Buscar

POSTAGEM_1_PPAP_EF

Prévia do material em texto

Título do Projeto: Do lúdico ao aprendizado
Aluno: Cenilton Fernandes de Sousa
RA: 1944569
Polo: Araçuaí – MG – 2020
Fonte: https://sites.google.com/site/didaticajogosebrincadeiras/
Tema/Situação-problema/Justificativa: 
Tema: A importância de se trabalhar de forma lúdica no ambiente escolar.
Situação – Problema: Por que trabalhar a criatividade, a imaginação e a comunicação através das atividades de forma lúdica? Qual a contribuição do lúdico e da dramatização no processo de formação e do aprendizado das crianças?
Justificativa: A infância de uma criança é um caminho que leva a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É nessa fase da vida que surge um grande interesse por histórias, brinquedos e brincadeiras, e é nesse momento que podemos descobrir boas maneiras para ensinar, deixando a criança ser criança.
Público-alvo/ Objetivos  
Público- Alvo: Segundo ano (crianças de 07 a 08 anos de idade)
Objetivo Geral: Contribuir no processo de aprendizagem das crianças através de atividades lúdicas, proporcionando a elas, atividades alusivas, fazendo das aulas uma forma divertida de aprender.
Objetivos específicos: Dramatizar histórias por meio de expressões orais e dança; realizar momentos alegres de contação de história para divertir e aguçar o imaginário das crianças; propiciar a arte e a ludicidade no momento de interação e diversão; desenvolver a identificação dos personagens e músicas apresentadas; oferecer espaços e momentos para o desenvolvimento das crianças; estimular a vivência e os valores no cotidiano; estimular a criatividade e o trabalho em equipe; refletir sobre o aprendizado adquirido.
PERCURSO METODOLÓGICO:
Percurso metodológico: No decorrer de todo processo, estaremos sempre enfatizando a importância das atividades lúdicas, visando conscientizar ainda mais sobre a sua relevância dentro da escola. O projeto será desenvolvido com a realização de algumas atividades, com o enfoque de levar todo o corpo docente a refletir sobre o tema “A importância de se trabalhar de forma lúdica no ambiente escolar.”
Após as atividades os alunos podem compartilhar com os colegas o que eles mais gostaram e podem ser propostas novas atividades por eles e com eles.
Fonte: http://www.soninha.com.br/camara/2018/06/13/nucleo-humanas-garantia-direitos/
 Recursos/Cronograma
Recursos: Brinquedos e brincadeiras propícias para o momento; Brinquedos pedagógicos que estimulem o raciocínio; Fantoches para contação de história; Músicas para interação e diversão; Coreografias de musicas infantis; Encenação de peças teatrais; exposição e confecção de brinquedos e jogos pedagógicos; Exposição de livros e contação de história; Roupas e objetos que possam ser usados como fantasias; Será necessário alguns recursos tecnológicos: TV,DVD, aparelho de som, câmeras digitais e filmadoras. Ambiente rico em estímulos para o momento específico.
Cronograma: O projeto será realizado ao longo do bimestre. Nas primeiras semanas, serão arrecadados alguns brinquedos pedagógicos e será criado um espaço para exposição dos brinquedos e jogos. Terá também uma busca por brinquedos feitos de forma artesanal para o espaço de exposição, onde poderá ser mostrado às crianças que podem ter outros tipos de brinquedos além daqueles que são comprados em uma loja. Durante todo o momento as crianças serão levadas para o ambiente para participarem das atividades (dirigidas ou não).
Produto final/Avaliação
Produto final: Construção de um portifólio com registros (fotos, escritos, relatos, desenhos) de todas as atividades e das experiências dos momentos de ludicidade com as crianças.
Avaliação: A avaliação será semanal por meio de conversa em pares (professores) para verificar a possibilidade de enriquecimento do momento de ludicidade. Será diagnóstica e processual, para que o professor possa rearticular sua prática de acordo com as necessidades da turma. Serão observados os seguintes aspectos: participação, interesse, desempenho, engajamento e colaboração. Será observado também o desenvolvimento e se a aprendizagem do aluno foi favorável e significativa.
Referências
MEYER, Ivanise Corrêa Rezende. Brincar e Viver: Projetos em Educação Infantil. 4ª. Ed. Rio de Janeiro: WAK, 2008. 148p.; 21cm.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. 2. ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1975ª.
PIAGET, Jean; INHELDER, Bärdel. A Psicologia da criança. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
VYGOTSKY, Lev. S. A Formação Social da Mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda, 1991.
WAJSKOP, Gisela. O Brincar na Educação Infantil. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 92, p. 62-69, fev. 1995.

Continue navegando