Buscar

Estudo de caso e trabalho escrito

Prévia do material em texto

TRABALHO EM EQUIPE NA EMPRESA
MORRINHOS-GO
2019
TRABALHO EM EQUIPE NA EMPRESA
Projeto de pesquisa apresentado ao curso Gestão de líderes, a ser utilizado como diretrizes para manufatura do Trabalho de Conclusão de Curso.
	
MORRINHOS-GO
2019
SUMÁRIO
1. OBJETIVO.....................................................................................................................4
2. JUSTIFICATIVA...........................................................................................................5
3. METODOLOGIA...........................................................................................................6
4. CONCLUSÃO................................................................................................................11
5. REFERÊNCIAS.............................................................................................................12
OBJETIVO
Nosso objetivo é passar para as pessoas o conceito e explicar um pouco sobre trabalho em equipe, como funciona, como deve ser aplicado, como formar uma equipe de sucesso, pois toda empresa seja grande ou pequena precisa de uma equipe pode ser de 2 pessoas ou 50 pessoas, então viemos aqui apresentar um pouco sobre isto para que possamos ajudar.
JUSTIFICATIVA
Nosso tema tem como explicar, orientar e ajudar pessoas que tem dúvida ou não sabem como aplicar um bom trabalho em equipe, fizemos pesquisas e vimos que isto tem bastante impacto nas empresas pois empresas grande com equipes despreparadas podem afetar desde a produção até o lucro da empresa, então ter uma boa equipe é essencial.
METODOLOGIA
Temos relatos de trabalho em equipe em várias épocas da história da humanidade, da caça de alimentos até pequenas construções, desde crianças somos preparados para a vida profissional e para trabalho em equipe, quando as professoras nos coloca para brincar com outras crianças em seguida elas nos dá uma atividade em conjunto, nesta hora entra o trabalho em equipe porque ela quer que desenvolvemos algo juntos, como por exemplo montar um quebra cabeça entre outras atividades. Formigas são um bom exemplo de um trabalho em equipe pois todas precisam ajudar e entrar em um ritmo para que não percam nenhum tempo e que consigam rapidamente alcançar o que querem. Nas empresas tem vários grupos de pessoas que trabalham juntas mais o que faz estas pessoas se tornar uma equipe é a determinação de realizar algo juntas com o mesmo objetivo, como entregar uma produção em dia, entregar papeis que precisam de aprovação de várias pessoas, isto faz que aquele grupo de torne uma equipe motivada pelo mesmo objetivo.
Então entra a questão, como fazer que uma equipe trabalhe bem para que seja um sucesso no que fazem? Várias pessoas ficam se perguntando porque algumas equipes tem sucesso e outras não, isto entra em questão o líder também, pense em um time de futebol eles são uma equipe mais entre eles tem o treinador que toma frente sobre as demais pessoas um time com um bom treinador se torna um ótima equipe, acontece o mesmo dentro de uma empresa quando as pessoas se juntam para resolver algum problema sempre tem uma pessoa que se destaca mais e esta pessoa pode ser o “líder” daquele momento ou pode ser o líder dentro da empresa.
O líder tem uma função bem importante dentro da equipe pois ele tem que passar para os colaboradores qual objetivo deve ser feito, qual propósito do mesmo e explicar bem detalhadamente para que todos entendam, nesta questão o líder sempre terá que buscar cada vez mais conhecimento para que consiga ajudar a equipe com mais facilidade porque um líder despreparado coincide em uma equipe despreparada porque precisam de um exemplo para serem motivados. Uma boa equipe depende de como estas pessoas vão se relacionar para cumprir o que foi passado, porque uma equipe com pessoas que não se dão bem, não se falam e/ou não tem uma certa “intimidade” será difícil que tenham sucesso por que neste trajeto algumas pessoas vão querer atrapalhar as outras e entram em desconjunto e nada dá certo.
Não podemos também confundir Grupo com Equipe, Grupo são pessoas trabalhando juntas mais com objetivos diferentes, ou seja, estão lado a lado no mesmo ambiente mais cada uma busca algo diferente, já Equipe são um grupo de pessoas que estão juntas atrás do mesmo objetivo, ou seja, trabalhando uma em pró de ajudar a outra para assim conseguirem o mesmo propósito. 
Para ter sucesso é preciso escolher bem as pessoas para poder formar a equipe por isto é essencial ter um líder pois sem um líder será mais complicado que a mesma consiga realizar tudo, para isto é bom ter reuniões entre estas pessoas ver o comportamento delas como elas agem uma com as outras e se tiver conflito fazer o necessário para que este conflito acabe, explicando bem para cada uma oque é necessário para isto dar uma motivação também é muito bom.
Existe também conflitos entre equipes da mesma empresa pois a competição é algo natural do homem e precisamos evitar esses conflitos essas competições para que ninguém atrapalhe ninguém e todos atrapalhem a empresa, sim pode haver competições saudáveis mais no entanto que não se prejudiquem, um grande sinal de conflito é quando uma equipe/ setor começa a falar mal do outro tentar prejudicar o seu serviço. Não podendo deixar isto continuar a melhor opção é fazer reuniões com as equipes envolvidas e que entrem em um consenso. 
Antes de continuarmos temos algumas dicas do que precisa ser feito para ter uma equipe eficaz:
· Defina claramente a missão, os valores da empresa, as metas e objetivos da equipe.
· Motive e reconheça os talentos. É preciso evitar que uns poucos trabalhem e todos os outros fiquem olhando.
· Avalie e monitore. O monitoramento do trabalho e dos resultados é fundamental para que cada integrante saiba como está o seu desempenho, em que e como pode melhorar.
· Confie em sua equipe, precisam de confiança para poder desenvolver o objetivo sem medo de errar.
· Seja um exemplo como líder, mostre para seus colaboradores que podem contar com você.
Agora algumas vantagens em ter uma boa equipe:
· São notórios os benefícios que uma equipe bem afinada pode trazer para a organização. Primeiro, porque uma equipe é formada de pessoas, que trazem consigo histórias de vida e competências diferentes, mas que se relacionam. 
· Um é bom em analisar relatórios, outro fala muito bem em público, e o terceiro tem uma boa capacidade para detectar e resolver problemas. Estas são algumas características que, somadas, podem formar uma equipe coesa e eficiente.
· Terem sucesso.
Como já dizia Ayrton Senna “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas!”. Isto é um bom exemplo de equipe é que não podemos pensar somente em nós mesmos, pensar também nas outras pessoas que ajudaram a dar certo aquele objetivo, quando uma pessoa fala que ELA conseguiu o objetivo que foi concluído em equipe e esquece de mencionar as outras pessoas causa um desconforto enorme e uma “desmotivação” na equipe pois todos lutaram e somente um levou o crédito, entretanto vem uma questão que vimos lá atrás sobre os conflitos dentro da equipe. Algo que não pode acontecer na equipe é o individualismo, pois uma pessoa que só quer fazer o trabalho dela e não se preocupa com os outros atrapalha a equipe, porque trabalhar juntos com outras pessoas não entra em questão somente sua função e sim como você irá ajudar outra pessoa quando ela precisar com isto você tem que ter o “espirito de equipe” que muito se fala em empresas.
Com este “espirito de equipe” das pessoas é o que leva ter melhor resultado, por que em uma empresa ninguém trabalha sozinho ou para si mesmo a sua função pode ser “sua” mais a mesma mal feita compromete todo o esquema feito pelo resto. Não podemos ficar com burburinhos sobre os outros como: “ele chega atrasado e ninguém fala nada”, “trabalho muitoe não reconhecido”, pois somos observados o tempo todo então alguma hora vão reconhecer o seu trabalho e/ou vão chamar a atenção de quem precisa. Se a equipe ficar pensando desta maneira tudo irá por “água a baixo” todos são um conjunto como engrenagens que têm que trabalhar no mesmo ritmo para dar tudo certo.
Como já ouvimos que as melhores empresas são feitas pelas melhores equipes vemos a importância da equipe em cada empresa, não podemos deixar de fazer parte de uma equipe seja no trabalho ou em algum momento da sua vida, ninguém é sozinho no mundo para pensar somente em si mesmo. Equipe é muito importante para empresa e para a vida de cada colaborador pois todos saem ganhando a empresa com um maior lucro e os colaboradores com um trabalho bem feito e assim caminhando todos para o sucesso.
	Aqui iremos citar alguns trabalhos em equipes da nossa empresa Qualitti Alimentos:
· Fábrica de ração: Colaboradores trabalham em equipe para poder entregar a produção em dia e no horário programado, desde a pesagem do macro até a entrega da ração nos aviários, este é um processo muito importante que envolve várias pessoas e o erro de uma pode prejudicar todo o processo.
· Sala de Manutenção (Mecânicos): Colaboradores que trabalham em conjuntos buscando o melhor resultado no que fazem para que tudo saia como planejado é essencial o trabalho em equipe.
Como somos da fábrica de ração procuramos melhorar o trabalho em equipe no nosso setor com o consentimento do no líder e nosso gerente, pois havia muitos pontos fracos sobre equipe alguns não se importavam com serviços dos outros havia alguns conflitos entre os colaboradores e assim fomos conversando com os mesmos passando um pouco da nossa experiência para que eles entendesse a importância da equipe, foram feitas reuniões pelo nosso gerente para reforçar o mesmo e passar para cada um à sua especifica área e explicando que um ajudando o outro trabalhando em equipe tudo sai como planejado e a partir daí vimos resultados não somente na produção mais também na ordem do setor.
E recentemente tivemos um exemplo de trabalho em equipe que foi quando um pessoal que foi contratado para realizar a troca do nosso sistema de informação e vimos que todos trabalharam em equipe para entregar o serviço pronto o mais rápido possível e com grande eficiência, juntamente com os colaboradores da fábrica de ração que organizou a produção de ração na hora certa planejando horários para produzir as rações e os granjeiros que foram racionando rações para poder nos ajudar e todos juntos formamos uma equipe que conseguiu passar por isso sem ninguém ter nenhum prejuízo, então temos que pegar estes exemplos de fora e de dentro da empresa para termos motivação e aprendermos mais.
	
CONCLUSÃO
	Concluímos que uma empresa sem trabalho em equipe é uma empresa muito falha para que se esta empresa quer crescer precisa de uma boa equipe de um esforço de todos os colaboradores e que os mesmos sejam motivados a dar seu melhor dentro da empresa para que nem a empresa nem os colaboradores fiquem no prejuízo pois precisam uns dos outros para o crescimento de ambos. Equipe é muito importante as vezes as pessoas podem achar que não mais estão erradas e fazendo esta pesquisa também vimos que não é difícil aplicar isto em algum lugar basta querer ter esforço e compreensão de cada pessoa envolvida.
REFERÊNCIAL TEÓRICO
https://blog.softwareavaliacao.com.br/trabalho-em-equipe-nas-empresas/. Acessado em 10/07/2019 as 15:30
https://www.jrmcoaching.com.br/blog/importancia-trabalho-em-equipe-nas-empresas/. Acessado em 10/07/2019 as 16:00
https://www.ludospro.com.br/blog/trabalho-em-equipe-nas-empresas. Acessado em 14/07/2019 as 18:00
https://www.edools.com/trabalho-em-equipe/. Acessado em 14/07/2019 as 18:20

Continue navegando