Buscar

Conceitos Básicos do Turismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMA TURÍSTICO
	
	
	 
	 
	
	GST0627_A3_202001616179_V3
	
	
	
	
		Disc.: SISTEMA TURÍSTICO 
	2020.3 EAD (GT) / EX
	
	 
	
	
		1.
		Segundo a ONU (1954), a definição do conceito de turista está expressa na alternativa (leia atentamente todas as opções):
	
	
	
	O deslocamento para fora do local de residência por período superior a 24 horas e inferior a 30 dias motivado por questões não econômicas, com proposta de imigração.
	
	
	Toda pessoa que ingresse no território de uma localidade diversa daquela em que tem residência habitual e nele permaneça pelo prazo mínimo de 24 horas e máximo de seis meses, no transcorrer de um período de 12 meses, com finalidade de turismo, recreio, esporte, saúde, motivos familiares, estudos, peregrinações religiosas ou negócios, mas sem proposta de imigração.
	
	
	O deslocamento para fora do local de residência por período superior a 24 horas e inferior a 360 dias motivado por questões puramente econômicas.
	
	
	Pessoa que se desloca para fora do local de residência por período superior a 24 horas e inferior a 720 dias motivado por questões econômicas.
	
	
	Pessoa que se desloca para fora do local de residência por período superior a 48 horas e inferior a 720 dias motivado por questões econômicas, com proposta de imigração.
	
	
	 
	
	
		2.
		O turismo sobre a perspectiva econômica é capaz de mobilizar diversos setores produtivos, envolvendo a prestação de serviços por gama variada de organizações e categorias profissionais. Considerando-se estas informações, qual desses setores NÃO se relaciona diretamente com o turismo e NÃO se encontra no primeiro nível da cadeia produtiva (ENADE 2009 QUESTÃO 12 ADAPTADA).
	
	
	
	Saúde
	
	
	Hotelaria
	
	
	Gastronomia
	
	
	Agenciamento
	
	
	Transporte
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
	
	
		3.
		"Toda pessoa sem distinção de raça, sexo, língua e religião que ingresse no território de uma localidade diversa daquela em que tem residência habitual e nele permaneça pelo prazo mínimo de 24 horas e máximo de seis meses, no transcorrer de um período de 12 meses, com finalidade de turismo, recreio, esporte, saúde, motivos familiares, estudos, peregrinações religiosas ou negócios, mas sem proposta de imigração". Essa é a definição da ONU para ... (marque a única alternativa correta):
	
	
	
	Excursionista
	
	
	Visitante
	
	
	Turista
	
	
	Atração turística
	
	
	Destino turístico
	
	
	 
	
	
		4.
		Até a década de 1970 era comum falar de "o turista" de modo generalizado, como se todos os turistas tivessem um mesmo perfil. Assim, o sociólogo Erick Cohen definiu a primeira tipologia de turistas. Marque a a alternativa que NÃO contempla uma das tipologias definida por Cohen.
	
	
	
	Experimentais: buscam conhecer e experimentar modos de vidas diferentes dos seus.
	
	
	Doméstico: buscam conhecer e experimentar modos de vidas diferentes dos seus.
	
	
	Recreacionais: buscam entretenimento e relaxamento para recuperação de suas forças físicas e mentais.
	
	
	Existenciais: buscam a paz espiritual pela quebra de sua rotina.
	
	
	Diversionários: procuram recreação e lazer organizados, de preferência em grandes grupos.
	
	
	 
	
	
		5.
		Assinale em qual alternativa o conceito NÃO corresponde ao apresentado:
	
	
	
	Excursionistas - "São visitantes temporários que permaneçam menos de 24 horas no país visitado, ou seja, eles não pernoitam no localidade turística".
	
	
	Turismo internacional - aquele que diz respeito a viagens dentro do Brasil, realizada por estrangeiros.
	
	
	Turismo doméstico - diz respeito às viagens de residentes dentro do seu próprio país. Ignarra (2003) ainda divide os turistas domésticos em duas outras categorias: locais e regionais.
	
	
	TURISTA - "Toda pessoa sem distinção de raça, sexo, língua e religião  que ingresse no território de uma localidade diversa daquela em que tem residência habitual e nele permaneça pelo prazo mínimo de 24 horas e máximo de seis meses, no transcorrer de um período de 12 meses, com finalidade de turismo, recreio, esporte, saúde, motivos familiares, estudos, peregrinações religiosas ou negócios, mas sem proposta de imigração".
	
	
	Visitante - "Passageiros de cruzeiros marítimos ou fluviais que visitam uma localidade, mas que pernoitam em suas embarcações".
	
	
	 
		
	
		6.
		Quando estudamos alguns conceitos básicos sobre o setor, observamos que o turismo pode ser dividido em Turismo Individualizado e Turismo de Massa. Em relação a esses conceitos, pode-se afirmar que (assinale a única resposta correta):
	
	
	
	Turismo de Massa é praticado por aqueles que consomem de maneira mais seletiva, e acabam por ter gastos maiores. Em geral, buscam destinações mais distantes e exóticas, buscam transportes mais cômodos, os hotéis utilizados nas acomodações são mais luxuosos, assim como os restaurantes.
	
	
	Define-se Turismo individualizado como um aglomerado urbano que dentro de seu território possui atrativos turísticos que motivem a visitação.
	
	
	Define-se Turismo de massa como o local de entrada e/ou saída de uma zona turística.
	
	
	Turismo Individualizado é praticado por aqueles que consomem de maneira mais seletiva, e acabam por ter gastos maiores. Em geral, buscam destinações mais distantes e exóticas, buscam transportes mais cômodos, os hotéis utilizados nas acomodações são mais luxuosos, assim como os restaurantes.
	
	
	Define-se turismo de massa como todo lugar, objeto ou acontecimento de interesse turístico que motiva o deslocamento de grupos humanos para conhecê-los.
	
	
	
	
	 
	
	
		7.
		Em relação ao conceito de turismo e o que é apregoado modernamente, podemos afirmar que:
	
	
	
	O turista é visto como o agente principal dessa atividade, pois, sem ele, a mesma não ocorre. Para o estudo do fenômeno não é deve-se levar também em consideração os residentes do local (que constituem a população receptora), mas apenas quem a visita.
	
	
	Deve-se considerar turista apenas quem viaja a lazer.
	
	
	O turismo é uma atividade que envolve o turista e o local frequentado, sem levar em consideração o tempo de permanência ao local visitado.
	
	
	O setor não é dotado de tanta complexidade como alguns autores propõem
	
	
	São as atividades das pessoas que viajam e permanecem em lugares fora de seu ambiente habitual por não mais de um ano consecutivos para lazer, negócios ou outros objetivos.
	
	
	 
		
	
		8.
		O governo usa dados colhidos em portos, aeroportos e rodoviárias que servirão de informações básicas para reportar o movimento e o impacto econômico, incluindo a participação do turismo no balanço do comercio nacional. A seguir temos algumas características do movimento de viagens. Marque a única alternativa verdadeira.
	
	
	
	País e local de residência.
	
	
	Visitou países vizinhos
	
	
	Duração da conexão.
	
	
	Altura e peso
	
	
	Viagem a convite ou não
	
Explicação:
O Movimento de Viagens tem como caractéristicas País e Local de Residência, dentre as alternativas apresentadas.

Continue navegando