-se que esteja exatamente no local do ferimento, para que o sangue pare de extravasar.
	
	D
	Feita a aplicação do torniquete, solte-o rapidamente após dois minutos e a hemorragia estará contida.
	
	E
	É o último recurso utilizado para conter as hemorragias externas devido ao perigo inerente se for mal executado.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “[...] [sobre o] uso de torniquete: [...] este deve ser o último recurso devido aos perigos que podem ocorrer se for executado de maneira incorreta” (texto-base, p. 7-8).
Questão 8/10 - Socorros de Urgência
Leia o extrato de texto:
“O trauma cranioencefálico pode provocar repercussões em diferentes proporções, inclusive sensoriais e funcionais. Isso porque a calota craniana protege o encéfalo [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 6. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 6. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 6, assinale a alternativa que nomeia corretamente a escala que classifica o nível de comprometimento do trauma cranioencefálico (TCE):
Nota: 10.0
	
	A
	Escala de Borg.
	
	B
	Escala de Apgar.
	
	C
	Escala de percepção subjetiva de esforço (PSE).
	
	D
	Escala de Anamnese.
	
	E
	Escala de Coma de Glasgow.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o texto-base: “Para classificar o nível de comprometimento do TCE, durante o primeiro atendimento, utiliza-se a Escala de Coma de Glasgow, mundialmente aceita. Para prestar o socorro, você deve deixar a vítima imóvel, em decúbito dorsal, realizar o ABCDE e chamar o socorro o mais rápido possível" (texto-base, p. 7).
Questão 9/10 - Socorros de Urgência
Leia o extrato de texto: 
“Hemorragia pode ser definida como a perda de sangue por meio de ferimentos, pelas cavidades naturais como nariz, boca etc., ou ser interna, resultante de um traumatismo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 5. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 2. Texto da rota de aprendizagem. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 5, relacione corretamente a classificação das hemorragias às suas respectivas características:
1. Hemorragia arterial.
2. Hemorragia externa.
3. Hemorragia interna. 
( ) O sangue é eliminado para fora do organismo.
( ) O sangue extravasa em uma camada pré-formada do organismo.
( ) O sangue sai em jato pulsátil e coloração vermelho vivo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 3.
	
	B
	3 – 2 – 1.
	
	C
	2 – 3 – 1.
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 3 – 1. De acordo com o texto-base: "[1] Hemorragia arterial: [...] o sangue sai em jato pulsátil e se apresenta com coloração vermelho vivo [...]. [2] Hemorragia externa: [...] o sangue é eliminado para o exterior do organismo [...]. [3] Hemorragia interna: [...] O sangue extravasa em uma camada pré-formada do organismo [...]” (texto-base, p. 4).
	
	D
	1 – 3 – 2.
	
	E
	3 – 1 – 2.
Questão 10/10 - Socorros de Urgência
Leia o excerto de texto:
“Os equipamentos adaptados para que a Pessoa com Deficiência participe das aulas de Educação Física também devem contemplar aspectos de segurança (que não aumentem o risco de acidente ou qualquer tipo lesão).”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 6. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 12. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 6 sobre os tipos de deficiência e as aulas de Educação Física, relacione corretamente cada tipo de deficiência aos cuidados e procedimentos de segurança durante as aulas:
1. Deficiência intelectual.
2. Deficiência auditiva.
3. Deficiência visual.
4. Deficiência física. 
( ) As informações devem ser simples, diretas e objetivas.
( ) O aluno deve conhecer bem o ambiente para que possa realizar as atividades com segurança e autonomia.
( ) Caso você não utilize LIBRAS, deve falar olhando para o aluno e também é importante que desenvolva sinalização visual.
( ) Deve-se observar se o aluno tem paresia em membros inferiores, se é usuário de muletas e se é usuário de cadeira de rodas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4.
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4.
	
	C
	2 – 1 – 3 – 4.
	
	D
	1 – 3 – 2 – 4.
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 3 – 2. De acordo com o texto-base: “[1] Deficiência Intelectual – as informações devem ser simples, diretas e objetivas. Certifique-se de que o aluno compreendeu como realizar a atividade ou utilizar o equipamento com segurança. [2] Deficiência  auditiva – caso você não utilize LIBRAS, deve falar olhando para o aluno e também  é importante que desenvolva sinalização visual. [3] Deficiência visual – o aluno deve conhecer bem o ambiente, para que possa realizar as atividades com segurança e autonomia.  Você pode ter um mapa em Braile ou em uma adaptação em alto relevo, como mais uma opção, além de andar pelo ambiente e conhecer os detalhes através do tato. [4] Deficiência física – deve-se observar se: o aluno tem paresia (diminuição da forca muscular) em membros inferiores, se é usuário de muletas, mas consegue realizar todos os exercícios sem adaptação; o aluno é usuário de cadeira de rodas, deve-se ficar atento em relação à necessidade de encosto aumentado (caso não tenha controle de tronco); o aluno é usuário de cadeira de rodas, deve-se ficar atento em relação à necessidade de adequação do material do assento – no caso de paralisia flácida, o aluno não deve sentar em superfícies rígidas, que aumentam o risco de úlceras de pressão" (texto-base, p. 12-13).
	
	E
	3 – 1 – 2 – 4.
Questão 1/10 - Socorros de Urgência
Leia o trecho de texto: 
“Outro ponto importante é o vestuário: a escolha da roupa adequada para a prática, quando possível, pode dar maior liberdade para realizar as atividades e também contribui para evitar acidentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 10. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 2 sobre a prática de esportes e a vestimenta adequada para sua prática, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
É desnecessário o uso de blusas e calçados adequados para a prática de atividades em locais muito frios.
	
	B
	Para a prática de esportes ao ar livre no verão, é indicado o uso de blusas, meias e tênis impermeáveis.
	
	C
	Em dias com muito frio, os calçados podem ser abertos, como sandálias e chinelos.
	
	D
	Para corrida de rua, o praticante pode utilizar calças de qualquer material, incluindo o jeans.
	
	E
	Calçados utilizados para jogar futebol de campo não são indicados para a prática de corrida de rua.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Para cada local, atividade e condição climática, deve-se considerar as especificidades, mas vejamos alguns exemplos: Calçados: devem ser específicos para a atividade: por exemplo, o tênis que é usado para corrida de rua, não é o mais adequado para jogar futebol de campo; atividades em locais muito frios exigem o uso de meias e calçados adequados para evitar o congelamento de extremidades; quando possível, o calçado também deve ser adequado conforme o piso, para evitar quedas. Roupas: devem ser frescas e leves para a prática de esportes ao ar livre no verão, sempre acompanhada de acessórios de proteção como óculos; já atividades físicas em ambiente com neve necessitam de roupas que aqueçam o corpo” (texto-base, p. 10).
Questão 2/10 - Socorros de Urgência
Atente para a citação:
“[...] existem diferentes serviços de atendimento pré-hospitalar em casos de urgências e emergências, incluindo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 5. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que indica corretamente o objetivo do atendimento das unidades do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência):
Nota: 0.0
	
	A
	Entrar em contato com o corpo de bombeiros e solicitar o atendimento.
	
	B
	Transportar os pacientes com doenças contagiosas.
	
	C
	Realizar atendimento de urgência apenas para as pessoas que utilizam o SUS (Sistema Único de Saúde).
	
	D
	Fazer o atendimento em caráter de emergência, exclusivamente para as vítimas de acidentes de trânsito.
	
	E
	Chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência.
Esta é a alternativa correta porque: “O SAMU atende pelo número 192 (SAMU 192) e, de acordo com o site do Ministério da Saúde, tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar ao sofrimento, a sequelas ou à mesmo morte” (texto-base, p. 6).
Questão 3/10 - Socorros de Urgência
Atente para a citação:
“[...] as UPAs e os pronto atendimentos hospitalares devem possuir um acolhimento e determinar a prioridade dos atendimentos, inclusive encaminhando para outros níveis de assistência quando necessário”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 11. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de acolhimento nas redes de urgências:
Nota: 10.0
	
	A
	Acolhimento é o trabalho de cadastro do paciente.
	
	B
	Acolhimento é o espaço de atendimento com infraestrutura (por exemplo: sofá, café e água).
	
	C
	Acolhimento é a identificação do paciente, registro fotográfico e das digitais.
	
	D
	Acolhimento refere-se à recepção do usuário, ouvindo as queixas e garantindo a resolutividade e a interação com os outros serviços de saúde.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Segundo Silva [...], acolhimento refere-se à recepção do usuário, ouvindo suas queixas e garantindo resolutividade e interação com os outros serviços de saúde” (texto-base, p. 11).
	
	E
	O acolhimento é uma entrevista com a assistente social e a realização de exames preliminares.
Questão 4/10 - Socorros de Urgência
Leia o trecho de texto:
“Exemplos de incidentes em academias são os tropeços, tanto pela falta de espaço para circulação quanto pela organização dos equipamentos e manutenção do piso (sobreposição de carpetes)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 6. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 2, assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de acidente: 
Nota: 10.0
	
	A
	Acidentes são ocorrências que não resultaram em dano à integridade física.
	
	B
	Acidentes são ocorrências que resultaram em dano à integridade moral.
	
	C
	Acidentes são ocorrências com veículos em alta velocidade.
	
	D
	Acidentes são ocorrências planejadas que geram danos à saúde psíquica.
	
	E
	Acidentes são ocorrências não planejadas que resultaram em dano à integridade física.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “[...] as ocorrências indesejadas que, embora não tenham resultado em danos à integridade física das pessoas envolvidas, tinham potencial para causar tais agravos. Já acidentes são as ocorrências não planejadas que resultaram em dano à integridade física das pessoas envolvidas” (texto-base, p. 6-7).
Questão 5/10 - Socorros de Urgência
Atente para a citação:
“Apesar de muito utilizados pela maioria da população, os conceitos de urgência e emergência são frequentemente confundidos e tratados como sinônimos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 2. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que indica corretamente os conceitos de urgência e emergência:
Nota: 10.0
	
	A
	Urgência e emergência devem ser tratados como casos secundários no atendimento, com menor risco de vida.
	
	B
	Urgência e emergência requerem diagnóstico e tratamento nas primeiras horas após constatação, uma vez que são casos em que a vida está em risco iminente.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Definição biomédica dos termos urgência e emergência: Requer diagnóstico e tratamento nas primeiras horas após constatação, uma vez que são casos em que a vida está em risco iminente e urgência. Inclui quadros clínicos e cirúrgicos em que a vida não está em risco iminente, mas há risco de evolução para complicações mais graves ou mesmo fatais [...]” (texto-base, p. 2).
	
	C
	Na emergência, o atendimento deve ser realizado em 24h e, na urgência, o atendimento pode ser entre 1 a 2 horas.
	
	D
	A emergência requer atendimento realizado apenas por médicos e, na urgência, o atendimento pode realizado por qualquer pessoa.
	
	E
	Emergência é o mesmo que primeiros socorros e na urgência não devemos realizar nenhum atendimento até que o médico chegue ao local.
Questão 6/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“O sistema respiratório possibilita troca gasosa e, com isso, ajuda a regular o pH do sangue [...]. Porém, se houver algo obstruindo as vias respiratórias, esse processo fica comprometido e, se a pessoa não for rapidamente socorrida, poderá ir a óbito em pouco tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 3. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 3, assinale a alternativa que descreve corretamente o processo de obstrução das vias aéreas:
Nota: 10.0
	
	A
	A obstrução das vias aéreas pode
ocorrer por diferentes situações, como acidente, aspiração de corpo estranho e edema de glote.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “A obstrução das vias aéreas pode ocorrer por diferentes situações, acidentes e/ou traumas, como aspiração de corpo estranho, edema de glote ocasionada por alergia, entre outras” (texto-base, p. 3).
	
	B
	A obstrução das vias aéreas ocorre apenas em caso de aspiração de corpo estranho e fraturas.
	
	C
	A obstrução das vias aéreas ocorre somente em casos de alergia e cefaleia.
	
	D
	A obstrução das vias aéreas ocorre em casos de fraturas e traumatismo craniano.
	
	E
	A obstrução das vias aéreas ocorre em casos de acidente vascular cerebral e alergia.
Questão 7/10 - Socorros de Urgência
Atente para a seguinte citação:
 “[...] são vários os serviços e atendimentos realizados pela atenção básica. Esses serviços são descentralizados e podem ocorrer em UBS, Unidades de Estratégias de Saúde da Família – ESF, consultórios na rua etc.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 4. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que descreve corretamente a sigla UBS:
Nota: 10.0
	
	A
	Unificação Básica de Segurança.
	
	B
	Unidade Básica de Saúde.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Como vimos, são vários os serviços e atendimentos realizados pela atenção básica. Esses serviços são descentralizados e podem ocorrer em Unidades Básicas de Saúde – UBS” (texto-base, p. 4).
	
	C
	Unidade Benefício em Saúde.
	
	D
	Unidades de Estratégias de Saúde.
	
	E
	Urgência Básica e Saudável.
Questão 8/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“O coração é um órgão localizado no tórax, atrás do externo e acima do diafragma”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 7. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 3 sobre o coração, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É formado pelo músculo estriado esquelético.
	
	B
	Bombeia o sangue somente para os músculos.
	
	C
	É formado por dois átrios e um ventrículo.
	
	D
	O sangue é bombeado para a circulação periférica, partindo do ventrículo direito.
	
	E
	O átrio bombeia o sangue para o ventrículo, e o ventrículo bombeia o sangue para a circulação pulmonar, ou para a circulação periférica.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Possui o tamanho aproximado de um punho fechado. É formado pelo músculo estriado cardíaco e constitui-se de uma bomba que promove a circulação do sangue. O coração possui dois lados, o direito e o esquerdo, separados por uma parede chamada septo. O lado direito bombeia o sangue para os pulmões; e o lado esquerdo bombeia sangue para todo corpo e órgãos periféricos [...]. Perceba que cada lado do coração possui duas câmaras: um átrio e um ventrículo. O átrio bombeia o sangue para o ventrículo, e o ventrículo, por sua vez, bombeia o sangue para a circulação pulmonar, quando sai do ventrículo direito, ou para a circulação periférica, partindo do ventrículo esquerdo. Essa dinâmica é de extrema importância para a manutenção do funcionamento de todos os órgãos do corpo humano” (texto-base, p. 7).
Questão 9/10 - Socorros de Urgência
Atente para a citação:
“Os socorros de urgência, muitas vezes chamados de primeiros socorros, quando realizados da forma correta e quanto mais cedo possível, podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 3. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que indica corretamente quem pode prestar os socorros de urgência:
Nota: 0.0
	
	A
	Pelos paramédicos.
	
	B
	Pelos médicos.
	
	C
	Pelos estudantes ou profissionais da área da saúde.
	
	D
	Pelos bombeiros.
	
	E
	Qualquer pessoa fora do ambiente hospitalar.
Esta é a alternativa correta porque: “[...] Em casos de urgências e emergências, os socorros podem ser realizados por qualquer pessoa fora do ambiente hospitalar. Por isso, você, como profissional da educação física, deve estar preparado para realizar os primeiros cuidados” (texto-base, p. 3).
Questão 10/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“Suporte Básico de Vida (SBV) é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima. Ou seja, o SBV pode ser entendido como um conjunto de medidas adotadas durante o atendimento de uma pessoa com parada cardiorrespiratória (PCR)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 7. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 3 sobre a reanimação cardiopulmonar (RCP), é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Para realizar a manobra de RCP, a pessoa acometida deve ser posicionada em decúbito ventral.
	
	B
	Inicie as compressões torácicas na metade superior do esterno.
	
	C
	As compressões devem ter uma frequência de no máximo 250 compressões por minuto.
	
	D
	Para produzir a oxigenação, utilizar somente a chamada respiração boca a boca.
	
	E
	As compressões devem ter uma frequência de, no mínimo 100, e no máximo 120 compressões por minuto, realizadas por dois minutos ou cinco ciclos de 30 compressões e duas ventilações.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “[...] realizar as manobras de RCP. Para isso, coloque a pessoa acometida em decúbito dorsal em uma superfície plana e rígida, posicione-se ao lado dela e realize a manobras, conforme descrito a seguir: C (CIRCULATION): inicie as compressões torácicas na metade inferior do esterno. Para isso, você pode localizar o processo xifoide e posicionar a mão dois ou três dedos acima, Após localizar o ponto anatômico para realização, deve-se posicionar uma mão sobre a outra, com braços completamente estendidos, utilizando a região hipotenar da mão que ficar em contato direto com o tórax. As compressões devem ter uma profundidade entre 2 e 2,4 polegadas e uma frequência de, no mínimo 100, e no máximo 120 compressões por minuto. Devem ser realizadas durante dois minutos ou cinco ciclos de 30 compressões e duas ventilações. A (AIR): abrir as vias aéreas para permitir as ventilações. O estado de inconsciência causa a queda da base da língua, obstruindo as vias aéreas. Dessa forma, a desobstrução pode ser feita por meio de manobras manuais como a elevação do queixo (chin lift), ou, se houver trauma associado, a anteriorização/subluxação da mandíbula sem inclinar a cabeça (jaw thrust). Durante uma PCR também é importante ver ser não há obstrução de via aérea por presença de corpos estranhos. B (BREATHING): durante as compressões você precisa fazer 30 compressões e duas ventilações, ou seka, e você precisa realizar duas ventilações com duração de um segundo cada uma, fazendo o tórax se elevar, para garantir a oxigenação cerebral adequada. Para produzir essa oxigenação, você pode usar boca a boca, ventilação com máscara facial (mais seguro e evita o contato direto) ou insuflador manual, conhecido como ambu” (texto-base, p. 12).
Questão 1/10 - Socorros de Urgência
Leia o trecho de texto:
“[...] contusões apresentavam maior incidência, principalmente em virtude das atividades recreativas e competitivas que costumavam acontecer nas aulas de educação física”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F.
Socorros de urgência: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 5. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 2 sobre os acidentes recorrentes no ambiente escolar, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	São comuns na adolescência, pois o nível de prática esportiva aumenta e os riscos são mais evidentes.
	
	B
	Ocorrem com maior incidência entre os 7 e 10 anos de idade, pois as brincadeiras são mais agressivas.
	
	C
	Os acidentes são comuns em todas as fases da vida escolar.
	
	D
	Os acidentes são mais comuns quando a criança está na fase das descobertas, dos 0 aos 6 anos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “De acordo com Cabral e Oliveira [...], os acidentes na escola são mais comuns quando a criança está na fase das descobertas, dos 0 aos 6 anos. Isso não significa que a partir dessa idade não existam riscos” (texto-base, p. 5).
	
	E
	São comuns apenas de 1 a 2 anos de idade, fase em que as crianças estão aprendendo a andar.
Questão 2/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“O coração é um órgão localizado no tórax, atrás do externo e acima do diafragma”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 7. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 3 sobre o coração, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É formado pelo músculo estriado esquelético.
	
	B
	Bombeia o sangue somente para os músculos.
	
	C
	É formado por dois átrios e um ventrículo.
	
	D
	O sangue é bombeado para a circulação periférica, partindo do ventrículo direito.
	
	E
	O átrio bombeia o sangue para o ventrículo, e o ventrículo bombeia o sangue para a circulação pulmonar, ou para a circulação periférica.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Possui o tamanho aproximado de um punho fechado. É formado pelo músculo estriado cardíaco e constitui-se de uma bomba que promove a circulação do sangue. O coração possui dois lados, o direito e o esquerdo, separados por uma parede chamada septo. O lado direito bombeia o sangue para os pulmões; e o lado esquerdo bombeia sangue para todo corpo e órgãos periféricos [...]. Perceba que cada lado do coração possui duas câmaras: um átrio e um ventrículo. O átrio bombeia o sangue para o ventrículo, e o ventrículo, por sua vez, bombeia o sangue para a circulação pulmonar, quando sai do ventrículo direito, ou para a circulação periférica, partindo do ventrículo esquerdo. Essa dinâmica é de extrema importância para a manutenção do funcionamento de todos os órgãos do corpo humano” (texto-base, p. 7).
Questão 3/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“O sistema respiratório possibilita troca gasosa e, com isso, ajuda a regular o pH do sangue [...]. Porém, se houver algo obstruindo as vias respiratórias, esse processo fica comprometido e, se a pessoa não for rapidamente socorrida, poderá ir a óbito em pouco tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 3. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 3, assinale a alternativa que descreve corretamente o processo de obstrução das vias aéreas:
Nota: 10.0
	
	A
	A obstrução das vias aéreas pode ocorrer por diferentes situações, como acidente, aspiração de corpo estranho e edema de glote.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “A obstrução das vias aéreas pode ocorrer por diferentes situações, acidentes e/ou traumas, como aspiração de corpo estranho, edema de glote ocasionada por alergia, entre outras” (texto-base, p. 3).
	
	B
	A obstrução das vias aéreas ocorre apenas em caso de aspiração de corpo estranho e fraturas.
	
	C
	A obstrução das vias aéreas ocorre somente em casos de alergia e cefaleia.
	
	D
	A obstrução das vias aéreas ocorre em casos de fraturas e traumatismo craniano.
	
	E
	A obstrução das vias aéreas ocorre em casos de acidente vascular cerebral e alergia.
Questão 4/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“A PCR representa uma emergência extrema e pode levar a lesão cerebral irreversível e óbito, caso nenhuma medida seja tomada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 8. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 3 sobre a parada cardiopulmonar, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A parada cardiopulmonar é a ausência de atividade mecânica cardíaca, havendo ausência de pulso detectável e responsividade.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “PCR, ou parada cardiopulmonar, é a ausência de atividade mecânica cardíaca, havendo ausência de pulso detectável e responsividade, apneia ou respiração dificultosa, agônica e ofegante. Outro termo comumente utilizado é parada cardíaca, porém este se refere a um paciente que não está respirando e não tem pulso palpável” (texto-base, p. 8).
	
	B
	Parada cardíaca ocorre quando o paciente está respirando e com ausência de pulso palpável.
	
	C
	A parada cardiopulmonar é considerada apenas em apneia ou respiração dificultosa.
	
	D
	A parada cardiopulmonar é a ausência de atividade pulmonar, havendo percepção de pulso detectável.
	
	E
	A parada cardíaca se refere a um paciente que está em apneia e com pulso palpável.
Questão 5/10 - Socorros de Urgência
Leia o trecho de texto: 
“Outro ponto importante é o vestuário: a escolha da roupa adequada para a prática, quando possível, pode dar maior liberdade para realizar as atividades e também contribui para evitar acidentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 10. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 2 sobre a prática de esportes e a vestimenta adequada para sua prática, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É desnecessário o uso de blusas e calçados adequados para a prática de atividades em locais muito frios.
	
	B
	Para a prática de esportes ao ar livre no verão, é indicado o uso de blusas, meias e tênis impermeáveis.
	
	C
	Em dias com muito frio, os calçados podem ser abertos, como sandálias e chinelos.
	
	D
	Para corrida de rua, o praticante pode utilizar calças de qualquer material, incluindo o jeans.
	
	E
	Calçados utilizados para jogar futebol de campo não são indicados para a prática de corrida de rua.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Para cada local, atividade e condição climática, deve-se considerar as especificidades, mas vejamos alguns exemplos: Calçados: devem ser específicos para a atividade: por exemplo, o tênis que é usado para corrida de rua, não é o mais adequado para jogar futebol de campo; atividades em locais muito frios exigem o uso de meias e calçados adequados para evitar o congelamento de extremidades; quando possível, o calçado também deve ser adequado conforme o piso, para evitar quedas. Roupas: devem ser frescas e leves para a prática de esportes ao ar livre no verão, sempre acompanhada de acessórios de proteção como óculos; já atividades físicas em ambiente com neve necessitam de roupas que aqueçam o corpo” (texto-base, p. 10).
Questão 6/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“A primeira avaliação deve ser a abertura de vias áreas para depois avaliar os demais sinais e funções, por conta da necessidade que o nosso corpo tem em manter as trocas gasosas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência:
aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 4. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: Aula 3 sobre as questões respiratórias abertura de vias aéreas e boa ventilação (A -B) identifique e relacione corretamente os elementos a seguir as respectivas características:
1. A – abertura das vias aéreas.
2. B – boa ventilação.
( ) Deve-se inspecionar a boca e observar se não existe obstrução provocada por algum corpo estranho.
( ) Observar se estão acontecendo os movimentos de tórax/abdômen, da inspiração e expiração.
( ) Realizar o controle de coluna cervical e liberar as vias aéreas.
( ) Sentir se o ar está saindo pelo nariz/boca e ouvir aproximando o ouvido da boca/nariz da vítima.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 2 – 1.
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2.
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 2 – 1 – 2. De acordo com o texto-base: “[1] A – Abertura de vias aéreas. Deve-se inspecionar a boca e observar se não existe obstrução provocada por algum corpo estranho. Se tiver algo obstruindo, deve-se retirar o corpo estranho. Deve-se realizar o controle de coluna cervical e liberar as vias aéreas. Se a pessoa responder, é porque as vias aéreas estão liberadas. Se não responder, devem ser feitas manobras de liberação de vias aéreas. Se a pessoa necessitar de liberação das vias aéreas  (e não apresentar trauma), pode ser feita a técnica de hiperextensão da coluna cervical com elevação do queixo para facilitar a entrada de ar. [2] B – Boa ventilação – você vai observar se estão acontecendo os movimentos de tórax/abdômen, da inspiração e expiração, sentir se o ar está saindo pelo nariz/boca, se existem movimentos respiratórios, e ouvir aproximando o ouvido da boca/nariz da vítima” (texto-base, p. 4-5).
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2.
	
	D
	1 – 1 – 2 – 2.
	
	E
	2 – 2 – 1 – 1.
Questão 7/10 - Socorros de Urgência
Leia a passagem de texto:
“O conceito de risco é variável de acordo com o ambiente ao qual está associado [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 7. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 2 sobre esportes praticados na natureza e o conceito de risco, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Os esportes praticados na natureza são previsíveis, por isso não oferecem riscos.
	
	B
	Não há riscos na prática de esportes da natureza, por não haver variabilidade das ações do indivíduo e do ambiente ao qual está associado.
	
	C
	É variável de acordo com o ambiente ao qual está associado e a perspectiva do indivíduo.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Os esportes praticados na natureza são caracterizados ‘por seu risco e imprevisibilidade do meio ambiente’ [...]. O conceito de risco é variável de acordo com o ambiente ao qual está associado [...] e a perspectiva do indivíduo” (texto-base, p. 7).
	
	D
	É invariável de acordo com o ambiente ao qual está associado e invariável em relação à perspectiva do indivíduo.
	
	E
	Esportes praticados na natureza não oferecem riscos relacionados à integridade física de seus praticantes.
Questão 8/10 - Socorros de Urgência
Atente para a seguinte citação:
 “[...] são vários os serviços e atendimentos realizados pela atenção básica. Esses serviços são descentralizados e podem ocorrer em UBS, Unidades de Estratégias de Saúde da Família – ESF, consultórios na rua etc.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 4. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que descreve corretamente a sigla UBS:
Nota: 10.0
	
	A
	Unificação Básica de Segurança.
	
	B
	Unidade Básica de Saúde.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Como vimos, são vários os serviços e atendimentos realizados pela atenção básica. Esses serviços são descentralizados e podem ocorrer em Unidades Básicas de Saúde – UBS” (texto-base, p. 4).
	
	C
	Unidade Benefício em Saúde.
	
	D
	Unidades de Estratégias de Saúde.
	
	E
	Urgência Básica e Saudável.
Questão 9/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto: 
“As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 9. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que descreve corretamente a função atribuída às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento):
Nota: 10.0
	
	A
	As UPAs foram criadas para atuar como porta de entrada aos serviços de urgência e emergência.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “As UPAs  foram criadas para atuar como porta de entrada aos serviços de urgência e emergência, e, conforme a gravidade dos casos clínicos a serem atendidos, poderiam ser solucionados nesse mesmo local, ou estabilizados e encaminhados para os hospitais ou, ainda, direcionados às UBS” (texto-base, p. 6).
	
	B
	A função das UPAs é realizar apenas campanhas de vacinação.
	
	C
	As Unidades de Pronto Atendimento são responsáveis pelos atendimentos agendados, por isso não recebem caso de emergências e urgências.
	
	D
	As UPAs visam atender exclusivamente pessoas da rede particular de saúde.
	
	E
	Os atendimentos das UPAs são exclusivos para pessoas idosas e pessoas com deficiência.
Questão 10/10 - Socorros de Urgência
Atente para a citação:
“[...] segundo descrições do Ministério da Saúde, o atendimento do SAMU 192 se inicia a partir do chamado telefônico, quando são coletadas informações por um técnico de atendimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 6. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1 sobre o atendimento do médico regulador, que é acionado pelo técnico de atendimento, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O médico se desloca imediatamente para prestar o atendimento.
	
	B
	O médico transfere a ligação para a assistente social.
	
	C
	O médico presta orientações de socorro à vítima por telefone e aciona uma ambulância.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “O médico presta orientações de socorro à vítima, ainda por telefone, e aciona uma ambulância que possua os equipamentos ideais e também a equipe necessária para tal intervenção” (texto-base, p. 7).
	
	D
	O médico regulador é residente e não pode ser acionado pelo técnico de atendimento.
	
	E
	O médico entra em contato com as UBS (Unidades Básicas a Saúde) mais próxima, para direcionar o deslocamento do paciente.
Questão 1/10 - Socorros de Urgência
Leia o trecho de texto: 
“Outro ponto importante é o vestuário: a escolha da roupa adequada para a prática, quando possível, pode dar maior liberdade para realizar as atividades e também contribui para evitar acidentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 10. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 2 sobre a prática de esportes e a vestimenta adequada para sua prática, é correto afirmar que:
	
	A
	É desnecessário o uso de blusas e calçados adequados para a prática de atividades em locais muito frios.
	
	B
	Para a prática
de esportes ao ar livre no verão, é indicado o uso de blusas, meias e tênis
 impermeáveis.
	
	C
	Em dias com muito frio, os calçados podem ser abertos, como sandálias e chinelos.
	
	D
	Para corrida de rua, o praticante pode utilizar calças de qualquer material, incluindo o jeans.
	
	E
	Calçados utilizados para jogar futebol de campo não são indicados para a prática de 
corrida de rua.
Questão 2/10 - Socorros de Urgência
Atente para a citação:
“[...] existem diferentes serviços de atendimento pré-hospitalar em casos de urgências e emergências, incluindo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 5. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que indica corretamente o objetivo do atendimento das unidades do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência):
	
	A
	Entrar em contato com o corpo de bombeiros e solicitar o atendimento.
	
	B
	Transportar os pacientes com doenças contagiosas.
	
	C
	Realizar atendimento de urgência apenas para as pessoas que utilizam o SUS (Sistema Único de Saúde).
	
	D
	Fazer o atendimento em caráter de emergência, exclusivamente para as vítimas de 
acidentes de trânsito.
	
	E
	Chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência.
Questão 3/10 - Socorros de Urgência
Atente para a citação:
“[...] as UPAs e os pronto atendimentos hospitalares devem possuir um acolhimento e determinar a prioridade dos atendimentos, inclusive encaminhando para outros níveis de assistência quando necessário”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 11. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de acolhimento nas redes de urgências:
	
	A
	Acolhimento é o trabalho de cadastro do paciente.
	
	B
	Acolhimento é o espaço de atendimento com infraestrutura (por exemplo: sofá, café e água).
	
	C
	Acolhimento é a identificação do paciente, registro fotográfico e das digitais.
	
	D
	Acolhimento refere-se à recepção do usuário, ouvindo as queixas e garantindo a resolutividade e a interação com os outros serviços de saúde.
	
	E
	O acolhimento é uma entrevista com a assistente social e a realização de exames preliminares.
Questão 4/10 - Socorros de Urgência
Leia o trecho de texto:
“Exemplos de incidentes em academias são os tropeços, tanto pela falta de espaço para circulação quanto pela organização dos equipamentos e manutenção do piso (sobreposição de carpetes)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 6. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 2, assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de acidente: 
	
	A
	Acidentes são ocorrências que não resultaram em dano à integridade física.
	
	B
	Acidentes são ocorrências que resultaram em dano à integridade moral.
	
	C
	Acidentes são ocorrências com veículos em alta velocidade.
	
	D
	Acidentes são ocorrências planejadas que geram danos à saúde psíquica.
	
	E
	Acidentes são ocorrências não planejadas que resultaram em dano à integridade física.
Questão 5/10 - Socorros de Urgência
Atente para a citação:
“Apesar de muito utilizados pela maioria da população, os conceitos de urgência e emergência são frequentemente confundidos e tratados como sinônimos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 2. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que indica corretamente os conceitos de urgência e emergência:
	
	A
	Urgência e emergência devem ser tratados como casos secundários no atendimento, com menor risco de vida.
	
	B
	Urgência e emergência requerem diagnóstico e tratamento nas primeiras horas após 
constatação, uma vez que são casos em que a vida está em risco iminente.
	
	C
	Na emergência, o atendimento deve ser realizado em 24h e, na urgência, o atendimento
 pode ser entre 1 a 2 horas.
	
	D
	A emergência requer atendimento realizado apenas por médicos e, na urgência, o atendimento pode realizado por qualquer pessoa.
	
	E
	Emergência é o mesmo que primeiros socorros e na urgência não devemos realizar nenhum atendimento até que o médico chegue ao local.
Questão 6/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“O sistema respiratório possibilita troca gasosa e, com isso, ajuda a regular o pH do sangue [...]. Porém, se houver algo obstruindo as vias respiratórias, esse processo fica comprometido e, se a pessoa não for rapidamente socorrida, poderá ir a óbito em pouco tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 3. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 3, assinale a alternativa que descreve corretamente o processo de obstrução das vias aéreas:
	
	A
	A obstrução das vias aéreas pode ocorrer por diferentes situações, como acidente, 
aspiração de corpo estranho e edema de glote.
	
	B
	A obstrução das vias aéreas ocorre apenas em caso de aspiração de corpo estranho e fraturas.
	
	C
	A obstrução das vias aéreas ocorre somente em casos de alergia e cefaleia.
	
	D
	A obstrução das vias aéreas ocorre em casos de fraturas e traumatismo craniano.
	
	E
	A obstrução das vias aéreas ocorre em casos de acidente vascular cerebral e alergia.
Questão 7/10 - Socorros de Urgência
Atente para a seguinte citação:
 “[...] são vários os serviços e atendimentos realizados pela atenção básica. Esses serviços são descentralizados e podem ocorrer em UBS, Unidades de Estratégias de Saúde da Família – ESF, consultórios na rua etc.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 4. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que descreve corretamente a sigla UBS:
	
	A
	Unificação Básica de Segurança.
	
	B
	Unidade Básica de Saúde.
	
	C
	Unidade Benefício em Saúde.
	
	D
	Unidades de Estratégias de Saúde.
	
	E
	Urgência Básica e Saudável.
Questão 8/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“O coração é um órgão localizado no tórax, atrás do externo e acima do diafragma”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 7. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 3 sobre o coração, é correto afirmar que:
	
	A
	É formado pelo músculo estriado esquelético.
	
	B
	Bombeia o sangue somente para os músculos.
	
	C
	É formado por dois átrios e um ventrículo.
	
	D
	O sangue é bombeado para a circulação periférica, partindo do ventrículo direito.
	
	E
	O átrio bombeia o sangue para o ventrículo, e o ventrículo bombeia o sangue para a 
circulação pulmonar, ou para a circulação periférica.
Questão 9/10 - Socorros de Urgência
Atente para a citação:
“Os socorros de urgência, muitas vezes chamados de primeiros socorros,
quando realizados da forma correta e quanto mais cedo possível, podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 3. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que indica corretamente quem pode prestar os socorros de urgência:
	
	A
	Pelos paramédicos.
	
	B
	Pelos médicos.
	
	C
	Pelos estudantes ou profissionais da área da saúde.
	
	D
	Pelos bombeiros.
	
	E
	Qualquer pessoa fora do ambiente hospitalar.
Questão 10/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“Suporte Básico de Vida (SBV) é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima. Ou seja, o SBV pode ser entendido como um conjunto de medidas adotadas durante o atendimento de uma pessoa com parada cardiorrespiratória (PCR)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 7. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 3 sobre a reanimação cardiopulmonar (RCP), é correto afirmar que:
	
	A
	Para realizar a manobra de RCP, a pessoa acometida deve ser posicionada em decúbito
 ventral.
	
	B
	Inicie as compressões torácicas na metade superior do esterno.
	
	C
	As compressões devem ter uma frequência de no máximo 250 compressões por minuto.
	
	D
	Para produzir a oxigenação, utilizar somente a chamada respiração boca a boca.
	
	E
	As compressões devem ter uma frequência de, no mínimo 100, e no máximo 120 compressões por minuto, realizadas por dois minutos ou cinco ciclos de 30 compressões e duas ventilações.
Questão 1/10 - Socorros de Urgência
Leia o trecho de texto:
“[...] contusões apresentavam maior incidência, principalmente em virtude das atividades recreativas e competitivas que costumavam acontecer nas aulas de educação física”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 5. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 2 sobre os acidentes recorrentes no ambiente escolar, é correto afirmar que:
	
	A
	São comuns na adolescência, pois o nível de prática esportiva aumenta e os riscos são mais evidentes.
	
	B
	Ocorrem com maior incidência entre os 7 e 10 anos de idade, pois as brincadeiras são mais agressivas.
	
	C
	Os acidentes são comuns em todas as fases da vida escolar.
	
	D
	Os acidentes são mais comuns quando a criança está na fase das descobertas, dos 0 
aos 6 anos.
	
	E
	São comuns apenas de 1 a 2 anos de idade, fase em que as crianças estão aprendendo a andar.
Questão 2/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“O coração é um órgão localizado no tórax, atrás do externo e acima do diafragma”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 7. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 3 sobre o coração, é correto afirmar que:
	
	A
	É formado pelo músculo estriado esquelético.
	
	B
	Bombeia o sangue somente para os músculos.
	
	C
	É formado por dois átrios e um ventrículo.
	
	D
	O sangue é bombeado para a circulação periférica, partindo do ventrículo direito.
	
	E
	O átrio bombeia o sangue para o ventrículo, e o ventrículo bombeia o sangue para a circulação pulmonar, ou para a circulação periférica.
Questão 3/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“O sistema respiratório possibilita troca gasosa e, com isso, ajuda a regular o pH do sangue [...]. Porém, se houver algo obstruindo as vias respiratórias, esse processo fica comprometido e, se a pessoa não for rapidamente socorrida, poderá ir a óbito em pouco tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 3. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 3, assinale a alternativa que descreve corretamente o processo de obstrução das vias aéreas:
	
	A
	A obstrução das vias aéreas pode ocorrer por diferentes situações, como acidente, 
aspiração de corpo estranho e edema de glote.
	
	B
	A obstrução das vias aéreas ocorre apenas em caso de aspiração de corpo estranho e 
fraturas.
	
	C
	A obstrução das vias aéreas ocorre somente em casos de alergia e cefaleia.
	
	D
	A obstrução das vias aéreas ocorre em casos de fraturas e traumatismo craniano.
	
	E
	A obstrução das vias aéreas ocorre em casos de acidente vascular cerebral e alergia.
Questão 4/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“A PCR representa uma emergência extrema e pode levar a lesão cerebral irreversível e óbito, caso nenhuma medida seja tomada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 8. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 3 sobre a parada cardiopulmonar, é correto afirmar que:
	
	A
	A parada cardiopulmonar é a ausência de atividade mecânica cardíaca, havendo ausência de pulso detectável e responsividade.
	
	B
	Parada cardíaca ocorre quando o paciente está respirando e com ausência de pulso palpável.
	
	C
	A parada cardiopulmonar é considerada apenas em apneia ou respiração dificultosa.
	
	D
	A parada cardiopulmonar é a ausência de atividade pulmonar, havendo percepção de pulso detectável.
	
	E
	A parada cardíaca se refere a um paciente que está em apneia e com pulso palpável.
Questão 6/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“A primeira avaliação deve ser a abertura de vias áreas para depois avaliar os demais sinais e funções, por conta da necessidade que o nosso corpo tem em manter as trocas gasosas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 4. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: Aula 3 sobre as questões respiratórias abertura de vias aéreas e boa ventilação (A -B) identifique e relacione corretamente os elementos a seguir as respectivas características:
1. A – abertura das vias aéreas.
2. B – boa ventilação.
( ) Deve-se inspecionar a boca e observar se não existe obstrução provocada por algum corpo estranho.
( ) Observar se estão acontecendo os movimentos de tórax/abdômen, da inspiração e expiração.
( ) Realizar o controle de coluna cervical e liberar as vias aéreas.
( ) Sentir se o ar está saindo pelo nariz/boca e ouvir aproximando o ouvido da boca/nariz da vítima.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 2 – 1.
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2.
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2.
	
	D
	1 – 1 – 2 – 2.
	
	E
	2 – 2 – 1 – 1.
Questão 7/10 - Socorros de Urgência
Leia a passagem de texto:
“O conceito de risco é variável de acordo com o ambiente ao qual está associado [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 7. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 2 sobre esportes praticados na natureza e o conceito de risco, é correto afirmar que:
	
	A
	Os esportes
praticados na natureza são previsíveis, por isso não oferecem riscos.
	
	B
	Não há riscos na prática de esportes da natureza, por não haver variabilidade das ações do indivíduo e do ambiente ao qual está associado.
	
	C
	É variável de acordo com o ambiente ao qual está associado e a perspectiva do indivíduo.
	
	D
	É invariável de acordo com o ambiente ao qual está associado e invariável em relação à perspectiva do indivíduo.
	
	E
	Esportes praticados na natureza não oferecem riscos relacionados à integridade física de seus praticantes.
Questão 9/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto: 
“As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 9. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que descreve corretamente a função atribuída às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento):
	
	A
	As UPAs foram criadas para atuar como porta de entrada aos serviços de urgência e emergência.
	
	B
	A função das UPAs é realizar apenas campanhas de vacinação.
	
	C
	As Unidades de Pronto Atendimento são responsáveis pelos atendimentos agendados, por isso não recebem caso de emergências e urgências.
	
	D
	As UPAs visam atender exclusivamente pessoas da rede particular de saúde.
	
	E
	Os atendimentos das UPAs são exclusivos para pessoas idosas e pessoas com deficiência.
Questão 10/10 - Socorros de Urgência
Atente para a citação:
“[...] segundo descrições do Ministério da Saúde, o atendimento do SAMU 192 se inicia a partir do chamado telefônico, quando são coletadas informações por um técnico de atendimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 6. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1 sobre o atendimento do médico regulador, que é acionado pelo técnico de atendimento, é correto afirmar que:
	
	A
	O médico se desloca imediatamente para prestar o atendimento.
	
	B
	O médico transfere a ligação para a assistente social.
	
	C
	O médico presta orientações de socorro à vítima por telefone e aciona uma ambulância.
	
	D
	O médico regulador é residente e não pode ser acionado pelo técnico de atendimento.
	
	E
	O médico entra em contato com as UBS (Unidades Básicas a Saúde) mais próxima, para direcionar o deslocamento do paciente.
Questão 1/10 - Socorros de Urgência
Leia o trecho de texto: 
“Outro ponto importante é o vestuário: a escolha da roupa adequada para a prática, quando possível, pode dar maior liberdade para realizar as atividades e também contribui para evitar acidentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 10. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 2 sobre a prática de esportes e a vestimenta adequada para sua prática, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É desnecessário o uso de blusas e calçados adequados para a prática de atividades em locais muito frios.
	
	B
	Para a prática de esportes ao ar livre no verão, é indicado o uso de blusas, meias e tênis impermeáveis.
	
	C
	Em dias com muito frio, os calçados podem ser abertos, como sandálias e chinelos.
	
	D
	Para corrida de rua, o praticante pode utilizar calças de qualquer material, incluindo o jeans.
	
	E
	Calçados utilizados para jogar futebol de campo não são indicados para a prática de corrida de rua.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Para cada local, atividade e condição climática, deve-se considerar as especificidades, mas vejamos alguns exemplos: Calçados: devem ser específicos para a atividade: por exemplo, o tênis que é usado para corrida de rua, não é o mais adequado para jogar futebol de campo; atividades em locais muito frios exigem o uso de meias e calçados adequados para evitar o congelamento de extremidades; quando possível, o calçado também deve ser adequado conforme o piso, para evitar quedas. Roupas: devem ser frescas e leves para a prática de esportes ao ar livre no verão, sempre acompanhada de acessórios de proteção como óculos; já atividades físicas em ambiente com neve necessitam de roupas que aqueçam o corpo” (texto-base, p. 10).
Questão 2/10 - Socorros de Urgência
Atente para a citação:
“[...] existem diferentes serviços de atendimento pré-hospitalar em casos de urgências e emergências, incluindo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 5. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que indica corretamente o objetivo do atendimento das unidades do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência):
Nota: 0.0
	
	A
	Entrar em contato com o corpo de bombeiros e solicitar o atendimento.
	
	B
	Transportar os pacientes com doenças contagiosas.
	
	C
	Realizar atendimento de urgência apenas para as pessoas que utilizam o SUS (Sistema Único de Saúde).
	
	D
	Fazer o atendimento em caráter de emergência, exclusivamente para as vítimas de acidentes de trânsito.
	
	E
	Chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência.
Esta é a alternativa correta porque: “O SAMU atende pelo número 192 (SAMU 192) e, de acordo com o site do Ministério da Saúde, tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar ao sofrimento, a sequelas ou à mesmo morte” (texto-base, p. 6).
Questão 3/10 - Socorros de Urgência
Atente para a citação:
“[...] as UPAs e os pronto atendimentos hospitalares devem possuir um acolhimento e determinar a prioridade dos atendimentos, inclusive encaminhando para outros níveis de assistência quando necessário”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 11. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de acolhimento nas redes de urgências:
Nota: 10.0
	
	A
	Acolhimento é o trabalho de cadastro do paciente.
	
	B
	Acolhimento é o espaço de atendimento com infraestrutura (por exemplo: sofá, café e água).
	
	C
	Acolhimento é a identificação do paciente, registro fotográfico e das digitais.
	
	D
	Acolhimento refere-se à recepção do usuário, ouvindo as queixas e garantindo a resolutividade e a interação com os outros serviços de saúde.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Segundo Silva [...], acolhimento refere-se à recepção do usuário, ouvindo suas queixas e garantindo resolutividade e interação com os outros serviços de saúde” (texto-base, p. 11).
	
	E
	O acolhimento é uma entrevista com a assistente social e a realização de exames preliminares.
Questão 4/10 - Socorros de Urgência
Leia o trecho de texto:
“Exemplos de incidentes em academias são os tropeços, tanto pela falta de espaço para circulação quanto pela organização dos equipamentos e manutenção do piso (sobreposição de carpetes)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 2. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 6. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando
o trecho de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 2, assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de acidente: 
Nota: 10.0
	
	A
	Acidentes são ocorrências que não resultaram em dano à integridade física.
	
	B
	Acidentes são ocorrências que resultaram em dano à integridade moral.
	
	C
	Acidentes são ocorrências com veículos em alta velocidade.
	
	D
	Acidentes são ocorrências planejadas que geram danos à saúde psíquica.
	
	E
	Acidentes são ocorrências não planejadas que resultaram em dano à integridade física.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “[...] as ocorrências indesejadas que, embora não tenham resultado em danos à integridade física das pessoas envolvidas, tinham potencial para causar tais agravos. Já acidentes são as ocorrências não planejadas que resultaram em dano à integridade física das pessoas envolvidas” (texto-base, p. 6-7).
Questão 5/10 - Socorros de Urgência
Atente para a citação:
“Apesar de muito utilizados pela maioria da população, os conceitos de urgência e emergência são frequentemente confundidos e tratados como sinônimos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 2. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que indica corretamente os conceitos de urgência e emergência:
Nota: 10.0
	
	A
	Urgência e emergência devem ser tratados como casos secundários no atendimento, com menor risco de vida.
	
	B
	Urgência e emergência requerem diagnóstico e tratamento nas primeiras horas após constatação, uma vez que são casos em que a vida está em risco iminente.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Definição biomédica dos termos urgência e emergência: Requer diagnóstico e tratamento nas primeiras horas após constatação, uma vez que são casos em que a vida está em risco iminente e urgência. Inclui quadros clínicos e cirúrgicos em que a vida não está em risco iminente, mas há risco de evolução para complicações mais graves ou mesmo fatais [...]” (texto-base, p. 2).
	
	C
	Na emergência, o atendimento deve ser realizado em 24h e, na urgência, o atendimento pode ser entre 1 a 2 horas.
	
	D
	A emergência requer atendimento realizado apenas por médicos e, na urgência, o atendimento pode realizado por qualquer pessoa.
	
	E
	Emergência é o mesmo que primeiros socorros e na urgência não devemos realizar nenhum atendimento até que o médico chegue ao local.
Questão 6/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“O sistema respiratório possibilita troca gasosa e, com isso, ajuda a regular o pH do sangue [...]. Porém, se houver algo obstruindo as vias respiratórias, esse processo fica comprometido e, se a pessoa não for rapidamente socorrida, poderá ir a óbito em pouco tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 3. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 3, assinale a alternativa que descreve corretamente o processo de obstrução das vias aéreas:
Nota: 10.0
	
	A
	A obstrução das vias aéreas pode ocorrer por diferentes situações, como acidente, aspiração de corpo estranho e edema de glote.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “A obstrução das vias aéreas pode ocorrer por diferentes situações, acidentes e/ou traumas, como aspiração de corpo estranho, edema de glote ocasionada por alergia, entre outras” (texto-base, p. 3).
	
	B
	A obstrução das vias aéreas ocorre apenas em caso de aspiração de corpo estranho e fraturas.
	
	C
	A obstrução das vias aéreas ocorre somente em casos de alergia e cefaleia.
	
	D
	A obstrução das vias aéreas ocorre em casos de fraturas e traumatismo craniano.
	
	E
	A obstrução das vias aéreas ocorre em casos de acidente vascular cerebral e alergia.
Questão 7/10 - Socorros de Urgência
Atente para a seguinte citação:
 “[...] são vários os serviços e atendimentos realizados pela atenção básica. Esses serviços são descentralizados e podem ocorrer em UBS, Unidades de Estratégias de Saúde da Família – ESF, consultórios na rua etc.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 4. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que descreve corretamente a sigla UBS:
Nota: 10.0
	
	A
	Unificação Básica de Segurança.
	
	B
	Unidade Básica de Saúde.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Como vimos, são vários os serviços e atendimentos realizados pela atenção básica. Esses serviços são descentralizados e podem ocorrer em Unidades Básicas de Saúde – UBS” (texto-base, p. 4).
	
	C
	Unidade Benefício em Saúde.
	
	D
	Unidades de Estratégias de Saúde.
	
	E
	Urgência Básica e Saudável.
Questão 8/10 - Socorros de Urgência
Leia o fragmento de texto:
“O coração é um órgão localizado no tórax, atrás do externo e acima do diafragma”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 3. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 7. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Socorros de urgência: aula 3 sobre o coração, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É formado pelo músculo estriado esquelético.
	
	B
	Bombeia o sangue somente para os músculos.
	
	C
	É formado por dois átrios e um ventrículo.
	
	D
	O sangue é bombeado para a circulação periférica, partindo do ventrículo direito.
	
	E
	O átrio bombeia o sangue para o ventrículo, e o ventrículo bombeia o sangue para a circulação pulmonar, ou para a circulação periférica.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Possui o tamanho aproximado de um punho fechado. É formado pelo músculo estriado cardíaco e constitui-se de uma bomba que promove a circulação do sangue. O coração possui dois lados, o direito e o esquerdo, separados por uma parede chamada septo. O lado direito bombeia o sangue para os pulmões; e o lado esquerdo bombeia sangue para todo corpo e órgãos periféricos [...]. Perceba que cada lado do coração possui duas câmaras: um átrio e um ventrículo. O átrio bombeia o sangue para o ventrículo, e o ventrículo, por sua vez, bombeia o sangue para a circulação pulmonar, quando sai do ventrículo direito, ou para a circulação periférica, partindo do ventrículo esquerdo. Essa dinâmica é de extrema importância para a manutenção do funcionamento de todos os órgãos do corpo humano” (texto-base, p. 7).
Questão 9/10 - Socorros de Urgência
Atente para a citação:
“Os socorros de urgência, muitas vezes chamados de primeiros socorros, quando realizados da forma correta e quanto mais cedo possível, podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARA, M. F. F. Socorros de urgência: aula 1. Curitiba: InterSaberes, 2020. p. 3. Texto da rota de aprendizagem.
Considerando a citação e os conteúdos abordados no texto-base da rota de aprendizagem Socorros de urgência: aula 1, assinale a alternativa que indica corretamente quem pode prestar os socorros de urgência:
Nota: 0.0
	
	A
	Pelos paramédicos.
	
	B
	Pelos médicos.
	
	C
	Pelos estudantes ou profissionais da área da saúde.
	
	D
	Pelos bombeiros.
	
	E
	Qualquer pessoa fora do ambiente hospitalar.
Esta é a alternativa correta porque: “[...] Em casos de urgências e emergências, os socorros podem ser realizados por qualquer pessoa fora do ambiente hospitalar. Por isso, você, como profissional da educação física,

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais