Buscar

Resumo e questões filme Amistad


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filme Amistad
Resumo:
O ano era 1839, e o filme baseado na história real de negros africanos traficados pelo navio espanhol La Amistad. 
Próximo à costa cubana, Cinqué consegue se libertar das correntes e com a ajuda de outros africanos, ocupam todo o navio e matam a tripulação, deixando apenas dois espanhóis vivos, para que estes os levassem de volta para África. Os espanhóis temendo por suas vidas quando chegassem em terras africanas, mudaram a rota e direcionaram La Amistad para os Estados Unidos da América, onde novamente os negros foram aprisionados e tornaram-se também réus em um dos julgamentos mais comoventes sobre a questão da escravidão. 
Sem conseguirem se comunicar com os africanos, os americanos iniciariam o julgamento embasando-se na morte da tripulação do navio. Porém, a prisão dos negros tornou-se um problema de grandes proporções, envolvendo o tratado dos oceanos entre Estados Unidos e Espanha (1795), onde a coroa espanhola alegava direito de propriedade sobre os escravos, a marinha americana querendo compensar ‘prejuízos’ de combate para justificar a posse do navio e todo seu carregamento, e os dois espanhóis sobreviventes, tentando tirar vantagem da situação, também entraram na luta pela ‘mercadoria’ do navio. Todos alegavam direitos sobre os escravos, além dos muitos movimentos abolicionistas e de direitos humanos que já haviam se formado no país, e que clamavam pela liberdade dos prisioneiros e a reintegração às suas terras de origem. Mas como é possível defender pessoas com as quais não existe um canal de comunicação? 
Assim o fez o advogado Roger Baldwin, que apresentou o inventário da carga do navio que provava a origem dos prisioneiros como sendo de Serra Leoa, e adquiridos através do tráfico de escravos. Foi um passo importante mas não garantia liberdade aos prisioneiros, pois uma questão política insurgia e o receio de uma Guerra Civil estimulada pelo desenrolar do julgamento, fez com que o Poder Executivo designasse um novo juiz para dificultar a ação da defesa. 
O advogado Baldwin precisava provar mais do que apenas a origem dos réus, mas também contar um pouco da história de vida de cada um, e por obra de uma sorte muito grande encontra um africano letrado em inglês disposto a ajudar. À partir desse momento os relatos de Cinqué mostram todo o caminho percorrido, a crueldade com que foram sequestrados e subjugados, o porão do Amistad e todas as intempéries até chegarem em terras americanas. 
Diante da apresentação dos relatos de Cinqué o novo juíz decidiu em prol dos africanos, e assegurou o direito de retorno ao país de origem em um navio custeado pelo governo americano, algo inédito que teve repercussão internacional. Porém com a ameaça de Guerra Civil, a luta ainda não estava ganha, tendo ainda que passar pela Suprema Corte Americana que era constituída em sua maioria por sulistas proprietários de terras e de escravos. Baldwin então faz um apelo e passa a contar com a ajuda do ex-presidente americano John Quincy Adams. 
Baseando seu discurso na Declaração da Independência dos Estados Unidos da América que assegurava igualdade e liberdade entre todos os homens, Adams com êxito, garantiu a liberdade dos réus, reconhecendo que eles haviam se rebelado contra aqueles que os privaram de uma condição natural de liberdade. 
Dessa forma os negros finalmente conseguiram voltar para a África, porém nem todos, pois alguns foram torturados no Amistad, como ameaça a quem estivesse disposto a se rebelar. Cinqué por sua vez, mesmo retornando à sua pátria, jamais reencontrou sua família, talvez tenham sido levados em outro momento, talvez após seu sequestro tenham se mudado para longe, talvez nem estivessem mais vivos... 
· O aprisionamento foi feito pelos próprios africanos. Foram levados a um porto para onde os cativos eram trocados por diversos produtos, com traficantes europeus
· Os negros eram jogados ao mar, ou por excesso de lotação, livrar-se dos doentes, falta de comida à bordo ou para evitar o flagrante dos navios ingleses que proibiam o tráfico nos mares do Atlântico.
· O “valongo”, era o local onde os negros eram leiloados e vendidos como escravos.
Questões:
"O filme Amistad mostra a história do navio espanhol La Amistad, destacando a saga de Cinque e seu povo para provar que não eram escravos foragidos, mas homens e mulheres livres e capturados, o filme evidencia aspectos da relação África e Europa."
Sobre a História africana e suas relações com Europa, marque a alternativa errada.
A- Como aspecto de entendimento dessa relação, é dispensável o processo a desconstrução e eliminação de alguns elementos básicos das ideologias sobre o povo africanos, tais como: "o que destrói a África é que eles brigam muito entre si".
B- No século XIX, as nações europeias, como Inglaterra, França, Bélgica, Holanda e Alemanha, começaram a explorar de maneira efetiva o continente africano e o asiático. A Revolução Industrial motivou esses países a explorar matérias-primas, especialmente minérios, dentre os quais podemos destacar o ferro, cobre, chumbo, além de produtos de origem agrícola, como algodão e borracha; todos fundamentais para a produção industrial.
C- A divisão do continente africano foi consolidada através de um acordo realizado em 1885. Esse evento contou com a participação da Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha. Esse acordo foi executado na Conferência de Berlim.
D- Do ponto de vista cultural, a ação do colonialismo europeu mostrou-se, igualmente à econômica, desestruturadora das formações originais africanas. O colonialismo cultural subordinava as diversas e variadas culturas africanas às dos europeus, considerando-se sempre estas como formas mais avançadas e superiores.
E- Mais de 90% do continente africano ficou subjugado pelo menos por mais de meio século. A África foi partilhada e recortada em várias possessões pelas nações europeias, cada qual buscando aquinhoar o máximo possível de territórios.
1) Por que os negros estavam sendo julgados? O que estava em questão no julgamento? Porque eles se rebelaram, e mataram uma embarcação espanhola. O que estava em jogo no julgameno éra a sua liberdade, pois se fossem julgados cubanos iriam ser mortos, se fossem julgados Africanos seriam livres.
2) Quem controlava o tráfico negreiro? Quem condenava essa atividade? Quem controlava o tráfico negreiro naquela epoca éra Portugal, e quem condenava éra a Inglaterra.
3) Por que o resiltado do primeiro julgamento ameaçou o início de uma possível guerra civil nos Eua? Porque o sul apoiava a escravidão, e o norte iria libertar os escravos, assim muitos escravos do sul poderiam se rebelar, ainda contando com o povo que apoiava a escravidão.
4) Escolha um momento do filme para descrever o choque de cultura entre africanos e brancos europeus? O momento em que o negro pegou a bíblia e tentou explicar ao outro a história de Jesus Cristo.
5) Se o tráfico negreiro era atividade portuguesa, por que a Espanha aparece envolvida na questão? Por que os portuguêses apenas capturavam os negros e leiloavam, e a espanha prescisava de trabalhadores para as plantações de algodão, e pagar salário seria muito prejuízo, assim apelaram para os escravos.
6) Qual é a sua impressão sobre as cenas de violência retratada no filme? O que mais lhe chamou atenção sobre ess aspecto? Por quê? Para mim não foram tão violentas, mas uma cena que me impressionou muito foi a parte em que eles se libertaram e mataram a embarcação espanhola, pois ali retratou bem o desespero dos escravos por liberdade.
7) A destruição da fortaleza de escravos na África pelos ingleses representou uma página virada para os negros vítimas de escravidão? Justifique. Sim representou, por que seria uma mão na roda contra a escravidão, já que ali éra um dos maiores pontos de tráfico negreiro da região.

Continue navegando