Buscar

Reumatismo de partes moles

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ambulatório de reumatologia: Reumatismo de partes moles
Dra. Fabíola Brasil
08/02/2021
*Conceitos e considerações gerais: 
Reumatismo de partes moles: são aqueles que acometem não a articulação, mas sim as estruturas periarticulares, como tendão, bursas etc. Esse processo é decorrente, sobretudo, de microtraumas causados por repetição ou as doenças articulares inflamatórias; 
Lembrar:
 -Dor articular: o paciente geralmente não consegue apontar exatamente onde dói. Faz mais edema, devido a proliferação inflamatória da sinovia. 
 -Dor periarticular: o paciente geralmente consegue apontar exatamente onde dói. Faz menos edema, pois nem toda estrutura desse tipo possui bainha sinovial (Possuem- Bursa, tendão* / Não possuem- tendão**) 
 **=Sobretudo tendões dos dedos e maior debilitação dos movimentos
 -Bursite: 
 -Tendinopatia/tenossinovite:
 -Entesite: 
Semiologia básica: deve-se lembrar, de primeira, que o paciente que está sendo avaliado deve partir do princípio de que o examinador realiza o exame físico geral e em seguida o específico voltado para a queixa da região que o paciente refere. Por isso, aquelas manobras todas vistas no exame osteoarticular não devem ser generalizadas para todos os pacientes. 
 
Importante anatomia das mãos:
Principais exames de imagem para o reumatismo de partes moles: os exames de imagem serão solicitados apenas depois de fechar diagnóstico clínico, iniciar tratamento e ele não ser efetivo, ou paciente sob trauma mecânico intenso (quedas, acidentes etc) solicita-se exame de imagem para avaliar melhor os danos ocorridos.
nota: reumatismo de partes moles altera provas inflamatórias no sangue, como a PCR?
 Geralmente não, porque essas estruturas não são ricamente vascularizadas, assim se limitando a região acometida. 
Guideline do Tratamento:
 
 
 ‘’a terapia ocupacional vai ensinar a pessoa a utilizar a estrutura articular sem lesiona-la. Já a fisioterapia irá reabilitar aquela musculatura para voltar a funcionar a articulação de maneira adequada. Deve-se avaliar a viabilidade do AINE, pois é recomendado pelo menos 10 dias de seu uso, porém ele trás consigo muitos efeitos gastrointestinais e renais, sobretudo para idosos. ‘’
*Principais reumatismos de partes moles: 
Ombro: 
 1.Anatomia:o manguito rotador é um grupo de 4 músculos que possuem a função de estabilizar essa articulação (rendo menor, supra-espinhal, infra-espinhal e sub-escapular). Sua origem é na escapula e a inserção é no tubérculo do úmero
 2.Provável quadro clínico do paciente: 
 3.Exame físico: Neer ou Apley
Cotovelo.
 1.Anatomia
 
 2.Provavél quadro clínico: uma epicondilite (entesite)
 
 3.Exame físico: lembrar que a manobra de Cozen ou Mill é apenas para epicondilite lateral! A medidial não tem manobra específica, mas chega-se ao diagnóstico pelos achados clínicos. 
 Não há nome para essa manobra abaixo, punho serrado com a posição supinada, semelhante a manbra de Mill. Essa é para a epicondilite medial. 
 4.Diferença entre a epicondilite medial e latera: 
Punho e mão: 
 1.Anatomia: 
 2.Provável quadro clínico:
 3.Exame físico: teste de Finkelstein para a tenossinovite D’Quervain
 Manobra de Phalen ou Phlaen invertido para S.T.C (+= dor e parestesia) o sinal de Tinnel
 4.Lembrar: 
 A síndrome do túnel do carpo consiste na compressão do nervo mediano na face anterior da da mão
 
Quadril:
 1.Anatomia: 
 2.Provável quadro clínico: -
 3.Exame físico: -
 4.Lembrar: 
Joelho: 
 1.Anatomia: a patologia da bursite anserina envolve os tendões do músculo sartório, Grácil e do Semitendíneo;
 2.Provável quadro clínico: quando indagado onde dói exatamente o paciente irá dizer que a dor é na região medial da tíbia (onde ocorre a inserção dos músculos supracitados) 
 3.Exame físico: não há específico, mas o sinal da onda e o sinal da tecla podem auxiliar na determinação da presença de edema. 
 4.Lembrar
Pés: 
 1.Anatomia: atenção. Nem todo paciente que apresenta fascite plantar possui esporão calcâneo (entesofito plantar)! Mas quem tem esporão calcâneo aumenta as chandes de ter fascite plantar .
 2.Provável quadro clínico:
 3.Exame físico: não há exame físico, mas a palpação na região plantar pode auxuliar no diagnóstico. 
 4.Lembrar:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando