A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Analise de conjuntura apol 2

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que ambos os sistemas brasileiros de liquidação e custódia dos títulos públicos e privados divulgam, de maneira periódica, taxas de juros que funcionam como referência para os agentes econômicos, a taxa Cetip e a famosa taxa Selic.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Mercado Monetário: Títulos públicos federais.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o que indica a taxa Selic: 
Nota: 0.0
	
	A
	A taxa Selic indica os juros pagos ao investidor pelos títulos públicos federais e funciona como referência para os demais títulos públicos e privados.
Gabarito comentado:
Os dois sistemas de liquidação e custódia – Selic e Cetip – divulgam de maneira periódica taxas de juros que funcionam como referência para os agentes econômicos, a taxa Cetip e a famosa taxa Selic. A taxa Selic funciona como principal referência de taxa de juros ou taxa de retorno de investimento no mercado. A taxa Selic indica os juros pagos ao investidor pelos títulos públicos federais, e como não existe um investimento em larga escala com risco abaixo dos títulos federais, pois em tese o melhor devedor no mercado é o governo federal esses títulos acabam funcionando como uma referência aos demais títulos públicos e privados.  Por se tratar do mercado de títulos privados e, diante disso, um risco do investimento teoricamente um pouco maior, a taxa Cetip apresenta uma taxa de juros levemente mais elevada do que a taxa Selic.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 2: Mercado Monetário: Títulos públicos federais.
	
	B
	A taxa Selic estabelece o preço base para a fixação de preços das ações das empresas estatais brasileira.  
	
	C
	A taxa Selic é responsável por estabelecer o valor de mercado do Estado brasileiro e indicar o nível do risco país.
	
	D
	A taxa Selic indica as flutuações cambiais da moeda brasileira, fixando o padrão da inflação interna no Brasil.
	
	E
	A taxa Selic é responsável por demarcar o poder de compra do trabalhador assalariado brasileiro.
Questão 2/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo:
No decorrer da disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que tanto as variáveis qualitativas, como as variáveis quantitativas são elementos importantes para a realização de uma projeção de cenários.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Estatística Descritiva Básica.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que explica, corretamente, no que consiste uma variável qualitativa:
Nota: 0.0
	
	A
	Uma variável qualitativa diz respeito aos emocionais de um governo.
	
	B
	Uma variável qualitativa refere-se aos aspectos sociológicos do país.
	
	C
	Uma variável qualitativa diz respeito aos atributos do individuo.
Gabarito comentado:
De acordo com os conteúdos da disciplina Análise de Conjuntura, em suma, variáveis qualitativas se referem a atributos do indivíduo, como cidade onde reside, colégio onde estudou, formação dos pais, estado civil, escolaridade[1], grupo social, entre outros.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Estatística Descritiva Básica.
	
	D
	Uma variável qualitativa refere-se aos aspectos agregados de uma economia.
	
	E
	Uma variável qualitativa diz respeito à qualidade de uma política.
Questão 3/10 - Análise de Conjuntura
Leio o texto a seguir: 
A vida em sociedade com a presença do mercado financeiro é de tal forma generalizada que se torna algo atípico pensar sobre a sua origem. Inicialmente, os mercados de negociação, usualmente ficaram localizados em pontos centrais das cidades, onde as feiras permaneciam e onde produtores e consumidores realizavam as trocas de produtos, negociando os excedentes de produção. A venda desses excedentes de produção aumentou o fluxo e reserva de dinheiro de produtores e comerciais gerando a demanda por um sistema para guardar os lucros e poupança desse comércio. A demanda levou ao surgimento do sistema bancário.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que indica, corretamente, a que tipo de operação o sistema bancário deu origem:
Nota: 0.0
	
	A
	Moderação Monetária.
	
	B
	Intermediação Financeira.
Gabarito comentado:
Como foi possível observar no decorrer da quarta aula da disciplina Análise de Conjuntura, a presença do sistema bancário deu origem à chamada intermediação financeira. Esta é definida com a troca de recursos entre um agente superavitário em dinheiro com um agente deficitário em moeda, sendo que o agente pode ser um indivíduo ou uma empresa.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Origem e Estrutura do Mercado Financeiro.
	
	C
	Sistema de Crédito.
	
	D
	Mediação Cambial.
	
	E
	Mercado de Acões.
Questão 4/10 - Análise de Conjuntura
Leia o texto a seguir:
Para iniciarmos a montagem da análise de conjuntura podemos seguir as recomendações propostas por Damodaran (2009). Segundo esse autor podemos fazer a análise utilizando um esquema baseado em cinco passos.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 1: Iniciando a Montagem de uma Análise de Conjuntura.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina Análise de Conjuntura, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os dois primeiros passos propostos por Damodaran para a realização de uma análise de conjuntura:
Nota: 0.0
	
	A
	A identificação do objeto e a identificação dos fatores chave.
Gabarito comentado:
De acordo com Damodaran (2009) podemos fazer a análise de conjuntura utilizando um esquema baseado em cinco passos, sendo o primeiro a identificação do objetivo; o segundo a identificação dos fatores-chave; o terceiro a análise dos fatores; o quarto a geração dos cenários; e o quinto o levantamento das consequências.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 6. Análise da Política Externa com a profa. Prof.ª Bruna Leal Barcellos. Tema 1: Política Externa Chinesa após a Reforma Econômica de 1978.
	
	B
	A contagem das variáveis e a coleta de dados.
	
	C
	A distribuição dos fatores e a projeção de cenários.
	
	D
	A análise de redes e a descrição dos resultados
	
	E
	A representação gráfica dos dados e a seleção de variáveis.   
Questão 5/10 - Análise de Conjuntura
Leia o trecho a seguir:
Na disciplina Análise de Conjuntura foi possível observar que após a coleta dos dados necessários para a pesquisa, tem início a fase da execução para a qual é necessária a utilização de algum software de análise de dados. Há uma oferta grande de ferramentas para análise e cada uma oferece um benefício diferente. 
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Análise da Conjuntura com o prof. Joaquim Israel Ribas Pereira. Tema 5: Softwares de Análise de Dados.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina Análise de Conjuntura, análise as assertivas abaixo que apresentam alguns desses softwares de análise de dados e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
I. O Microsoft Excel pode ser utilizado tanto para estatísticas descritivas, como para a criação de gráficos.
II. O Eviews é muito popular entre os economistas por permitir a realização de análises econométricas.
III. O Stata é amplamente criticado pelos estatísticos por seu software engessado e por não oferecer comandos de atualização da programação.
IV. O R é o software

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.