Buscar

DIREITO CIVIL IV 2

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Para o direito pátrio, a posse
		
	 
	é o exercício, de fato, dos poderes constitutivos da propriedade, de modo pleno ou não.
	
	desdobra-se em direta e indireta, somente a primeira dando direito à utilização dos interditos possessórios.
	
	é sinônimo de detenção, pois em ambas existe a apreensão física da coisa.
	
	só poderá gerar usucapião se não for viciada em sua origem.
	
	não se transfere aos herdeiros, pois é direito personalíssimo.
	Respondido em 18/11/2020 16:56:49
	
Compare com a sua resposta: Mário poderá adquirir a propriedade do veículo por meio de usucapião, ainda que conheça a origem ilícita do objeto e desde que preenchidos os requisitos dos arts. 1260 a 1264, CC (vide Apelação Cível 2002.020040-4, São Francisco do Sul).
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Paulo aliena a Cícero o imóvel que é proprietário, ficando acertado que Paulo continuará no imóvel, não mais como dono, mas como comodatário, de modo que o primitivo possuidor, que tinha posse plena e unificada, passará a ser possuidor direto, ao passo que o novo proprietário se investirá na posse indireta. Operou-se, no caso, o modo aquisitivo derivado da posse, que é:
		
	
	a traditio longa manu.
	
	empréstimo.
	
	a acessão.
	 
	o constituto-possessório.
	
	a traditio brevi manu.
	Respondido em 18/11/2020 16:57:04
	
Compare com a sua resposta: O exercício do direito de propriedade no Brasil se dá de forma relativa, uma vez que os poderes da propriedade (usar, gozar, dispor e reaver a coisa de quem a injustamente a possua ou detenha) podem ser flexibilizados por limitações de diversas naturezas (ex: tombamento). Há diversas características que norteiam o direito de propriedade dentre elas a elasticidade, a perpetuidade, etc.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O art. 13, § 2º, Decreto-lei 25/37 estabelece que os bens tombados pertencentes a particulares, quando deslocados, deverão ser inscritos no registro do lugar para onde tiverem sido deslocados, sob pena de o proprietário incorrer em sanção pecuniária. Nesse caso, é CORRETO afirmar que:
 
		
	 
	trata-se de limitação de interesse público ao direito de propriedade.
	
	o referido dispositivo foi revogado pelo Código Civil, pois impõe restrição limitativa ao exercício do direito de propriedade incompatível com o caráter absoluto de tal direito.
	
	O reivindicante, obrigado a indenizar as benfeitorias ao possuidor de má-fé, tem o direito de optar entre o seu valor atual e o seu custo; ao possuidor de boa-fé indenizará sempre pelo valor de custo.
	
	trata-se de limitação de interesse particular ao direito de propriedade.
	
	em regra, o direito de propriedade é passível de limitações, desde que proporcionais em sentido estrito. Nesse caso, não se afigura razoável a limitação imposta pelo Decreto, pelo que entende-se que o referido dispositivo foi revogado pela Constituição de 88, por incompatibilidade com a função social da propriedade.
	Respondido em 18/11/2020 17:00:45
	
Compare com a sua resposta:
 A) Gabarito: Sim. A constituição de garantia hipotecária em momento posterior ao início da contagem do prazo para a prescrição aquisitiva não obsta a usucapião, haja vista ser essa forma originária de aquisição da propriedade imóvel. Há, inclusive, precedente recente do STJ nesse sentido: REsp 716753/RS. O prazo da usucapião nesse caso, consoante o art. 2.028, CC, é o do Código Civil de 2002, qual seja, 15 anos, motivo pelo qual Soraia poderá usucapir em 2015. B) Gabarito: O Banco pode exigir nova garantia, sob pena de vencimento antecipado da obrigação.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Sobre as aquisições da propriedade por acessão, assinale a alternativa correta:
		
	 
	A Aluvião é o aumento sucessivo e imperceptível que o rio anexa às terras.
	
	O Álveo abandonado dá-se quando força violenta arranca porção de terra que se junta a outro terreno.
	
	Somente as proposições I e II estão incorretas.
	
	A Avulsão é a superfície que as águas cobrem sem transbordar para o solo natural e ordinariamente enxuto.
	
	A Aluvião é um modo derivado de aquisição da propriedade.
	Respondido em 18/11/2020 17:12:49
	
Compare com a sua resposta: R: Sim. Segundo o art. 1297, CC. As despesas com cercas e muro deve ser suportada pelos confrontantes de modo proporcional.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(ADAPTADA) Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE Prova: IBFC - 2019 - Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE - Procurador Municipal
Sobre as disposições do Código Civil acerca da propriedade, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A propriedade do solo abrange a do espaço aéreo, subsolo, jazidas, minas, potenciais de energia hidráulica, os monumentos arqueológicos e outros bens referidos por leis especiais.
( ) O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.
( ) A propriedade presume-se plena e exclusiva, até prova em contrário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
		
	
	F, F, V
	
	F, F, F
	 
	F, V, V
	
	V, V, F
	
	V, V, V

Continue navegando