Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Sheysiane Vale de Lima 8º período
Respostas da atividade 002 – Economia, organização industrial
1. Tem por finalidade obter-se um conjunto de: responsabilidade, autoridade, comunicação e decisões. Mantendo seu foco nos objetivos, posteriormente definindo a missão, a visão e os valores da empresa. 
2. As áreas funcionais de uma empresa são administração financeira, de recursos humanos, de serviços e gestão empresarial, para isso é preciso entender o organograma e o nível hierárquico.
3. Considerando a tomada de decisões, entendemos nas áreas as decisões estratégicas, envolvendo toda a empresa. Em relação ao tempo, tais decisões são normalmente, de longo prazo, apresentando resultados dos departamentos ao longo do período
4. Departamentos segundo nível de uma organização, responsáveis pelos setores. As tomadas de decisões são basicamente táticas, compreendendo os departamentos específicos, e, em relação ao tempo, podem ser de médio ou curto prazo. Os setores terceiro nível de uma organização, compreende a operacionalização das atividades. O foco das decisões é operacional, de curto prazo. 
5. Compreendo que a hierarquia possibilita organizar a gestão e gerenciar as equipes, sabendo também, que hierarquia denota respeito, porque em cada setor exige conhecimento pertinente à função. 
6. O organograma representa a estrutura das organizações que não apresentam uma definição clara de suas unidades funcionais, permitindo uma organização mais flexível dos cargos e funções dentro da empresa, indicando a hierarquia dentro dos projetos em execução.
7. Um retângulo.
8. Fayol defende o ponto de vista de que as funções administrativas são as próprias funções exercidas pelo administrador. Administrar desdobra em cinco ações: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, segundo Fayol.
9. Departamentalização por função agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional, pode ocorrer em qualquer nível e normalidade, e é encontrada muito próxima a cúpula, a principal vantagem é permitir maior rigor no controle das funções pela alta administração e uma das suas desvantagens é com o fato da responsabilidade pelo desempenho total estar somente na cúpula. Departamentalização por produto ou serviço é feita de acordo com as atividades próprias a cada um dos produtos ou serviços desenvolvidos ou oferecidos pela empresa no mercado, sendo utilizada em vários departamentos, por exemplo, de cama, mesa e banho. Já a departamentalização territorial é semelhante à de produto, permitindo a uma divisão as necessidades singulares de sua área, mas exige coordenação e controle da administração de cúpula em cada região. As vantagens e as desvantagens de ambas, o controle da administração e a divisão das necessidades singulares por área. Departamentalização por projeto recebe atribuições temporárias, uma vez que o projeto tem data de início e término, ao terminar o projeto as pessoas voltam para suas atividades normais ou são deslocadas para outras tarefas ou novos projetos, as vantagens são ter projetos para serem executados e ser dividido, a desvantagem é ao término poder acontecer de não ter projetos. Departamentalização de matriz, é semelhante à de projetos, com uma exceção principal, no caso da departamentalização de matriz, o administrador de projetos não tem autoridade de linha sobre membros da equipe, sendo assim, a organização do administrador de projeto é sobreposta aos vários departamentos funcionais, dando a impressão de uma matriz, a desvantagem é o administrador não ter autoridade e a vantagem é sobrepor os projetos de forma igual por funcionário. Departamentalização mista é o tipo mais frequente, que se observa onde cada parte da empresa deve ter a estrutura que mais se adapte à sua realidade organizacional, a vantagem é a organização e a desvantagem que não é tão utilizada nas empresas. Departamentalização por rede, é o mais recente tipo para engenheiros ou especialistas técnicos, que trabalham em projetos ou programas sofisticados, sendo vantagem unir tais serviços, podendo também ser uma desvantagem.