Buscar

TRABALHO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE SUCESSO – FAS 
	CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
	DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUA 
 PORTUGUESA 
	TURMA:P LP 1801C TURNO: INTEGRAL
 TUTORA: IDELMA DO ESPÍRITO SANTO SOUSA
 	 ALUNO(A): ROSANGELA DIAS FERREIRA 
 
TRABALHO 4
Faça um resumo de pelo menos uma lauda sobre o conteúdo da unidade (praticas discursivas: Gênero textuais e sequências didáticas) estudada enfatizando as práticas discursivas utilizadas pelo professor no ensino da língua portuguesa. 
À noção de gêneros textuais ou discursivos, subentende-se uma concepção dialógica ou interacional de língua, que leve em consideração o caráter social e intersubjetivo da linguagem, ou seja, a língua deixa de ser vista apenas como estrutura, para incorporar o uso social dessa estrutura por sujeitos históricos. 
Ainda há que se ter em mente as questões relativas à oralidade e à escrita, o hibridismo dessas modalidades presente em diversos gêneros, a intertextualidade e os inter-gêneros (gêneros que adquirem características de outros gêneros em determinados contextos).
No entanto, não se pode perder de vista que os gêneros são determinados, principalmente, com base nos objetivos interacionais dos falantes e na natureza do tópico tratado, sendo, prioritariamente, uma questão de uso e não de forma. Essas questões, por sua vez, são determinantes no trabalho com os gêneros textuais e requerem dos professores conhecimentos de natureza teórica e aplicada, a fim de que realizem um trabalho eficiente e eficaz na sala de aula.
Os tipos textuais são modelos abrangentes e fixos que definem e distinguem a estrutura e os aspectos linguísticos de uma narração, descrição, dissertação e explicação. Os aspectos gerais dos tipos de texto concretizam-se em situações cotidianas de comunicação nos gêneros textuais, que são textos flexíveis e adaptáveis que apresentam uma intenção comunicativa bem definida e uma função social específica, adequando-se ao uso que se faz deles.
Para ensinar os alunos a dominar um gênero de texto de forma gradual, passo a passo. Ao organizar uma sequência didática, o professor pode planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar diversos exemplares desse gênero, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua escrita antes de propor uma produção escrita final.
Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende.

Continue navegando