Buscar

Trabalho de psicologia - Aula 2

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Ceará
Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual
Universidade Aberta do Brasil 
UFC Virtual - Licenciaturas 
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência
Coordenador(a) da disciplina: Profª Nidia Barone
Atividade de Portfólio (em grupo): Aula 2 - Fundamentos e conceitos em Psicologia Geral
Período: 2020.2 Polo: Novo Pabussu - Caucaia 
Nome dos(as) alunos(as): Anna Karine de Oliveira Barbosa
 Aula 2 - Filme As Crônicas de Nárnia 
	
1- Quanto aos elementos do consciente individual: Id, Ego e Superego:
Identificar como eles aparecem no comportamento dos diversos personagens. (Dê exemplos (para cada dos conceitos) através das reações de comportamentos, atitudes, formas de comunicação).
- ID
· Lucy: A personagem da Lucy é muito instintiva. Na cena em que Aslam vai ao encontro da feiticeira branca, ela acorda a irmã e as duas o seguem até que foi morto. Por instinto, se recusou a deixá-lo morto sozinho e pode presenciar quando ele voltou a vida.
· Edmundo: Age sem pensar em boa parte do filme, sendo inclusive, malicioso muitas vezes. Isso fica evidente quando os quatro irmãos estão na casa do castor e Edmundo os abandona, indo ao encontro da feiticeira branca.
 - EGO
· Suzana: Sem dúvida é uma das personagens que tenta a todo custo viver dentro da realidade presente. Podemos perceber isso em vária cenas. Quando os irmãos chegam a Nárnia e percebem que o sr. Tumnus havia sumido, Suzana insiste com os irmãos para voltarem para casa do professor pois a mãe os havia mandado para lá para que não presenciassem a guerra.
· Castor: Se mostra muito ativo e realista ao levar em segurança os irmãos à presença de Aslam. Conhece bem os perigos e sabe como evita-los.
- SUPEREGO
· Tumnus: Temendo a feiticeira, planejou entregar Lucy, mas os valores de honra e o senso de justiça o impediram de fazer isso.
· Aslam: Falar de valores e não falar de Aslam seria incoerente. Se mostra integro e justo em muitas cenas do filme, como quando perdoou Edmundo por sua traição dando a própria vida em troca da dele.
2. A personalidade é composta por temperamento, caráter, aptidões, habilidades... Nesse contexto que habilidades podemos identificar no(a) personagem.... (escolha um personagem)?
 Pedro: Hábil em resolver conflitos, em cuidar e proteger os irmãos. Ao longo da história mostrou habilidade em liderança e também no manuseio da espada.
3. A memória é responsável por imprimir sentido e valor às ações. Em que (quais) momento(s) evidenciamos o resgate dessas informações? (Cite no mínimo dois momentos
- Quando Tumnus tenta dopar Lucy. A fogueira mostra imagens de seus familiares num momento de descontração, dança, alegria.
- Quando depois de adultos, os irmãos estão cavalgando e se deparam com a luminária no meio da floresta. Lucy trás a memória a lembrança da “sala vazia”, fazendo com que eles encontrem o caminho de volta.
4. Em quais momentos do filme podemos perceber os substratos psíquicos funcionando:
- Pensamento: Cena em que Suzana diz ao professor que é logicamente impossível que tenha uma floresta dentro do guarda-roupa.
- Sensação: Cena em que Edmundo come manjar turco, degusta o doce com muito prazer aguçando o sentido do paladar.
- Intuição: Cena em que Edmundo e Tumnus estão presos e a feiticeira os interroga. Tumnus olha para Edmundo e ele percebe somente pelo olhar que não deve dar informações sobre os irmãos.
- Emoção: Percebida em muitas cenas do filme. Amizade entre Lucy e Tumnus, sentimento de tristeza de Lucy e Suzana pela morte de Aslam, alegria dos irmãos pelo resgate de Edmundo.
5. Na aula 2 estamos estudando o Cérebro e sua divisão em Primitivo, Emocional e Pensante. Assim baseado nessa aula e nas cenas do filme, relacione uma cena que corresponda a uma função para cada cérebro.
- Primitivo: Cena em que estão fugindo dos lobos que invadiram a casa dos castores. Ali percebe-se o misto de sentimentos e sensações que tomam conta de todos, medo, dúvida, sobrevivência.
- Emocional: Evidenciado na cena em que Edmundo decide abandonar os irmãos baseado no que ele achava ser melhor. Era de caráter duvidoso, tinha inveja de Pedro e desejava se sobressair ao irmão.
- Pensante: Cena em que o rio está descongelando. Pedro temendo morrer com as irmãs olha para o problema e rapidamente ativa uma solução. Finca a espada no gelo e pede que as irmãs segurem-se nele evitando serem levados pelo rio.

Continue navegando