Buscar

ALFABETIZACAO 2 AD1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia Avaliação à Distância 1 – AD1/ 2018-1 Disciplina: Alfabetização 2
Coordenadora: Stella Maris Moura de Macedo
 (Data limite para entrega: 24/02/018)
Boa avaliação!
Questão 1: (7 pontos)
Sugiro a seguinte formatação para a questão 1: Arial 12, espaço 1,5
Tamanho sugerido - 1 lauda
Realize um estudo atento da Unidade 1, que tem como tema “Ambiente Alfabetizador: Novas Perspectivas para a prática alfabetizadora?” No processo de leitura das aulas destaque as ideias principais e sublinhe os termos essenciais. Para desenvolver a questão 1 você deverá elaborar um resumo do tema de estudo com a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Faça uso de suas próprias palavras. Quando reproduzir alguma parte do texto de algum autor(a) faça uso de aspas.
É importante que você não deixe de abordar os seguintes aspectos no decorrer de seu texto: Concepção de ambiente alfabetizador; Contribuições de Ambiente Alfabetizador para a instauração de novas práticas alfabetizadoras na escola; alunos como sujeitos de conhecimento; prática alfabetizadora comprometida.
	
	Antes de iniciar qualquer dissertação sobre o assunto, primeiramente é necessário tomar como ponto de partida e elucidar a capacidade de aprender da criança, ator principal de toda a discussão. Faz-se necessário fixarmos um ponto importante logo no inicio da conversa, a criança não é um vaso vazio em que os educadores injetam conhecimento de qualquer forma, muito pelo o contrário, o educando é sujeito ativo no processo de aprendizagem. Prova disso, é que quando a criança é inserida desde cedo em ambientes letrados e que se utiliza o código escrito constrói conhecimento e os trás para a sala de aula.
	De acordo com o que foi esclarecido na unidade 01, é possível conceber como ambiente alfabetizador os diferentes contextos que podem ser inseridos dentro de sala de aula através do educador, levando sempre em consideração a realidade da criança de maneira individual e as questões culturais do local em que ela vive, ou seja, é de extrema importância trazer para a sala questões do seu dia-a-dia, explorar ao máximo essa oportunidade, o que consequentemente facilitará seu processo de aprendizagem. Porém, cabe ao educador também atentar-se as crianças que vivem em ambientes poucos letrados, tornando ainda mais importante a concepção de ambiente alfabetizador, visto que o “mundo das letras” não faz parte da sua realidade. Conforme o que foi estudado, o educador pode trazer imagens, recortes de jornais e revistas, caixas e todos os objetos que possam de alguma forma inserir a criança em um mundo letrado.
	Além de facilitar o processo de aprendizagem, criar um ambiente alfabetizador dentro da sala de aula ajudará ao educando na formação do conhecimento, do raciocínio e conseqüentemente facilitará todo o processo de aprendizagem. 
		Portanto, conclui-se através de exemplos claros a importância do ambiente alfabetizador e como construtivo e agregador ele pode se tornar para o aluno. Porém, na prática a realidade é um pouco distante, visto que os professores diante dessa nova abordagem, muito mais enriquecedora e facilitadora encontraram algumas dificuldades e não aceitaram o aluno como sujeito ativo do conhecimento, permanecendo assim insistindo em abordagens mais antigas.
	Conclui-se então a importância das práticas educativas citadas acima para o desenvolvimento do educando e como isso pode contribuir de maneira positiva para o seu processo de aprendizagem.
Questão 2: (3 pontos) O texto deverá conter o mínimo de 15 linhas.
“ (...) O ato de ler não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura de mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente.(...)” (Freire, 2003, p. 11)
O trecho acima se encontra no livro “A Importância do Ato de Ler”. Tomando-o como referência articule a concepção de ambiente alfabetizador proposta por Emília Ferreiro, de acordo com os textos que se encontram no Módulo 1- Alfabetização: Conteúdo e Forma 2, V.1, com a discussão de Paulo Freire sobre leitura de mundo e leitura da palavra.
No pequeno trecho citado acima por Paulo Freire, pode-se concluir que a língua e a realidade estão intrinsecamente ligadas, ou seja, é necessário primeiro entender o mundo, lê-lo,compreendê-lo, para posteriormente entender a língua escrita, consequentemente ambos estão conectados. È preciso compreender o primeiro, que no caso em questão seria o mundo e sua realidade, para depois conseguir decodificar o segundo, que seria a linguagem escrita. 
Fazendo um paralelo entre o trecho acima citado por Paulo Freire e o conceito de ambiente alfabetizador de Emilio Ferreiro, entende-se que a compreensão do mundo e sua realidade são de extrema importância para o desenvolvimento da criança, tanto para o seu entendimento de mundo e da linguagem escrita, tanto para a inserção do mesmo na sala de aula, o que facilitará o processo de aprendizagem do educando. Ambos nos direcionam para o mesmo raciocínio, a importância dos ambientes alfabetizadores para o desenvolvimento da criança. Porém, é importante ressaltar a atenção que todos os educadores devem ter em trazer para a sala de aula práticas educativas atuais e que estejam em acordo com a cultura de cada indivíduo. Se a prática da escrita não é constante na vida do aluno, é mais importante ainda que o professor leve isso para a sala de aula.

Continue navegando