Buscar

Teste Imunocromatográfico para Cinomose em Cães

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: ADMV 1
DISCENTE: LETICIA SOUZA FONTES
MATRICULA: 171200046
TURMA: MR01
 
 APS: ENSAIO IMUNOLÓGICO
A Cinomose é uma doença provocada pelo vírus do gênero Morbillivirus e afeta principalmente cães domésticos. Um dos testes diagnósticos utilizados é o Kit imunocromatográfico para a detecção de anticorpos contra o vírus presentes no animal. Descreva o mecanismo de funcionamento deste teste destacando sua base imunológica e comentando sobre a interpretação quando o paciente está positivo.
A cinomose é uma doença viral, multissistêmica e de alta morbidade e mortalidade entre cães domésticos. Os sinais clínicos apresentados pelos cães variam conforme o sítio de atuação viral e são geralmente bastante inespecíficos, tais como febre, lesões em pele, distúrbios gastrointestinais e respiratórios. O animal pode também não apresentar sinais clínicos marcantes o que caracteriza a forma subclínica da doença. O diagnóstico mais eficiente se dá com a utilização de métodos rápidos e de fácil acesso, sendo essa a proposta dos testes imunocromatográficos.
O teste imunocromatográfico é um dos testes mais eficientes para a detecção da doença, podendo aparecer de diferentes formatos, como: imunocromatografia de fluxo lateral, imunocromatografia de dupla migração (ou duplo percurso – DPP). A sensibilidade da detecção do vírus pode ser aumentada utilizando diferentes amostras biológicas como sangue, urina, swabs conjuntivais e fluido cerebroespinal obtendo resultados melhores em amostras de secreção ocular ou descarga nasal. Recomenda-se que o teste seja lido dentro de 10 minutos. Às vezes, algumas reações não específicas podem ocorrer após esse tempo, causando uma falsa linha teste, portanto, passados 10 minutos, a leitura do teste deve ser desconsiderada. O diagnóstico clínico definitivo não deve ser baseado em um único teste, deve ser realizado pelo veterinário após a avaliação dos achados clínicos e laboratoriais em conjunto. O teste não deve ser realizado em cães vacinados contra a CDV, a menos que seja respeitado o intervalo de 15 dias entre a vacinação e o teste. 
 O Kit do teste é composto por tubos de amostra contendo diluente (Tris- HCI, azida sódica e Triton X-100), swab esterelizado e cassete-teste. Nos cassetes dos ensaios dos testes para detecção de antígenos é utilizada uma matriz de membrana de nitrocelulose ligada a uma tira de acetato transparente dividida basicamente em quatro regiões: almofada da amostra, almofada da marcação, almofada de captura do antígeno e almofada de absorção. Esse teste permite que a amostra biológica contendo o CDV diluída em solução tampão presente no kit flua a partir da almofada da amostra por toda a fita por meio da capilaridade. Um dos métodos imunológicos desses testes emprega corante insolúvel, como ouro coloidal (róseo) ou prata coloidal (azul marinho) como revelador da interação antígeno-anticorpo. A amostra aplicada se liga ao conjugado colorido e após a migração por cromatografia a formação do imunocomplexo é revelada pelo depósito do corante coloidal na linha de captura.
O tratamento para a cinomose é de suporte, não específico e, com frequência (necessário iníciar a terapia com soro hiperimune e medicação de suporte). Já, a prevenção dessa enfermidade infecciosa depende da vacinação com cepas atenuadas ou vacinas com vírus vivo modificado e vacinas recombinantes (poxvírus aviário como vetor do DNA complementar [cDNA] dos genes das proteínas H e F do CDV).
REFERENCIAS:
https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/158315/santos_rm_dr_jabo_int.pdf?sequence=4&isAllowed=y
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/67/o/Gladsthon_Divino_de_Sousa_Filho.pdf
https://www.biomedicinapadrao.com.br/2012/06/imunocromatografia.html
https://www.santelaboratorio.com.br/perguntas-frequentes-e-duvidas-importantes-a-respeito-do-teste-para-deteccao-do-virus-da-cinomose-cdv/#:~:text=O%20teste%20detecta%20o%20v%C3%ADrus,da%20cinomose%20podem%20ser%20detectadas

Continue navegando