Buscar

ppp4 sistema

Prévia do material em texto

A concepção do ócio criativo demonstra uma perspectiva do que pode vir a ser a sociedade pós-industrial, que busca a distribuição da riqueza, do trabalho, do saber e do poder.
DE MASSI, D. O Futuro do Trabalho: fadiga e ócio na sociedade pós-industrial. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1999.
Nesse contexto, e considerando o conteúdo do texto-base, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
I. (  ) De acordo com o sociólogo De Massi, autor da teoria do ócio criativo, ócio é sinônimo de preguiça e desinteresse, sendo necessário que seja evitado no dia a dia.
II. (  ) O ócio criativo deve integrar atividades de lazer, de trabalho e de aprendizagem para geração de criatividade.
III. (  ) Não fazer nada é um dos fundamentos do processo de geração de ideias, já que estimula o lado direito do cérebro, caracterizado por um nível maior de inconsciência.
IV. (  ) A concepção do ócio criativo demonstra uma perspectiva do que pode vir a ser a sociedade pós-industrial, que busca a distribuição da riqueza, do trabalho, do saber e do poder.
V. (  ) O ócio criativo é uma vertente que se configura essencialmente em arte, criatividade e liberdade, ou seja, refere-se a aspectos positivos inerentes ao homem. 
 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	F, V, V, V, V.
	
		b) 
	V, V, F, F, F.
	
		c) 
	F, V, V, V, F.
	
		d) 
	F, F, V, F, V.
	
		e) 
	V, V, V, V, F.
Pergunta 2 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia atentamente o texto a seguir.
O elogio no ambiente corporativo é geralmente associado a uma forma de recompensa, quando, por exemplo, é feito um elogio de bom trabalho. Mas os benefícios do elogio vão além da simples recompensa, têm uma função importante como agente motivador. O elogio é identificado como um reconhecimento. Broxado (2008), estudou a fisiologia do elogio e descobriu que é recebido pelo canal visual ou auditivo, chega ao cérebro e desencadeia uma série de circuitos neuronais.
As pesquisas de Broxado (2008) são importantes porque evidenciam que a fisiologia do elogio ativa glândulas que colocam neurotransmissores na corrente sanguínea, que provocam bom humor, confiança e disposição para o trabalho.
BROXADO, S. A Verdadeira Motivação na Empresa: dicas para a motivação no dia a dia das empresas. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.
Considerando o texto acima e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No corpo humano o elogio chega ao cérebro e dispara uma série de circuitos neuronais que ativam glândulas e colocam neurotransmissores na corrente sanguínea, considerados "mensageiros da alegria".
Porque:
II. São liberadas no corpo a serotonina e a noradrenalina, responsáveis pelo equilíbrio do apetite, pela motivação, pela harmonia social e bons relacionamentos interpessoais, pelo bom humor e otimismo, pela concentração, bom senso, entre outros benefícios.
                           
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
		b) 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
		c) 
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
		d) 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
		e) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Pergunta 3 (0.2 pontos)
 
Salvo
Organizações que querem competir no mercado globalizado precisam desenvolver um planejamento estratégico com foco na sua visão de futuro, e é aí que entra a gestão de pessoas e talentos, pois ela é responsável por colocar as ações estratégias em prática. Os modelos de gestão por competência contribuem para a gestão do conhecimento organizacional e dão suporte estratégico para o desenvolvimento da organização e da vantagem competitiva, que agrega valor à empresa.
Levando em conta o tema apresentado pelo excerto e também o conteúdo do texto-base, analise as afirmativas a seguir.
I. Essencialmente as pessoas querem crescer profissionalmente e adquirir cada vez mais conhecimentos para gerir seu dia a dia, e a estagnação das organizações vai na direção oposta, pois desmotiva as pessoas.
II. O conhecimento, visto como vantagem competitiva, leva a organização a conhecer mais a si própria, as pessoas, os processos (memória organizacional) e seu ambiente competitivo (inteligência competitiva).
III. O desenvolvimento organizacional está diretamente relacionado à aprendizagem organizacional.
IV. Uma empresa não se desenvolve sem que haja o desenvolvimento das pessoas que atuam nela, assim como não é possível que as pessoas se desenvolvam sem que a empresa se desenvolva também.
Agora, assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
		b) 
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
		c) 
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
		d) 
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
		e) 
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Pergunta 4 (0.2 pontos)
 
Salvo
A gestão do conhecimento e de competências contribui consideravelmente para os intentos estratégicos das organizações em busca de uma vantagem competitiva. Os novos tempos trazem também novos modelos de gestão de pessoas, mais flexíveis, orientados pelo planejamento estratégico e para um processo de aprendizagem intensiva que olha para o futuro. Considerando os temas gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
I. (  ) As organizações e as pessoas fazem uma troca contínua de experiências na qual se pretende estabelecer uma relação de ganha-ganha: as organizações desenvolvem as pessoas e as pessoas usam  esse desenvolvimento para gerar resultados organizacionais, estabelecendo-se, assim, um ciclo.
II. (  ) Uma organização de aprendizagem se distingue de uma tradicional porque, em seus programas de desenvolvimento, incorpora programas de aprendizagem que incentivam práticas para instigar o autodesenvolvimento, a visão compartilhada, a aprendizagem colaborativa e o pensamento sistêmico.
III. (  ) A aprendizagem vai além da construção e da acumulação de conhecimentos, ela também inclui o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
IV. (  ) No ambiente empresarial, é o conhecimento explícito que deve ser gerenciado e convertido em indicadores de desenvolvimento.  
V. (  ) O processo de  aprendizagem mais eficaz para geração de conhecimento em adultos ocorre por meio de repetições constantes e rotineiras do trabalho. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	F, V, V, F, V.
	
		b) 
	V, V, V, F, F.
	
		c) 
	F, F, V, V, F.
	
		d) 
	V, V, V, F, V.
	
		e) 
	V, F, F, V, F.
Pergunta 5 (0.2 pontos)
 
Salvo
No ambiente de trabalho existem fatores que contribuem positivamente para o clima organizacional e, em contrapartida, há também a presença de fatores que contribuem negativamente, deixando o ambiente hostil e desestimulador. A integração destes elementos positivos e negativos deve ser monitorada e gerenciada, para que possam sempre prevalecer os fatores positivos.
Correlacione as afirmações com estes fatores determinantes do ambiente:
1. Acordo mórbido.
2. Elogio.
3. Poder.
4. Erro.
(  ) Ativa glândulas que colocam neurotransmissores na corrente sanguínea, considerados "mensageiros da alegria", em especial a serotonina e a noradrenalina.
(  ) Pode ser nocivo ou benéfico. Dependendo de como é gerido, pode instigar a criatividade e a inovação.
(  ) Possui diferentes bases de influência: por legítimidade, por coerção, por recompensa, por referência e por competência.
(  ) É um disfarce em busca de uma educação "civilizada". Suga a energia das pessoas e reduz a criatividade de uma equipe de trabalho, comprometendo possibilidadesde respostas criativas e visionárias, provocando sintomas graves na organização que induzem à manifestação de conflitos na esfera individual e na esfera organizacional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	4, 1, 2, 3.
	
		b) 
	3, 4, 1, 2.
	
		c) 
	2, 4, 3, 1.
	
		d) 
	4, 3, 2, 1.
	
		e) 
	4, 3, 1, 2.

Continue navegando