Buscar

PROVA 2 - MULTICULTURALISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Marleide Patricio da Silva (2605015)
	Disciplina:
	Multiculturalismo (SES26)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:650684) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	27117354
Parte superior do formulário
	1.
	O campo dos estudos étnico-raciais tornou-se parte dos debates das Ciências Humanas. Esse campo mobiliza uma série de categorias que procuram explicar o pertencimento de indivíduos a certos grupos que se consideram étnicos. Nesse conjunto de estudos, uma noção fundamental pode ser exemplificada pela palavra "relacional". Sobre o sentido da noção "relacional" nos estudos étnico-raciais, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Indica que o pertencimento étnico-racial depende da autoconsciência individual a partir de uma situação social, isto é, em contextos de relações e interações sociais.
	
	b) Indica que o pertencimento étnico-racial está vinculado à posição de um indivíduo na luta de classes, seja ela um burguês ou um proletário no sentido marxista.
	
	c) Indica que o pertencimento étnico-racial funciona como um elemento criador de etnocentrismo, conduzindo a julgamentos sociais com base em preconceitos e incompreensões.
	
	d) Indica que o pertencimento étnico-racial está ligado à existência das classes sociais, que ajuda a explicar a maneira como são produzidas desigualdades e disputas sociais.
	 
	 
	2.
	O termo etnia geralmente identifica uma população que reclama para si uma mesma origem, hábitos, costumes ou territórios. As formas como esses grupos se organizam e se relacionam com os demais depende de contextos sociais e históricos. A questão central é a autoidentificação dos seus membros. Sobre o sentido dessa autoidentificação, analise as afirmativas a seguir:
I- A noção indica que numa sociedade em que há mistura de diferentes culturas, são étnicos todos aqueles indivíduos ou grupos que não pertencem originalmente a essa sociedade.
II- A consciência de pertencer a um grupo étnico estimula indivíduos e grupos a buscarem direitos coletivos, lutar por espaços e por territórios com base nesse mesmo discurso étnico.
III- É a identificação dos indivíduos e membros com uma etnia e o seu sentimento de pertença bilateral que especifica a etnia enquanto tal, sendo uma construção social.
IV- A autoconsciência implica no pertencimento a uma classe social e às dinâmicas e às desigualdades promovidas por essa maneira de organizar e dividir o mundo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	c) Somente a afirmativa III está correta.
	
	d) As afirmativas II e IV estão corretas.
	3.
	O campo dos estudos étnico-raciais é multidisciplinar. Ele envolve diversos subcampos, como a Antropologia, a Sociologia, o Direito, a Psicologia etc. Esses estudos estão voltados a entender algumas características das relações e interações sociais de cunho cultural e subjetivo. Ao mesmo tempo, vem desenvolvendo conceitos para auxiliar na compreensão desses fenômenos. A respeito de alguns destes conceitos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Identidade étnica.
II- Grupo étnico.
III- Diáspora.  
(    ) É um fenômeno ligado à dispersão e à migração de pessoas e grupos sociais de um país ou continente para outro, em razão de crises e conflitos.
(    ) É uma autoimagem construída mediante uma relação social, em contrates com o outro, entre membros e não membros de certos grupos sociais.  
(    ) É possível somente na medida em que os indivíduos possuírem a consciência das fronteiras que demarcam os sistemas sociais a que pertencem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - I - II.
	
	b) III - II - I.
	
	c) II - I - III.
	
	d) I - II - III.
	4.
	Podemos perceber em nossa realidade contemporânea a emergência de inúmeros conflitos e choques fundamentados na diferença entre as identidades e culturas. Problemas como a perseguição a grupos e etnias ou a eclosão de guerras culturais têm crescido significativamente em nossa época. Sobre os impactos desses conflitos e choques culturais, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aumento do racismo e da hostilidade contra os grupos diferentes.
(    ) Emergência do preconceito fundamentado na raça.
(    ) Exclusão social e econômica dos grupos minoritários.
(    ) Ampliação da consciência ambiental e dos problemas climáticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F.
	
	b) V - V - F - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) V - F - V - V.
	5.
	Atualmente, o termo etnia é empregado para explicar uma série de relações sociais entre indivíduos e grupos sociais. A etnia é uma noção alternativa de explicação social àquela representada pelo conceito de classe social. Segundo alguns pesquisadores, classe social não seria adequada para investigar algumas dinâmicas sociais contemporâneas, especialmente, no campo cultural. Sobre a insuficiência da categoria de classe social no contextos social de nossa época, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Com o final das duas guerras mundiais (1945), a social-democracia europeia permitiu o esfriamento e o fim da luta de classes.
	
	b) Com relação à classe social no universo capitalista de hoje, existem apenas duas alternativas: o indivíduo é um burguês ou um proletário.
	
	c) Com a difusão das universidades pelos cinco continentes, aumentando a participação de indivíduos ligados a grupos étnicos.
	
	d) Com a emergência de novos grupos e culturas, a classe social não explica adequadamente a produção social da diferença e hierarquias sociais.
	6.
	O racismo teve origem em teorias sociais e biológicas do século XVIII, como o determinismo e o evolucionismo. Elas associavam atributos biológicos ao pertencimento racial. Assim, os negros são tomados a partir da cor da pele; o mesmo ocorre com os brancos, asiáticos etc. Atualmente, é possível falar de racismo sem raça. A respeito dessa versão moderna do racismo, analise as afirmativas a seguir:
I- Ele ocorre quando características étnicas ou culturais são tomadas no lugar das características biológicas, como a religião ou a língua, por exemplo.
II- A cultura e seus conteúdos foram recentemente criticados e revisados no interior das Ciências Sociais, onde se denunciou excessivo eurocentrismo.
III- Ele significa a redução do cultural ao biológico, onde o primeiro determina o segundo, justificando relações de hierarquia, de dominação e de desigualdades.
IV- Ele indica que os grupos sociais estão menos atados a tipos tradicionais de ordens sociais, resultando alterações encontradas na vida cotidiana.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.
	7.
	Nação é um conceito ligado às discussões étnicas e identitárias. Enquanto uma entidade política, a nação estabelece uma unidade nacional dentro de um território, onde surge uma identidade nacional. Antes do surgimento do conceito de etnia, inúmeras análises empregavam "nação" para explicar os agrupamentos humanos. Sobre a definição do conceito de nação, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Indica o conjunto de conhecimento, arte, crenças, lei, moral, costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano.
	
	b) Um agrupamento humano que reivindica um território e autonomia política, possuindo uma memória e uma identidade política, social e histórica bem definida.
	
	c) Representa a ideia de grupos que se distinguem pelo lugar que ocupam em um sistema historicamente definido de produção social e material.
	
	d) Indicam e identificam as ex-colônias africanas e asiáticas que foram parte de países e reinos europeus e que se tornaram independentes no século XX.
	8.
	O Feminismo é um conceito complexo, possuindo uma dimensão de luta política e uma dimensão de estudos acadêmicos. Sua história tem início por volta do século XVI, questionandodesigualdades ou privilégios distintos para homens e mulheres, como a participação política. Ainda sobre a sua história, ela pode ser dividida em três momentos distintos, com preocupações e mobilizações diferentes: a primeira, a segunda e a terceira onda feminista. Sobre as fases da evolução do Feminismo, ordene as sentenças a seguir:
I- Surge o conceito de gênero ao passo que se iniciam os questionamentos das relações de dominação e opressão no espaço privado, da mesma forma que ele passa a englobar problematizações das comunidades de gays e lésbicas.
II- Resulta no surgimento de movimentos sociais e na organização de ações políticas, principalmente nos EUA, nos anos 1960, problematizando os direitos reprodutivos, bem como denunciam e mobilizam forças para combater a violência contra a mulher.
III- Resulta na luta organizada de mulheres contra a falta de equidade nas relações entre homens e mulheres, bem como pelo acesso a direitos políticos e econômicos que eram negados ou eram privilégios de homens, como o direito ao voto.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - III - II.
	
	b) III - I - II.
	
	c) III - II - I.
	
	d) I - II - III.
	9.
	O termo etnia é um conceito surgido recentemente, uma vez que certos conceitos clássicos das Ciências Sociais - como a classe social - se mostraram insuficientes como recursos analíticos para a compreensão das dinâmicas que estruturam os grupos humanos e suas relações sociais. Qual a década e o contexto social de origem e emprego do termo etnia?
	
	a) Tem origem nos anos 1940, com a explosão da Segunda Guerra Mundial e a divisão do mundo no pós-guerra em dois blocos - capitalista e comunista.
	
	b) Tem origem nos anos 1950 com o avanço da sociedade de consumo e do poder da publicidade na vida dos grupos sociais.
	
	c) Tem origem nos anos 1960 como uma nova maneira de pensar a diferença num mundo em intensa transformação cultural e de globalização.
	
	d) Tem início nos anos 1980, voltado à compreensão das diferenças entre homens e mulheres num contexto de mudanças nos padrões de gênero.
	10.
	O grande salto qualitativo dos estudos étnicos se deu com a contribuição do antropólogo Fredrik Barth. A partir de então, a noção ganhou maior espaço nas Ciência Sociais. Ele publicou em 1969 uma obra chamada "Os grupos étnicos e suas fronteiras". Nesse trabalho, ele discorre sobre o desenvolvimento de negociações sobre as fronteiras geográficas entre grupos. A respeito das fronteiras étnicas discutidas por Barth (1976), analise as afirmativas a seguir:
I- As fronteiras étnicas indicam a existência de territórios e países que são ocupados e utilizados por um grupo étnico em específico, dominando os poderes locais.
II- As pessoas não se organizariam, necessariamente, a partir de situações como cor da pele, religião, mas, sim, por questões subjetivas na construção das suas identidades.
III- A expressão indica a forma como o autor classifica o mundo, a partir de duas classes sociais antagônicas divididas em razão do espaço ocupado no modo de produção.
IV- A etnicidade é um elemento gerador de laços mais profundos do que aqueles surgidos da simples convivência em uma sociedade com os mesmos padrões culturais.  
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARTH, Fredrik. Los Grupos Étnicos y Sus Fronteras. México: Compilador. Fundo de Cultura Econômica, 1976.
	
	a) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	d) As afirmativas II e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais