Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- Tendo em vista o Art. 9 da resolução CNE/CEB Nº 05/2009 marque a opção correta sobre os eixos estruturantes do currículo na educação infantil.
a( ) cuidar, educar e brincar
b( ) cuidar e educar
c( ) cuidar, educar e linguagens
d( ) Interações, brincadeiras e linguagens
e( x )Interações e brincadeiras
2- Analise as proposições abaixo, se verdadeira ou falsa, a respeito das diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil estabelecidas na Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009.
( ) A Educação Infantil deve ser ofertada apenas em turno integral nas escolas providas pelo poder público.
( ) Educar e cuidar são aspectos indissociáveis da Educação Infantil.
( ) A Educação Infantil, nas pré-escolas, tem como objetivo o atendimento de crianças a partir de três anos de idade.
( ) A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter dentre seus objetivos o direito à proteção e à saúde.
( ) As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira.
Marque a sequência correta da análise das proposições anteriores:
a)FFFVV
b)FVFVV - correta
c)VVVFF
d)FFVFV
e)VFVFV
3- Buque no Parecer CNE/CEB Nº 20/2009 e a Resolução CNE/CEB Nº 05/2009 o que se compreende por:
Currículo:
	O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico. Tais práticas são efetivadas por meio de relações sociais que as crianças desde bem pequenas estabelecem com os professores e as outras crianças, e afetam a construção de suas identidades.
Educação infantil:
	Do ponto de vista legal, a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade (Lei nº 9.394/96, art. 29).
Criança:
	A criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que se
desenvolvem nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere. Nessas condições ela faz amizades, brinca com água ou terra, faz-de-conta, deseja, aprende, observa, conversa, experimenta, questiona, constrói sentidos sobre o mundo e suas identidades pessoal e coletiva, produzindo cultura.
Avaliação:
	A avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. Ela deve incidir sobre todo o contexto de aprendizagem: as atividades propostas e o modo como foram realizadas, as instruções e os apoios oferecidos às crianças individualmente e ao coletivo de crianças, a forma como o professor respondeu às manifestações e às interações das crianças, os agrupamentos que as crianças formaram, o material oferecido e o espaço e o tempo garantidos para a realização das atividades. As instituições de Educação Infantil, sob a ótica da garantia de direitos, são responsáveis por criar procedimentos para avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças.
4- O que você compreendeu por campos de experiências definidos na BNCC para a educação infantil. Descreva de forma sintética, cada um desses campos.
	Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
	A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a serem propiciados às crianças e associados às suas experiências. 
		Considerando esses saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organiza a BNCC são:
	1 - O eu, o outro e o nós.
	2 - Corpo, gestos e movimentos
	3 - Traços, sons, cores e formas
	4 - Escuta, fala, pensamento e imaginação
	5 - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
	Em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária, por exemplo: 
	Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
	Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
	Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.