Buscar

AVALIAÇÃO 2 PARÂMETROS DO ENSINO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L1 (LBR08)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:656013) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	
Parte superior do formulário
	1.
	Este método tem como principal objetivo o uso de qualquer estratégia que possa permitir o resgate na comunicação das pessoas surdas. Este modelo combinava a língua de sinais, gestos, mímicas, leitura labial, entre outros recursos que colaborassem com o desenvolvimento da língua oral. O conceito acima se refere a qual metodologia de ensino de línguas?
	
	a) Bilinguismo.
	
	b) Metodologia oralista.
	
	c) Pedagogia Surda.
	
	d) Comunicação Total.
	 
	 
	2.
	O principal objetivo da metodologia oralista é desenvolver a fala do surdo, pois para os defensores desse método, a língua falada era considerada essencial para a comunicação e desenvolvimento integral das crianças surdas. Essa metodologia foi proposta e defendida em um evento internacional realizado em Milão, na Itália, e passou a ser utilizada pela maioria das escolas na educação de surdos de muitos países. Com isso, a língua de sinais foi proibida, o que iniciou uma longa e sofrida batalha do povo surdo para defender o direito linguístico por meio da sua língua natural, a língua de sinais. Sobre o conceito da metodologia oralista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( f   ) Percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação da língua de sinais, possibilitando a aprendizagem da língua portuguesa e a integração na comunidade ouvinte.
( f   ) Permite ao surdo aprender a falar, possibilitando a pronuncia de algumas palavras que eram repetidas de forma mecânica, facilitando o entendimento do ouvinte.
( v   ) Tem como objetivo levar o surdo a falar e a desenvolver a competência linguística oral, o que lhe permitiria desenvolver-se emocional, social e cognitivamente.
( v   ) Entre as técnicas mais utilizadas, ressalta o treinamento auditivo, o desenvolvimento da fala e a leitura labial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) F - F - V - V.
	
	d) F - V - V - F.
	3.
	A metodologia de ensino é a parte da pedagogia que se ocupa direta e indiretamente da organização da aprendizagem dos alunos e do seu controle, pois a intenção não é engessar o professor no uso de um determinado método, mas informá-lo das opções existentes. Sobre esse método, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O caminho para se chegar a uma pesquisa, não é o processo melhor e mais adequado para chegar nos resultados finais.
	
	b) Metodologia para nos guiar e criar situações em favor do aluno, priorizando pesquisas em favor dos educandos.
	
	c) Caminho pelo qual se atinge um objetivo, processo ou método de ensino, modo de proceder.
	
	d) A de convir que o caminho da pesquisa é árduo, porém significativo, busca respostas somente de métodos etnográficos.
	4.
	O panorama do ensino das línguas no Brasil passou, nas últimas décadas, por várias transformações, devido às influências de pesquisas e estudos realizados na área da linguística aplicada, em relação ao ensino-aprendizagem de línguas orais e da língua de sinais, pelas necessidades impostas pelas modificações sociais e pelo avanço das tecnologias da comunicação e da informação. Considerando os tipos de metodologias de ensino de línguas, analise as opções a seguir:
I- Metodologia oralista.
II- Comunicação total.
III- Pedagogia de sinais.
IV- Pedagogia surda.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As opções I, III e IV estão corretas.
	
	b) As opções I, II e III estão corretas.
	
	c) Somente a opção IV está correta.
	
	d) As opções I, II e IV estão corretas.
	5.
	Existe uma metodologia que  foi proposta e defendida em um evento internacional realizado em Milão/Itália chamado de Congresso Internacional de Educação de Surdos, congresso que, apesar de ter falado sobre os surdos e sobre a principal metodologia de ensino a esses, não deu atenção aos anseios dos surdos. O Oralismo percebe a surdez como uma deficiência que deve ser amenizada pela estimulação auditiva. Essa estimulação possibilitaria a aprendizagem da língua portuguesa e levaria a criança surda a integrar-se na comunidade ouvinte. Sobre o objetivo do oralismo, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Esse congresso resolveu parcialmente o nosso problema, tendo como base o sujeito ouvinte.
	
	b) Umas das propostas dessa teoria é a inserção da criança surda por meio da língua de sinais.
	
	c) Essa teoria tem como embasamento criar situações problemas para resolução de conflitos.
	
	d) O objetivo do Oralismo é fazer uma reabilitação da criança surda em direção à normalidade.
	6.
	O ensino da língua de sinais nas escolas brasileiras é muito recente e, embora existam professores surdos em algumas escolas de surdos já há alguns anos, suas atividades nem sempre estão relacionadas ao ensino sistemático da Libras. Em muitos casos, a atuação desses professores é limitada apenas à sala de educação especial, quando a escola possui uma, ou à sala de recursos, com poucas incursões no ensino sistematizado da Libras como disciplina curricular, tal como, por exemplo, o Português ou outra disciplina. A função desses professores também abrange o ensino de Libras para ouvintes da comunidade escolar. Considerando as práticas atuais de ensino de língua de sinais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( v   ) Muitas vezes, o ensino de Libras acontece na forma de cursos isolados ou desvinculados das instituições educativas, e os programas destes cursos se resumem à descrição de conteúdos e metodologias.
( v   ) A formação do professor da área de Libras perpassa por um viés filosófico, que engloba uma visão de mundo mais ampla, proporcionando através da Libras um conhecer a si mesmo, ensinando o outro a também se conhecer.
( f   ) A formação do professor da área de Libras deve ficar restrita apenas à Libras, pois a formação do professor surdo está vinculada à sua surdez.
( f   ) O currículo, como instrumento social e político, deve nortear o trabalho pedagógico e, para isso, basta que o professor tenha o conhecimento necessário na língua específica de Libras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) F - F - V - V.
	7.
	Alguns aspectos são relevantes em relação ao desenvolvimento linguístico no surdo, considerando o contexto histórico e o percurso da educação da criança surda, como o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo, que refletem no desenvolvimento da linguagem na criança surda e sobre o desenvolvimento cognitivo do sujeito surdo no processo de aquisição da língua de sinais - Libras. Sobre as filosofias educacionais para surdos, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) O bilinguismo, como as outras filosofias, não pode ser definido como uma filosofia homogênea, pois os profissionais atuam e pesquisam com diferentes abordagens nessa linha teórica.
	
	b) No Brasil, que seguiu a tendência mundial, o bilinguismo começou a ser estudado na década de noventa, e sua implantação em escolas e clínicas brasileiras ocorreu em meados do ano 2000.
	
	c) A maior falha do oralismo é a utilização de um conceito bastante simplista de língua, que é considerada como sendo um conjunto de regras abstratas que tem como função a comunicação. v
	
	d) A comunicação total tem como grande mérito deslocar a língua oral como principal objetivo na educação dos surdos e considerar como prioridade a comunicação. v
	8.
	Os sinais na Libras são  formados a partir de parâmetros, que são como pedaços pequeninos de sinais porque, às vezes, eles têm significados e, através de alterações em suas combinações, eles formam os sinais. Por exemplo: a configuração de mãos pode ser um marcador de gênero (animado: pessoa e animais / inanimado: coisas); o ponto de articulação pode ser uma marca de concordância verbal com o advérbio
de lugar; o movimento pode ser uma raiz; a orientação pode ser uma concordância número-pessoal. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:  
I- Os sinais podem ser formados com modificações por adição à raiz.
II- Os sinais podem ser formados sem modificação interna da raiz. v
III- Os sinais podem ser formados por processo de derivação zero.
IV- Os sinais podem ser formados por processo de composição.  v
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	Por métodos, entende-se as formas, as perspectivas ou os caminhos que indicam uma sequência de ações que serão utilizadas para alcançar determinados objetivos. Assim, os métodos auxiliam nos processos de ensino-aprendizagem, uma vez que a metodologia consiste em uma meditação com relação aos métodos lógicos e científicos. Inicialmente, a metodologia era descrita como parte integrante da lógica focada a diversas modalidades de pensamento e a sua aplicação. Posteriormente, a noção de que a metodologia era algo exclusivo do campo da lógica foi abandonada, uma vez que os métodos podem ser aplicados a várias áreas do saber. Sobre os métodos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( v   ) Há sempre uma relação estreita entre quem ensina e o que ensina, quando diz respeito às línguas de sinais.
( v   ) A reciprocidade em como o aluno se envolve no processo pedagógico e em como os significados são construídos com o aluno.
(  f  ) Não existe relação estreita entre quem ensina e o que ensina, quando diz respeito às línguas de sinais.
( f   ) Não há reciprocidade em como o aluno se envolve no processo pedagógico e os significados não são construídos com o aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - V - F - F.
	10.
	A linguagem envolve não apenas ouvir, discriminar, memorizar, mas é um trabalho (meta)linguístico do sujeito sobre a língua, os movimentos enunciativos aos quais o sujeito recorre, a subjetividade que põe em evidencia as escolhas lexicais, a construção sociocognitiva do sentido. São esses movimentos que fazem o processamento da linguagem se realizar.  O contexto bilíngue da criança surda configura-se diante da coexistência da língua brasileira de sinais e da língua portuguesa. No cenário nacional, não basta simplesmente decidir se uma ou outra língua passará a fazer ou não parte do programa escolar, mas sim tornar possível a coexistência dessas línguas, reconhecendo-as de fato, atentando-se para as diferentes funções que apresentam no dia a dia da pessoa surda que está se formando. Sobre o que questiona a didática cultural, analise as sentenças a seguir:
I- A didática cultural questiona as práticas normalizadoras ouvintes. v
II- A didática cultural questiona quem é o sujeito surdo. v
III- A didática cultural questiona quem deve elaborar o currículo e a didática dos surdos. v
IV- A didática cultural questiona as práticas normalizadoras ouvintes e não quem é o sujeito surdo. f
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais