Buscar

PROPOSTA DE REDAÇÃO Mobilidade e pessoas com deficiência - MODELO ENEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROFESSORA: RENILDA RESENDE
CURSO DE REDAÇÃO ONLINE
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema A acessibilidade e a mobilidade urbana: percalços contemporâneos para as pessoas com deficiência no Brasil, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione de forma coerente e coesa os argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
Texto 1
Texto 2
Mobilidade urbana — deficientes e as dificuldades para se locomover em São Paulo
Andar pelas ruas de São Paulo não é tarefa fácil. Buracos, degraus, subidas e descidas fazem parte do cotidiano de quem vive na cidade. Estamos tão habituados a conviver com obstáculos e dificuldades que encaramos estes problemas como normais e parte do nosso dia a dia.
Ruas esburacadas, rampas destruídas, calçadas minúsculas em avenidas de grande movimento. Mesmo em locais mais elitizados da capital paulista, os enormes edifícios, as belas paisagens de parques e até mesmo o clima agradável de uma tarde não conseguem esconder a rotina desgastante de cidadãos com alguma limitação física.
O que talvez seja apenas uma situação rotineira em nossas vidas pode ser um grande problema para a locomoção de pessoas com algum tipo de deficiência física, que muitas vezes dependem do transporte público ou da caminhada pelas ruas da cidade para realizar tarefas como qualquer outro cidadão.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2013 existiam cerca de 2,8 milhões de paulistanos com algum tipo de deficiência física (mais que a população de Salvador). Sessenta e dois por cento dos hospitais municipais paulistanos não possuíam acessibilidade adequada para receber pacientes. Cinco anos depois, essa realidade não havia passado por grandes alterações.
Banheiros sem adaptações em locais públicos, prédios ou estabelecimentos sem elevadores, estações de trem e metrô sem estrutura. Imagine depender da ajuda de funcionários ou qualquer outro indivíduo para conseguir realizar uma atividade comum como ir ao banco ou subir em um ônibus. Levando, ainda, um tempo muito maior do que o habitual.
Devido ao descaso de muitas autoridades e, às vezes, da própria população — por exemplo, quando o lugar adequado e destinado para um deficiente no metrô está ocupado por uma pessoa sem essas necessidades —, os deficientes físicos continuam lutando por sua locomoção e acesso aos serviços básicos da cidade.
Disponível em: https://medium.com/@labdejo2018/mobilidade-urbana-deficientes-e-as-dificuldades-para-se-locomover-em-s%C3%A3o-paulo-e2843859e6ff
Texto 3
Disponível em: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/blog/mao-na-roda/post/realidade-da-mobilidade-urbana-mobilidade-e-acessivel.html
Texto 4
Art. 46. O direito ao transporte e à mobilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida será assegurado em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, por meio de identificação e de eliminação de todos os obstáculos e barreiras ao seu acesso.
§ 1º Para fins de acessibilidade aos serviços de transporte coletivo terrestre, aquaviário e aéreo, em todas as jurisdições, consideram-se como integrantes desses serviços os veículos, os terminais, as estações, os pontos de parada, o sistema viário e a prestação do serviço.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Continue navegando