Buscar

Treinamento de força (REVISÃO) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU 
CURSO DE GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: TREINAMENTO DE FORÇA
	
REVISÃO (2 PONTOS)
	ALUNO
	Francisco Vitor de Oliveira Rocha
	MATRÍCULA
	
	DISCIPLINA
	TREINAMENTO DE FORÇA
	PROFESSOR
	PATRIC ROBERTO FERREIRA BARRETO
	TURMA
	BLOCO – 6
01- Memória muscular é o termo corriqueiramente utilizado para designar a capacidade que um indivíduo treinado tem em recuperar seu volume muscular quando retoma o treinamento após algum tempo inativo (Staron et al., 1991; Fleck & Kraemer, 2004). Portanto, quando um indivíduo treinado cessa o exercício físico, por períodos superiores a 6 semanas, apresentam declínio do volume muscular adquirido pelo treinamento, especificamente provindo do treino de força. Por que isso acontece:
A) Treino de força não estimula os motoneurônios a liberarem fatores que induzem a sua proliferação.
B) Atrofia é menos rápida que a perda de núcleos, assim não havendo uma diminuição do domínio mionuclear na fase inicial de perda de massa muscular.
C) Tem sido claramente demonstrado ocorrer em modelos animais, somente alguns estudos mostram ocorrer em humanos.
D) XAtrofia é mais rápida que a perda de núcleos, portanto há uma diminuição do domínio mionuclear na fase inicial de perda de massa muscular, que seria restabelecido com a retomada dos treinos.
E) Adaptações neurais, ou seja, maior ativação muscular, melhor recrutamento das fibras musculares, maior frequência de disparos das unidades motoras e diminuição da co-ativação dos músculos antagonista ao movimento. 
Letra d
02- Dentro de um padrão específico de movimento com determinada velocidade, a quantidade máxima de tensão que um músculo ou um grupamento muscular pode produzir, podendo causar sua deformação ou alteração do estado de movimento, tirando o corpo do repouso ou do movimento retilíneo uniforme é conhecida como:
A) Força absoluta.
B) xForça máxima.
C) Força resistente. 
D) Força explosiva.
E) Força.
Letra b
03- A realização de exercício excêntrico é citada na literatura como uma das ações que produz um processo inflamatório que ativa as células satélites. Ele favorece o fortalecimento muscular, pois é capaz de tensionar e, por consequência, alongar o tendão, permitindo menor estresse tensil durante o movimento. Quando se define o processo no qual o corpo converte energia mecânica em respostas celulares, ou seja, em que a carga mecânica progressiva é induzida pelo exercício, o tendão aumenta sua força intrínseca em resposta (por meio de atividade celular) ao estresse, tornando-se mais apto a suportar novas sobrecargas. Esse procedimento é também conhecido como:
A) Hipertrofia sarcoplasmática. 
B) Contração isotônica.
C) Hipertrofia miofibrilar.
D) Mecanotransdução.
E) N.d.a
Letra a
04- São pequenas estruturas com alta densidade de material genético, localizadas no espaço externo das fibras, entre a lâmina basal e o sarcolema. Diante de estímulos adequados, elas se proliferam e se fundem entre elas mesmas ou com fibras já existentes, ocasionando surgimento de novas células ou novos núcleos, respectivamente.
A) RNA. 
B) DNA.
C) Células satélites.
D) Unidades motoras.
E) N.d.a.
Letra c
05- O treinamento de força aumenta a secreção de testosterona e GH, que por sua vez estimula os fatores de crescimento (IGF) – moduladores da síntese proteica, senso assim, quanto mais intenso o treino, maior a liberação de GH. Dentre os conhecimentos sobre o GH, como se chama a hipótese que explica que o GH chegaria ao fígado e tecidos periféricos e causaria a liberação e produção dos fatores de crescimento tipo insulina (IGFs), podendo também aumentar a quantidade de receptores para estes peptídeos, o que prolongaria a meia-vida dos IGFs. 
A) Hipótese do duplo efeito.
B) Mecanotransdução.
C) Liberação de GH e conversão de GH em IGF-1.
D) Biogênese mitocondrial. 
E) Hipótese da somatomediação.
Letra e
06- Como se chama o método de treinamento que ao restringir as veias, o sangue entra no músculo pelas artérias, mas não consegue sair, pois as veias estão obstruídas. Assim, o lactato produzido pelo músculo não flui, gerando um estresse incrível para a musculatura e aumentando o edema celular – ou seja, músculos maiores. 
A) Metabólico sem oclusão vascular.
B) Mecanotransdução.
C) Kaatsu training.
D) Tensional. 
E) Força.
Letra a
07- Quando você realiza a oclusão, sua capacidade de produzir força é radicalmente diminuída. Por isso, é importante executar a técnica com baixas cargas – cerca de 30 a 50% menos do que numa série de 10 RM. Marque as adaptações ocasionadas pelo treinamento de força com oclusão vascular.
I. Aumento do grau de depleção de glicogênio nas fibras do tipo II.
II. Baixas concentrações de catecolaminas.
III. Altos índices de ATP e creatina fosfato intramuscular.
IV. Aumento da concentração de Lactato sanguíneo.
V. Grandes atividades EMG dos músculos ativos.
A) I, II e IV.
B) I, IV e V.
C) III, IV e V.
D) Todas as assertivas estão corretas. 
E) Apenas a II e a III.
Letra c
08- Marcos colidiu sua motocicleta em um carro, sofrendo inúmeros traumas ortopédicos, dentre eles o seu membro superior direito ficou imobilizado durante 4 meses, consequentemente o braço direito sofreu uma atrofia e precisa recuperar seu volume muscular. Qual será o melhor treinamento para marcos, sendo que ele está debilitado, acamado e não pode realizar esforços exaustivos:
A) Metabólico.
B) Treinamento de força com oclusão vascular.
C) Alongamento.
D) Treinamento de força. 
E) Fisioterapia.
Letra e
09- Durante uma aula de ginástica localizada o professor Guga priorizou trabalhar exercícios com cargas baixas, um número de repetições altas, sendo que o intervalo entre as séries era curto. Portanto o estímulo que estava sendo aplicado era?
A) Metabólico, pois as células musculares sofrem um maior estresse bioquímico, pelo tempo maior de execução de cada séries. 
B) Tensional, pois não expõe as articulações a cargas exageradas e o período maior de descanso colabora para preservar os tendões e estruturas envolvidas no movimento articular.
C) Metabólico, pois Estes métodos caracterizam-se basicamente pela utilização de cargas (expressa em unidade de massa) e amplitudes de movimento altas durante o treinamento. 
D) Tensional, pois mesmo durante a contração muscular, especialmente a excêntrica, há sarcômeros que se alongam forçadamente (Julian & Morgan, 1979) fato que pode gerar lesões e/ou ativar os mecanismos de mecanotransdução, iniciando com isso processos fisiológicos que levam a hipertrofia. 
E) Tensional, pois é um método que gera o acúmulo de metabólitos, queda do pH, com menor estresse mecânico e micro lesões.
Letra e
10- Durante um campeonato de supino reto, o aluno X conseguiu levantar 180 kg/1RM, porém na tentativa de fazer o 2 (RM), esse sofreu de uma síndrome conhecida como “síndrome do impacto”, consequência do pinçamento do ligamento acromial. Por que esse tipo de modalidade ocasiona esses tipos de lesões:
A) Neste tipo de estímulo, devem-se aproveitar melhor as fases isométrica (sem movimento articular) e concêntrica (fase de encurtamento muscular).
B) Neste tipo de treino, as células musculares sofrem um maior estresse bioquímico, pelo tempo maior de execução de cada série.
C) Metabólico, pois estes métodos caracterizam-se basicamente pela utilização de cargas (expressa em unidade de massa) e amplitudes de movimento altas durante o treinamento. 
D) Tem como objetivo aumentar o ganho de força e hipertrofia muscular, onde a prescrição é feita com cargas “baixas”, com um número de repetições altas e um intervalo entre as séries curta.
E) Métodos tensionais seria uma maior exposição das articulações a cargas altas que, em alguns casos, podem promover lesões quando utilizadas continuamente por longo prazo.
Letra e

Continue navegando