Buscar

Literatura Surda - prova4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Dentro da literatura surda, destaca-se também a poesia. O povo surdo se expressa por meio da poesia, pois possui todas as condições e são muito capacitados para fazer isto. Eles expressam o seu mundo por meios visuais e através de experiências que trazem de dentro de si. Disserte sobre a poesia da literatura surda.
	Resposta Esperada:
A literatura surda é estabelecida em diversos gêneros: fábulas, contos, piadas, história dos surdos, romance, lendas e poesias. O povo surdo tem perfeitas condições em ser poeta e possui talento. Pode-se dizer que a poesia em Língua de Sinais explora os recursos linguísticos da língua para efeitos estéticos. Os poemas geralmente podem estar mais próximos ou mais distantes do uso da Língua de Sinais no dia a dia, tornando as formas linguísticas mais criativa. A poesia em Língua de Sinais possui uma forte ligação com o poeta surdo, já que ela reflete sua identidade e espelha seus sentimentos. Ela é constituída de elementos da identidade surda, de conhecimentos e poder tanto do povo surdo como do povo ouvinte, dos movimentos de resistência surda, ideologias e discursos hegemônicos, que transparecem em vários poemas sinalizados. Os poemas geralmente podem estar mais próximos ou mais distantes do uso da Língua de Sinais no dia a dia, tornando as formas linguísticas mais criativas. A expressividade e a corporalidade são aspectos fundamentais em determinado tipo de poesia.
	2.
	A autora Quadros (2004, p. 54) destaca que, muitas vezes, o papel do intérprete em sala de aula acaba sendo confundido com o papel do professor. Os alunos dirigem questões diretamente ao intérprete, comentando e travando discussões com relação aos tópicos abordados com o intérprete e não com o professor. É muito importante compreender o papel do intérprete em sala de aula. Disserte sobre o papel do intérprete em sala de aula.
FONTE: QUADROS, R. M. O tradutor e intérprete de língua de sinais brasileira. 2. ed. Brasília, DF: MEC, 2004.
	Resposta Esperada:
A presença do intérprete em sala de aula está na lei. Sendo assim, é muito importante compreender o papel do intérprete em sala de aula para não confundir com o professor regente. O intérprete deve ter um perfil para intermediar as relações entre os professores e os alunos, e entre os colegas surdos e os colegas ouvintes. Muitas vezes, o professor pouco se direciona ao aluno surdo, e ele acaba se identificando com o intérprete, e este deve saber lidar com isto para desenvolver sua função. Não é função do intérprete ensinar os conteúdos, sua função é de intermediação com o aluno surdo, professor e demais alunos. Também não pesa sobre o intérprete toda a responsabilidade do desenvolvimento do aluno surdo, ele tem o seu papel neste processo, mas não toda a carga. No exercício da sua função, o intérprete deve interpretar fielmente e com o melhor da sua habilidade, sempre transmitindo o pensamento, a interação e o espírito daquele que está ensinando. Deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo.

Continue navegando