Buscar

APOL Projetos interdisciplinares e experiências em educação infantil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Projetos interdisciplinares e experiências em educação infantil
As atividades realizadas na instituição educativa devem oportunizar ações na construção de competências que podem ser previstas nas mais variadas formas de planejamento. Estas ações pressupõem a passagem de um trabalho individual para um trabalho pensado a partir de um coletivo docente. Pensar coletivamente requer um novo processo na escola. Nesse sentido, como deve ser a atuação do professor?
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Deve preocupar-se com a seriação dos conteúdos para agilizar os saberes escolares.
	
	B
	Deve oportunizar o compartilhamento de práticas e saberes.
	
	C
	Deve propor práticas educativas fundamentadas na educação bancária.
	
	D
	Deve dialogar com os alunos e seguir o currículo da sua disciplina prioritariamente.
Questão 2/5 - Projetos interdisciplinares e experiências em educação infantil
O principal objetivo da interdisciplinaridade é superar as políticas de fragmentação entre os conteúdos. Partindo desse pressuposto, como ela pode ser caracterizada?
Assinale a alternativa que responde à pergunta:
	
	A
	A interdisciplinaridade caracteriza-se como uma tentativa de estabelecer relações entre as disciplinas, buscando aproximação de conceitos.
	
	B
	A interdisciplinaridade caracteriza-se por integrar um conjunto de disciplinas fortalecendo a hiperespecialização de cada uma delas.
	
	C
	A interdisciplinaridade caracteriza-se por organizar os problemas a serem estudados de maneira precisa para resolvê-los com rapidez.
	
	D
	A interdisciplinaridade é uma forma de legitimação do conhecimento na produção de filosofias particulares das metadisciplinas.
Questão 3/5 - Projetos interdisciplinares e experiências em educação infantil
De acordo com as ideias de Ausubel (1980), a aprendizagem significativa ocorre quando a tarefa de aprendizagem implica em relacionar uma nova informação a outras com as quais o aluno já esteja familiarizado. Que problema da realidade brasileira pode acarretar em uma contradição da associação da nova informação adquirida pelas crianças?
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	As crianças brasileiras têm dificuldade de assimilação de conteúdos de forma geral, dificultando assim a produção de novas informações.
	
	B
	Ainda há uma grande desigualdade social no cotidiano da sociedade brasileira, o que gera conflito na contextualização da realidade dos alunos.
	
	C
	Os problemas da realidade brasileira não interferem na associação de novos conteúdos, já que todos os alunos conseguem contextualizar a informação adquirida com base nas suas experiências do cotidiano.
	
	D
	A falta de interesse dos alunos e dos professores em novos conteúdos é o que dificulta a incorporação de novas informações.
Questão 4/5 - Projetos interdisciplinares e experiências em educação infantil
A palavra interdisciplinar é formada pela união do prefixo "inter", que exprime a ideia de "dentro", "entre", "em meio"; com a palavra "disciplinar", que tem um sentido pedagógico de instruir nas regras e preceitos de alguma arte.
A adoção de projetos interdisciplinares numa perspectiva filosófica inovadora pressupõe:
	
	A
	Tempo e paciência dos alunos para trabalhar sempre coletivamente.
	
	B
	Desenvolvimento de uma abordagem tradicional por parte do educador priorizando o ensino.
	
	C
	Ruptura com modelos predeterminados e cristalizados.
	
	D
	Aulas planejadas considerando o eixo de transmissão e assimilação dos conteúdos.
Questão 5/5 - Projetos interdisciplinares e experiências em educação infantil
Foram demonstrados dois projetos para ilustrar os campos de experiência que a criança deve ser integrada dentro da escola: “Brincando e aprendendo com o vovô” e “Brinacarte”. Apesar de consistirem em experiências diferentes, o que esses projetos têm em comum?
	
	A
	Os projetos servem como base para as disciplinas a serem ministradas no ensino fundamental, já que abordam temas que são de suma importância para a ementa das disciplinas.
	
	B
	Os projetos apresentados trazem fatos do cotidiano dos alunos para dentro da sala de aula, para que sejam usados como base do tema a ser abordado, por visões diferentes, contemplando a interdisciplinaridade.
	
	C
	Os dois projetos levam em conta temas importantes  sobre a sociedade e encontrados nos livros didáticos que eram utilizados.
	
	D
	Ambos os projetos inserem no universo das crianças temas que não tinham conhecimento ou interesse, aumentando o espectro de vivência dos alunos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando