Buscar

O milagre de Anne Sullivan

Prévia do material em texto

O milagre de Anne Sullivan
O filme relata a história de Helen Keller, ainda bebê Helen teve uma febre muito alta que durou dias, ao passar dos anos foi se notando que ela era surda, muda e cega. Por causa de sua deficiência múltipla seus pais a mimavam muito. O pai de Helen era capitão e sua mãe dona de casa. Helen tinha um irmão mais velho, eles moravam em uma fazenda em que plantavam fumo e aos sete anos Helen ainda não tinha aprendido a se comunicar com o mundo. Quando queria alguma coisa e não tinha Helen se jogava no chão, gritava e quebrava tudo a sua volta até que sua vontade fosse feita, e os pais sempre faziam alegando que não queriam que a filha sofresse mais do que já sofria com suas limitações criando assim uma criança sem limites. Ela não sabia nem comer, quando serviam a mesa ela saia comendo com as mãos no prato de todos. Os pais de Helen contrataram a professora Anne Sullivan para tentar ensinar a menina a se comunicar, embora o pai de Helen e o irmão achavam impossível da garota aprender algo, já a mãe, mesmo não tendo muita fé ainda acreditava em um milagre.
A professora Anne, ao chegar na casa não foi bem recebida pelo pai e pelo irmão de Helen. Logo em seu primeiro dia na casa, Anne tentando socializar com Helen lhe deu uma boneca para a ensinar o nome do objeto, ela retirava a boneca de Helen e soletrava em suas mãos o nome do objeto em libras insistentemente, mas Helen não conseguia compreender do que se tratava, Anne lhe dava bolo na boca e soletrava a palavra bolo para ela com a mesma técnica, mas Helen estava tão nervosa que não conseguia aprender nada. O pai de Helen não estava gostando da forma de ensino da professora e das regras impostas pela professora em sua filha mimada então despediu a professora, mas com a insistência de sua esposa de duas semanas para ver os resultados acabou admitindo novamente a professora, ela então pediu que ficasse a sós com a menina porque a influência da família atrapalhava no desempenho de seu trabalho com a aluna, então, o pai de Helen cedeu uma casinha a parte na fazenda para ela ficar as duas semanas sozinha com a garota. Então agora sozinhas ela conseguiu ensinar o básico para Helen que era comer com a colher e se sentar à mesa, a esperar a hora de comer, a não quebrar a casa toda, mas, a mãe de Helen já com ciúmes e saudades da filha a queria em casa novamente, a professora não queria levar Helen de volta porque seu trabalho ainda não estava concluído, mas os de Helen a levaram de volta a casa grande da fazenda onde morava toda a família e a Anne Sullivan começou a fazer as malas para ir embora, mas, já com as malas prontas, vendo que tudo que havia ensinado para Helen já estava se perdendo, pouco tempo depois da volta dela para a casa e os maus hábitos já voltavam, quando Anne saia viu a garota jogar um copo d’agua na mãe, não suportando tal falta de educação da menina a professora a pegou pelo braço e pegou a jarra d’agua e levou-a até o poço para obriga-la a encher novamente a jarra que ela havia jogado fora, repetindo diversas vezes o movimento da bomba colocava a mão de Helen na agua e soletrava em libras a palavra em sua mão, como se um milagre, Helen entendeu o significado da palavra e por um impulso começou a arrastar a professora e perguntar o nome de tudo que ela podia tocar, o solo, as flores, as árvores e a professora soletrava tudo nas mãos dela, e a garota repetia o ato como entendido, os pais de Helen foram chamados imediatamente para que fossem apresentados a Helen como mãe e pai, então no mesmo dia Helen aprendeu trinta palavras diferentes. E os laços dela com a professora foram se estreitando, e a professora a acompanhou por toda sua vida, tornando-se sua melhor amiga.
Helen Keller se tornou escritora, conferencista e ativista social, foi a primeira surdocega da história a ter um bacharelado. Se tornou ativista social ajudando pessoas com deficiência igual as dela.

Continue navegando