Buscar

Atuação do Psicólogo em Recursos Humanos e no Ambiente Organizacional

Prévia do material em texto

Marcello Eduardo de Souza Stefanini
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Psicologia Organizacional
	Mediante a tantos estudos na área de psicologia, o profissional da área organizacional tem uma ampla finalidade e objetividade dentro de uma empresa, uma delas é atual dentro da área de recursos humanos, junto a outros profissionais, o psicólogo consegue desenvolver desde estudos até ações dentro da organização, promovendo uma melhora de qualidade de vida, ambiente organizacional e de lucros para a empresa.
	Uma das vastas áreas de atuação do psicólogo é a de Recursos Humanos, no qual, com sua bagagem de conhecimentos sobre perfis psicológicos, consegue atuar com maestria em recrutamento e seleção, analisando os perfis mais adequados e de interesse da empresa para os devidos cargos atribuídos, além disso, também aplicar treinamentos para esses mesmos selecionados com o objetivo de desenvolver e capacitar os mesmos para suas atribuições.
	Outro papel importante que o profissional desempenha, é oferecer aos colaboradores um plano de carreira, desenvolvimento e, com seus conhecimentos analíticos, planejar cargos e salários para que os colaboradores tenham uma melhor condição motivacional a suas atribuições. O treinamento e desenvolvimento interno faz parte das atribuições do psicólogo para gerar uma melhor qualidade de vida e um maior desenvolvimento empresarial.
	O profissional também desenvolve a qualidade de vida dentro e fora da empresa, aplicando pesquisas de clima e de satisfação para ter uma ampla visão da dinâmica organizacional e suas dificuldades, para assim elaborar ações em conjuntos com outras áreas profissionais e desenvolver maior conforto de trabalho interno, quanto ao externo, utiliza-se dos benefícios oferecidos pela empresa e ações de auto cuidado promoção de saúde. 
	Com o objetivo de reduzir danos, o psicólogo também atua com a segurança do trabalho, pela promoção de ações preventivas, documentações de acidentes e gerenciamento de equipamentos. Cabe o profissional lidar com a conscientização dos trabalhadores também.
	Quando o profissional está insatisfeito com o trabalho, ele passa por um grande sofrimento. A jornada diária fica desgastante e exaustiva e ele não consegue render bem. O trabalhador fica mais propício a adoecer e fica com um baixo nível de qualidade de vida.
Vivemos em uma sociedade na qual o trabalho é um ponto central em nossas vidas. Mais do que sobrevivência, ele é um elemento de construção de sentido para a existência.
A orientação profissional é uma importante área de estudo da psicologia, usada para propiciar condições de que o indivíduo trabalhe com o que lhe proporcione realização pessoal e crescimento em seu projeto de vida.
A psicologia organizacional desenvolve esse processo junto aos profissionais para auxiliá-los a lidar com situações como o redirecionamento na carreira, a promoção para cargos de gerência, aposentadoria, desligamento ou para melhorar a experiência de permanecer em uma determinada função.

Continue navegando