Buscar

Fatores Internos e Externos na Estratégia Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O planejamento estratégico proporciona à organização direcionar os rumos a serem seguidos, observando os fatores externos e fatores internos. O fator externo de uma empresa é formado pela sociedade, clientes, fornecedores, o governo, sindicatos, entre outros, são eles que possibilitam a identificação de oportunidades e as ameaças do negócio. Já os fatores internos são caracterizados pelas suas forças e fraquezas, fatores que podem ser controlados pela gestão.
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre como os fatores externos e internos contribuem para que a empresa atinja os objetivos planejados, mencione também as contribuições da análise SWOT em sua reflexão.
RESPOSTA: A matriz SWOT é uma ferramenta muito útil, que possui como ponto principal a avaliação de fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças) que influenciam diretamente na organização. Conhecer os fatores internos contribui para que a empresa alcance seus objetivos, pois se obtém as respostas de questionamentos cruciais, como: quais são os pontos fortes da organização; qual o seu diferencial diante do mercado e dos concorrentes; como esses pontos podem ajudar na vantagem competitiva no controle do mercado ou na satisfação do cliente; quais os pontos fracos da organização e quais riscos representam aos clientes. Já as contribuições de se conhecer os fatores externos à empresa, são: identificar as oportunidades de crescimento, lucro e fortalecimento da organização e identificar também as ameaças que interferem na sobrevivência da empresa, a fim de amenizá-las.