Buscar

Documento 1

Prévia do material em texto

NOME: Neusiana Moreira
CURSO: Pedagogia (Licenciatura)
PERÍODO: 4º semestre 2020
INSTITUIÇÃO: Cruzeiro do Sul
RGM: 22594094
DISCIPLINA: Prática de Ensino em Educação Infantil 
Importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de Educação Infantil 
 O estágio é um processo muito importante na formação do futuro professor de Educação infantil, pois irá preparar o acadêmico para os desafios dentro do ambiente escolar. Será através das experiências adquiridas que o estudante tomará consciência de suas responsabilidades com profissional de educação.
 Em conformidade com o material teórico da disciplina Prática de Ensino que tem como objetivo trazer ao estudante os conhecimentos teóricos e práticos necessários para o exercício da docência de qualidade assegurando os princípios educativos. Assim, compreendemos que o estágio ajuda a entender e conhecer o campo de educação dos pedagogos, associando teoria e prática.
 De acordo com Pimenta Lima (2005/2006, p 11) “A profissão docente é uma prática social, como tantas outras, é uma forma de intervir na realidade social, no caso, por meio da educação, não só, mas essencialmente nas instituições de ensino”
 Portanto, o aluno conhecendo e entendendo os conhecimentos necessários será capaz de inteirar-se e intervir na vivência escolar. Dessa forma, a construção da identidade do docente começa desde o ponto inicial e desenvolve-se ao longo da carreira sendo um exercício diário, mútuo e que nunca termina. É nessa concepção que o estágio tem contribuição essencial, pois propicia ao docente em formação a chance de consolidar ou questionar saberes já constituídos por meio da reflexão-ação.
 
Referências:
CRUZEIRO DO SUL, UNIVERSIDADE. Material teórico - A Prática de Ensino em Educação Infantil. 2020/2.
PIMENTA, S, G.; LIMA, M. L. Estágio e docência: diferentes concepções.
Revista Poiesis, vol. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006.

Continue navegando