Buscar

MBA PROVA (Armazenagem, gestão de transportes e distribuição)

Prévia do material em texto

Armazenagem, gestão de transportes e distribuição
1)O uso de técnicas de gestão são desprezíveis para um gestor nos dias atuais, PORQUE os recursos de Tecnologia da Informação que podem ser utilizados nos diversos modelos de otimização dos processos de distribuição e armazenagem têm evoluído e possibilitado aos gestores melhores tomadas de decisão.
Analisando as afirmações acima, podemos concluir que:
Alternativas:
· A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
checkCORRETO
· Ambas as afirmações são falsas
· As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
· As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
· A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
Resolução comentada:
As evoluções de TI não devem ofuscar a visão do gestor quanto ao uso de técnicas de gestão que envolvam estratégias não necessariamente relacionadas a avanços tecnológicos. A capacidade e competência do Gestor Logístico devem estar também em identificar potenciais de melhoria constante, independentemente de tecnologia e até justamente para o melhor uso dessas tecnologias.
Código da questão: 20014
2)
Criar indicadores de desempenho - KPIs - adequados para os processos implica em bem identificar elementos que venham a traduzir a real missão da área para o qual foram criados e da empresa, PORQUE é impreterível que os indicadores de um setor não prejudiquem o desempenho de outro setor.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Alternativas:
· A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
· Ambas as afirmações são falsas.
· A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
· As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
checkCORRETO
· As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
Resolução comentada:
Os Gestores devem bem estabelecer em conjunto e avaliar as metas dos respectivos KPIs com foco no resultado global da empresa e não apenas em seus respectivos setores, sob o risco de comprometerem o resultado geral, mesmo que atingindo resultados teoricamente adequados ao setor ou área individual.
Código da questão: 19822
3)
Os processos produtivos em geral tendem a gerar resíduos, particularmente processos que transformam materiais através de operações que alterem as formas dos mesmos, como cortes, desbastes ou perfurações. Tais resíduos, como cavacos metálicos ou rebarbas, podem ser gerados sem contaminações ou interferências que permitam seu reaproveitamento sem processos muito complexos de limpeza ou descontaminação, o que facilita e reduz os custos para reintegração destes no processo produtivo. Todavia, muitos resíduos são gerados em conjunto com outros elementos, o que não permite sua reciclagem direta, assumindo uma condição de inservível ao processo do qual se originou. Diante deste cenário, devemos prever as seguintes situações possíveis:
I - Envolver o fornecedor no processo, de modo a avaliar previamente a possibilidade de devolução destes resíduos inservíveis no processo deste fornecedor, seja para outro destino ou se o mesmo dispõe de recursos para reciclagem do material através de processos que o devolva às características originais.
II - Envolver os setores de Engenharia da empresa de modo a determinar antecipadamente o destino e os processos de manipulação destes resíduos inservíveis, estando sempre atento à legislação vigente sobre eventuais aplicações desta sobre tais resíduos, garantindo a destinação correta dos mesmos;
III - Implantar as normas ISO14000 de modo a garantir a não geração de resíduos dessa natureza, gerando apenas resíduos que possam retornar ao processo produtivo sem a necessidade de processos complexos.
Sobre as afirmações acima, podemos considerar CORRETAS apenas:
Alternativas:
·  I, II e III
·  Somente II.
· Somente III.
· II e III.
· I e II.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Uma vez que o fornecedor conheça o destino de aplicação dos materiais que fornece, este pode definir se o material contaminado de alguma forma pode ou não ser reciclado, tornando seu envolvimento no processo de fabricação dos produtos. Da mesma forma, os setores de Engenharia podem definir os destinos de refugos e subprodutos eventuais decorrentes dos processos produtivos já na concepção dos processos produtivos, inclusive sob responsabilidade de cumprimento de legislação ambiental especifica. Por sua vez, a implantação de conjuntos de normas ISO 14000 tem por objetivo o estabelecimento de um sistema padronizado de meios de monitoramento e gestão de aspectos relacionados ao meio ambiente, porém não garantem por si só a não ocorrência de não conformidades.
Código da questão: 19821
4)
Podemos entender como Backhaul o modelo de otimização que busca a redução de custos de aumento de produtividade dos veículos envolvidos no processo de distribuição a serem obtidos através da máxima redução da distância que estes veículos percorrem sem estarem com sua capacidade máxima de carga ocupada, buscando ocupá-los agregando operações de coletas e entregas em uma mesma rota, podendo tais coletas se referirem a coleta de matérias primas ou de embalagens vazias, como paletes ou racks metálicos.
Sobre tal afirmação, podemos afirmar que o modelo Backhaul:
Alternativas:
· Pode somente ser empregado, desde que esteja amplamente suportado por ferramentas de Tecnologia da Informação que permitam a gestão dos resultados obtidos com tal modelo.
· Devido à necessidade de gestão extremamente rígida das variáveis do processo, não pode ser utilizado em conjunto com outros modelos empregados na otimização dos processos de distribuição.
· Não pode ser utilizado para coletas de embalagens vazias em conjunto com entregas de produtos, uma vez que haveria a necessidade de manipulação das cargas entre os pontos de coleta e entrega, inviabilizando a operação.
· Pode ser um recurso empregado em função de legislações pertinentes à gestão de resíduos, uma vez que, por força de lei, fabricantes de determinados produtos são obrigados a recolher produtos “pós consumo”.
checkCORRETO
· Trata-se de um modelo muito particular aplicado somente a operações que envolvem poucos pontos de coleta e de entrega.
Resolução comentada:
As afirmações A, B e E vão contra os princípios apresentados para o modelo. Quanto a alternativa C, apesar do sucesso do modelo estar vinculado ao uso de ferramentas de TI, o foco destas não tem a gestão dos resultados como principal foco, mas sim a própria funcionalidade operacional do sistema em função da necessidade de comunicação acurada e constante. Já a afirmação D está correta em afirmar sobre o potencial de uso para recolhimento de materiais pós uso quando da entrega de produtos novos, como já acontece em caso de pneus e baterias de automóveis.
Código da questão: 19938
5)
Podemos afirmar que o desempenho operacional de armazéns e operadores logísticos pode afetar profundamente o desempenho da cadeia de distribuição, uma vez que estão integrados no contexto maior da cadeia de abastecimentos? Por quê?
Alternativas:
· Sim, pois a velocidade das operações destes afeta diretamente o prazo de entrega ao cliente final, uma vez que o planejamento do transporte depende da acuracidade das informações de disponibilidade do produto para coleta.
checkCORRETO
· Sim, porém apenas quando as operações envolverem serviços terceirizados.
· Não, pois se tratam de operações independentes do sistema de transportes.
· Não, esta afirmativa só pode ser aplicada a produtos de consumo final.
· Sim, pois como são setores de uma mesma empresa estão envolvidos no processo.
Resolução comentada:
Como o processo de distribuição envolve todos os processos de manuseio do material, as operações internas de armazenagem e movimentação afetam diretamente os prazos de entrega, uma vez que podem acarretar atraso na disponibilidade dos materiais aos transportadores.
Código da questão: 21684
6)
Caracterizam-se como elementos fundamentais para o bom desempenho das operações logísticas em um armazém inteligente:
I) O uso de recursos físicos paracoleta de dados de forma automática integrados a ferramentas relacionadas à Tecnologia da Informação, de modo a reduzir a intervenção do operador de forma manual na coleta e tratamento das informações para gestão da distribuição.
II) O uso de equipamentos de movimentação elétricos em detrimento de outros meios de locomoção.
III) A utilização de técnicas de gestão que permitam atualizações constantes do comportamento dos produtos em estoque, de modo a permitir a revisão do seu mapeamento com o objetivo de reduzir movimentos e custos.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas:
· I e II.
· II e III.
· Apenas III.
·  I e III.
checkCORRETO
· I, II e III.
Resolução comentada:
A afirmação II não leva em conta de que podem ser utilizados equipamentos com tração manual pelos operadores para armazéns que demandem pequenos percursos. Da mesma forma, existem situações de armazenagem em grandes áreas, como portos marítimos, onde equipamentos de alta tecnologia convivem com empilhadeiras movidas à combustão.
Código da questão: 21260
7)
Determinadas épocas do ano, como os períodos sazonais de Natal ou Dia das Mães, podem provocar sérios efeitos sobre a cadeia de distribuição de produtos eletrônicos ao consumidor final, como eletrodomésticos e computadores. Sobre o contexto acima, avalie as afirmativas abaixo:
I) Trata-se de eventos isolados, com impacto exclusivo no segmento de transporte fracionado, sendo causa de muitos transtornos no trânsito urbano.
II) Afetam toda a cadeia de abastecimentos, pois demandam a produção e armazenagem de estoques estratégicos, a fim de atender uma demanda pontual e de curta duração.
III) Não tem qualquer impacto para os demais elementos da cadeia de abastecimento, pois os gestores, já cientes dos impactos potenciais, dividem a produção e distribuição dos produtos de forma igualitária ao longo do ano.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas:
·  I e III.
· III.
· II e III.
·  II.
checkCORRETO
· I.
Resolução comentada:
Evidente o impacto em toda a cadeia produtiva e logística, haja visto que a demanda de determinados produtos nestes períodos é muitas vezes superior à média, exigindo planejamento, aquisições antecipadas e estoques estratégicos de produtos acabados.
Código da questão: 21340
8)
Dentre os diversos aspectos de gestão nos quais o TMS pode contribuir, podemos também incluir a geração de dados e indicadores que permitam ao Gestor Logístico escolher o modelo de veículo a ser adquirido ou contratado em função de fatores, como:
I - Ao acompanhar o desempenho de cada veículo da frota, pode facilmente acompanhar a produtividade e custo deste, permitindo avaliar se está de acordo com o tipo de veículo e serviço de entrega e/ou coleta que este está desempenhando.
II - Uma vez que para o processo de roteirização faz-se necessário os detalhes cadastrais dos produtos transportados (peso, cubagem, necessidades específicas como refrigeração, entre outras), à medida que o perfil destes produtos vai se alterando, o Gestor Logístico pode ter a percepção da adequação de sua frota;
III - Ao permitir a gestão da manutenção dos veículos, o Gestor Logístico pode avaliar os custos de diferentes modelos e/ou tipos de veículos disponíveis na frota, permitindo assim um melhor planejamento quando da necessidade de reposição ou substituição de tais veículos.
Com relação às afirmações acima, é CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas:
· I e III.
· II e III;
· II.
·  I, II e III.
checkCORRETO
· I e II;
Resolução comentada:
Todas as funcionalidades citadas acima fazem parte das características dos TMSs modernos e, por simples dedução, podem levar ao Gestor Logístico a definição de modelos ou aspectos que influenciem no processo de escolha para aquisição de veículos ou contratação de serviços, especificando o tipo de veículo desejado.
Código da questão: 19889
9)
Podemos assumir o modelo de otimização conhecido como Merge in Transit como sendo uma extensão do modelo Cross Docking, porém com aspectos que deixam sua gestão mais complexa, entre os quais podemos citar:
I - A agregação de uma etapa produtiva de agregação de componentes para a composição de um produto final antes da entrega ao cliente, não se limitando às operações de recebimento e redespacho dos materiais.
II - A efetiva aquisição dos componentes de baixo valor agregado e que devem ser agregados ao produto final, incluindo o processo de compras destes componentes às atividades de Cross Docking, que por sua vez farão parte de produtos finais de alto valor agregado.
III - Demanda uma integração muito grande com os respectivos fornecedores e a demanda dos clientes, uma vez que a falta de um determinado componente pode impedir a formação dos produtos solicitados pelos clientes, podendo afetar a imagem da empresa perante estes clientes.
Podemos afirmar que estão CORRETAS somente as afirmações:
Alternativas:
·  II e III.
·  I, II e III
·  III.
·  I e III.
checkCORRETO
·  I e II.
Resolução comentada:
A lógica do modelo Merger in Transit implica na perfeita integração dos fornecedores, visando ter todos os componentes necessários para a montagem final antes da entrega ao cliente, sendo um serviço muito terceirizado através de Operadores Logísticos, e tal falta de coordenação pode impactar no atendimento ao cliente levando, por consequência, à insatisfação deste com prejuízo à imagem da empresa. Todavia, particularmente nos casos de terceirização de tais serviços, os processos de negociação e compra de componentes não fazem parte do rol de atividades dos gestores operacionais deste modelo.
Código da questão: 19894
10)
O consumidor moderno tem se mostrado cada vez mais exigente, com necessidades cada vez mais complexas, demandando uma alta rotação de substituição de equipamentos, como celulares, TVs, computadores e eletrônicos em geral, por exemplo, exigindo uma cadeia de abastecimentos cada vez mais integrada e com menor possibilidade de erros. Ainda as empresas incorrem o risco de não satisfazerem o cliente final, gerando também, potencial impacto na sua imagem perante o consumidor. Diante deste cenário, podemos afirmar que:
I. O cenário acima descrito é verdadeiro e demanda constantes revisões nos processos que envolvem a cadeia de distribuição.
II. A participação de Marketing é fundamental na adequada definição dos canais de distribuição, pois somente com estes canais bem definidos é que os gestores podem definir os recursos necessários para atingir as expectativas dos clientes.
III. Não apenas Marketing, mas também todas as áreas que se relacionem com fornecedores, como Compras, têm potencial influência no desempenho da gestão da distribuição, uma vez que trata de prazos de entregas de materiais primas para a produção.
IV. A constante inovação dos produtos gera um aumento nas atividades relacionadas à distribuição de produtos, uma vez que tende a reduzir a vida útil dos bens adquiridos, gerando processos de troca mais constantes por parte dos consumidores.
Pode-se afirmar como alternativas CORRETAS:
Alternativas:
· I, III, IV.
· I, II e III.
· I, II.
· I, II, III e IV
checkCORRETO
· III e IV.
Resolução comentada:
As afirmativas se complementam mostrando como a mudança de cenários tem influenciado a posição das diversas áreas das empresas na gestão da distribuição.
Código da questão: 20713

Continue navegando