Buscar

filosofia e etica empresarial

Prévia do material em texto

Questão 1 :
Vimos que ao falarmos de sujeito do conhecimento em ciências humanas, e por consequência em ciências aplicadas como a Administração, não podemos deixar de falar também do objeto de conhecimento. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase a seguir: O objeto é aquilo que _________________________________. 
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: Mattar (2004) salienta que algo que é passível de conhecimento só pode se chamar de objeto de conhecimento, tornado assim possível em virtude de nossa capacidade de pensar. Logo, o objeto é aquilo que pode ser conhecido, pensado ou representado (unidade 13).
A		
Pode ser conhecido, pensado ou representado.
B		
Não pode ser conhecido, pensado ou representado.
C		
Não existe na realidade, só no mundo das ideias.
D		
Existe na realidade, mas nós não podemos conhecer de fato.
Questão 2 :
Outro fator de importante análise, a partir de uma perspectiva ética, são as várias questões que envolvem os recursos humanos nas organizações. Assim, para Mattar (2004) questões sobre diferenças salariais, demissões de pessoal, eliminação de posições de trabalho pela tecnologia precisam ser refletidas sob um ponto de vista ético. Diante dessas indagações, Mattar (2004) destaca que o trabalho, na sociedade em que vivemos, assume em geral dois sentidos: ____________________________ e ___________________________. Assinale a alternativa correta que completa as lacunas.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: As discussões sobre ética e trabalho feitas por Mattar (2004) enfatizam que o trabalho na sociedade moderna apresenta dois sentidos principais, quais sejam: o trabalho como válvula de escape para nossas ansiedades (fugir do ócio) e como forma de obter renda para a sobrevivência. O autor observa ainda que é preciso ver o trabalho de uma perspectiva histórica, pois nem sempre foi assim (unidade 21).
A		
Fugir do ócio e necessidade de sobrevivência.
B		
Fazer o que gosta e bem-estar familiar.
C		
Ser um bom cidadão e contribuir com a sociedade.
D		
Contribuir com o desenvolvimento do país e pagar impostos.
Questão 3 :
Em Atenas, todos os nascidos na cidade tinham o direito de participar diretamente das decisões políticas, onde regime político era chamado de democracia, conforme a unidade 15. Em Roma, os pobres formavam a plebe, que tinha o direito de eleger um representante para garantir seus interesses junto aos que participavam diretamente do poder, os patrícios, por isso em Roma o regime político era oligárquico. 
Vimos também que ao inventar a política os gregos e romanos criaram novas regras sociais, tais como:
I. Separaram a autoridade pessoal privada do chefe de família e o poder impessoal público, pertencente à, assim, ao separarem o privado e público e impediram a identificação do poder político com a pessoa do governante;
II. Se Separaram autoridade militar e poder civil, subordinando a primeira ao segundo. Assim, as missões militares passaram a ser, primeiro, discutidas e aprovadas pela autoridade política e só depois realizadas;
III. Separaram a autoridade religiosa e poder temporal laico, impedindo a divinização dos governantes.
Assinale a alternativa correta:
 
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
Gabarito: D 
Comentário: Estudamos que os gregos e romanos criaram várias regras e normas para expandir a participação política as diversas camadas sociais de forma a desenvolver uma forma de governo mais autônoma e secular e dentre as regras estabelecidas estão as das assertivas citadas, as quais são todas corretas. 
A		
Somente a alternativa III está correta.
B		
Somente as alternativas I e II estão corretas.
C		
Somente a alternativa I e III estão corretas.
D		
Todas as alternativas estão corretas.
Questão 4 :
A ciência tornou-se parte integrante e indispensável da atividade econômica e do poder político. Isso fica evidente na medida em que os governos criam ministérios e secretarias de ciência e tecnologia e que destinem verbas para financiar pesquisas civis e militares. Do mesmo modo que as grandes empresas financiam pesquisas, os governos determinam quais as ciências que irão ser desenvolvidas e, nelas, quais as pesquisas que serão financiadas. Em relação à ciência na sociedade moderna, assunto estudado na unidade 14, assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C 
Comentário: A ciência se desenvolve a partir de sua ligação com o ambiente social do qual faz parte, logo ela sofre influencia tanto dos governos que criam ministérios da ciência e tecnologia, quanto dos empresários que contribuem fortemente com investimentos em pesquisa e também conta com os interesses do próprio cientista.
A		
A ciência tem completa autonomia frente ao governo e aos empresários.
B		
A ciência só depende da vontade dos cientistas para se desenvolverem. 
C		
A ciência depende tanto dos governos, quanto dos empresários e da vontade dos cientistas para o seu desenvolvimento.
D		
A ciência depende única e exclusivamente dos financiamentos dos empresários para se desenvolver.
Questão 5 :
Na unidade 17 vimos que as correntes éticas se preocuparam cada qual em refletir sobre as ações morais de seu tempo e até hoje servem de fundamento quando discutimos as questões éticas ao nosso redor, seja em nossa vida social, familiar ou profissional. Vimos também que uma figura importante nesse tema foi Kant. Desse modo, assinale a alternativa correta que contempla a ideia de ética em Kant.
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
GABARITO: D
Para Kant os gregos antigos associavam a ética à ideia de bem. Por considerar que essa relação entre ética e bem gera egoísmo, Kant a associou a ética à ideia de dever.
A		
Diz respeito a ideia de bem
B		
Diz respeito a ideia de belo
C		
Diz respeito a fé
D		
Diz respeito ao dever.
Questão 6 :
O lugar ocupado pelas ciências humanas é muito especial. Isso porque seu objeto é bastante recente: o homem como objeto científico é uma ideia surgida apenas no século XIX, conforme a unidade 13. Antes dessa data os acontecimentos que tinham o homem como centro eram estudados pela Filosofia. Outro fator importante é o fato de que as ciências humanas surgiram depois que as _______________ já estavam constituídas e já haviam definido a ideia de cientificidade de modo que as ciências humanas acabaram copiando as _________________, tratando o homem como uma coisa natural e experimentável. Assinale a alternativa correta que completa as lacunas.
 
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B 
Comentário: Na história do pensamento ocidental o desenvolvimento das ciências teve uma fase fortemente empirista que propiciou o desenvolvimento das ciências naturais e seus métodos sistemáticos de investigação que serviram de base para o desenvolvimento das ciências humanas.
A		
Explicações divinas e explicações divinas
B		
Ciências naturais e ciências naturais
C		
Ciências sociais e ciências sociais 
D		
Explicações mitológicas e explicações mitológicas
Questão 7 : Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase a seguir:
Para Chauí (2006), o empirismo, que vai de Aristóteles até o final do século XIX, defende que a ciência é uma interpretação dos fenômenos fundados em observações e experimentos que permitem oferecer a definição do objeto e de suas leis de funcionamento a partir do conhecimento _______________. 
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: O empirismo parte do conhecimento indutivo, para quem o objeto científico é uma construção oriunda da experiência sensível, a partir da observação dos fenômenos naturais e sociais, ou seja, no conhecimento indutivo parte-se da realidade para se elaborar leis gerais (unidade 5).
A		
Indutivo
B		
Teológico
C		
Dedutivo
D		
Hipotético
Questão 8 : Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase a seguir: Vimos que paraDescartes é possível vencer o erro por meio de uma nova forma de entender as ciências. Foi pensando nisso que Descartes criou o método da ________________, por meio da qual o sujeito do conhecimento pode conhecer e avaliar as fontes e as causas dos fenômenos.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B Comentário: Para Descartes, o conhecimento sensível é a causa do erro e deve ser afastado. Já o conhecimento verdadeiro é puramente intelectual, parte das ideias inatas, e controla as investigações filosóficas por meio da dúvida metódica e de regras específicas (unidade 9).
A		
Dúvida filosófica
B		
Dúvida metódica
C		
Dúvida científica 
D		
Dúvida teológica
Questão 9 :
Os filósofos da Escola de Frankfurt refletiram também sobre os modos de racionalização que compõem o mundo moderno. Assinale a alternativa que completa na ordem correta as lacunas da frase a seguir: Para os frankfurtianos existem duas modalidades da razão: a razão ________________, que está a serviço da exploração e da dominação, e a razão ________________, que reflete sobre as contradições e os conflitos sociais e políticos e se apresenta como uma força liberadora. 
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:
Gabarito: A
Comentário: Para os frankfurtianos, a técnica se impôs como racionalidade que busca melhorar os rendimentos e lucros da produção de riqueza, enquanto a crítica é a reflexão das consequências que essa forma de pensar o mundo impõe aos indivíduos, transformando-os em meras engrenagens do sistema. Por isso os termos que completam as lacunas são instrumental e crítica. 
A		
Instrumental – crítica
B		
Teorética – teológica 
C		
Comunicativa – formal
D		
Substantiva – criativa
Questão 10 :
 A política é uma invenção Greco-romana e apesar das diferenças históricas na formação da Grécia e de Roma, conforma a unidade 15. Em relação às características comuns a invenção da política, apontadas por Chauí (2006), leia as afirmativas a seguir. 
I. Propriedade da terra; 
II. Fenômeno da urbanização;
III. Modo de divisão territorial das cidades;
IV. Ênfase na crença de que a política é uma função divina.
 
Assinale a alternativa correta:
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C 
Comentário: Vimos que a propriedade privada, bem como a forma de divisão das cidades e a crescente urbanização foram fatores que aproximavam os modos de fazer política na Grécia e em Roma. Há que se lembrar de que Grécia e Roma têm formas de governos sem ligação com a religião, portanto a assertiva IV não corresponde à verdade.
A		
Somente a assertiva IV está correta.
B		
Somente as assertivas I e II estão corretas.
C		
Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
D		
Todas as assertivas estão corretas.
Tempo Gasto
 
00:34:58
Maior pontuação:
2.0
Pontuação:
2.0
Refazer Avaliação

Continue navegando