Buscar

tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de História prova 3 discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Além da discussão teórica sobre os projetos que podem ser desenvolvidos a partir das publicações on-line, apresentamos uma reflexão sobre o rumo, ainda incerto, sobre a presença das TIC no ambiente educativo e a postura que o professor de História pode adotar. Nesse contexto, descreva três posturas do trabalho docente diante desta complexa realidade que se apresenta.
	Resposta Esperada:
- O professor terá que ampliar sua capacidade de pesquisa, reflexão e análise da realidade. Como a presença das TIC na educação ainda está numa fase inicial, há muito o que ser descoberto, inventado e desenvolvido.
- É necessária uma postura crítica e reflexiva diante da intensa presença das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas.
- Como professor, a incorporação das TIC no processo didático não deve ser um voo cego, ou simplesmente pela empolgação dos modismos. É importante que os projetos de ensino contribuam para um aprendizado consciente e que não reforcem as obsessões do mercado consumidor.
- A postura profissional do professor de história não pode ser ingênua. Para tal, um caminho viável é discutir o que é tecnologia, como elas estão presentes na escola, o porquê da valorização do status de ?novas tecnologias?.
	2.
	As diferentes gerações de estudantes, em especial as gerações Y e Z, formam o atual público de atendimento das escolas. Aos professores e gestores, resta um enorme desafio ao lidar com uma geração que passou a perceber o mundo, construir conhecimento e definir sua base ética a partir da cibercultura e da realidade virtual. Nesse contexto, descreva três características da cibercultura.
	Resposta Esperada:
Representa um modo de ser da sociedade da informação e é veiculada através do predomínio dos meios de comunicação sobre as relações sociais.
A cibercultura é representada através de objetos de consumo, informação, publicidade e entretenimento. E os artefatos que veiculam essa condição tecnológica são TVs, tablets, rádios, computadores, celulares, entre outros.
A cibercultura pode ser considerada como o resultado da sociedade da informação e das comunicações virtuais, em destaque através da informática.
A cibercultura traz consequências ao contexto educacional, pois motivam novas maneiras de ser, pensar, raciocinar, armazenar informações e administrar a construção do conhecimento.
O ciberespaço é uma metáfora criada para definir um mundo onde se concentra a troca de informação desta era informatizada, e que constituem novas relações de saber e poder no mundo contemporâneo.

Continue navegando